SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número65O jogo pedagógico e as interações multimodais no ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Rev. Educ. Questão vol.60 no.65 Natal jul./set 2022  Epub 24-Fev-2023

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id30592 

Editorial

Editorial


Neste ano de 2022, que muito reflete os 200 anos da Independência do Brasil está em curso a propagação do Portal Bicentenário, cujo responsável Institucional é a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). As exposições O Movimento da Independência” (Salão Negro do Congresso Nacional) e Poder, Parlamento e Governo no Brasil (Salão Verde da Câmara dos Deputados); os lançamentos de livros como O sequestro da Independência. Uma história da construção do mito do Sete de Setembro (autoria de Carlos Lima Junior, Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpl). O Dossiê 200 anos de educação do Brasil, publicado pela Revista Educação em Foco do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Neste Dossiê, o artigo de título: Brasil, 1822/2022: 200 anos de escolarização, do prof. Luciano Mendes de Faria Filho (Universidade Federal de Minas Gerais) traz essa reflexão: “No decorrer dos últimos 200 anos, construímos o Brasil que temos hoje, inclusive com o percurso da escolarização. Tornamos este um país escolarizado: passamos de alguns poucos milhares de alunos do momento da Independência para várias dezenas de milhões no início do século XXI.” Ademais, há a publicação da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, que foi lida em 11 de agosto de 2022 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em instituições públicas e particulares que assim concluiu: “Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado Democrático de Direito Sempre!!!” e a divulgação da Carta de Brasília (28 de julho de 2022) pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência da qual destacamos: “A SBPC reafirma sua convicção de que a educação é um pilar fundamental para o êxito de políticas públicas orientadas ao combate à enorme desigualdade social em nosso país. A ciência é, cada vez mais, o motor do desenvolvimento econômico soberano e um instrumento fundamental para proporcionar melhores condições de vida e trabalho à população brasileira. Sem ciência, nossa sociedade está condenada ao subdesenvolvimento, à submissão e ao atraso social.” O Conselho Editorial da Revista Educação em Questão por empréstimo de Norberto Bobbio (livro Qual democracia?) reforça a defesa intransigente na democracia como ideal de igualdade para todos e dever de justiça social.

Conselho Editorial da Revista Educação em Questão

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.