SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue67Dialogues on sexual and gender diversity in the context of the Education Northeast Network of Graduate Education (RENOEN) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Rev. Educ. Questão vol.61 no.67 Natal Jan./Mar 2023  Epub Dec 05, 2023

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67id31850 

Editorial

Editorial: Revista Educação em Questão vol.61 no. 69


O Relatório Final do gabinete de transição governamental de dezembro de 2022 da área da Educação indicava, dentre outros diagnósticos, os que se seguem. 1) De 2019 a 2022, o Ministério da Educação e suas autarquias sofreram retrocessos institucionais, orçamentárias e normativos, observando-se: falta de planejamento; descontinuidade de políticas relevantes; ausência de articulação com os sistemas de ensino estadual e municipal e com a rede federal de ensino; incapacidade de execução orçamentária; e omissão perante os desafios educacionais. Além disso, houve indícios graves de corrupção, que precisam ser investigados. 2) Nos últimos anos, as políticas e os programas educacionais foram afetadas por sucessivos e sistemáticos cortes der recursos. O valor previsto para a educação básica, no orçamento de 2023, descontadas as transferências obrigatórias aos entes subnacionais, é inferior, em R$ 18,5 bilhões, à média do valor comprometido no período 2015-2021 e, em R$ 9,2 bilhões ao ano de 2021, que já havia sido pior ano de toda a série. 3) É indispensável recuperar-se a capacidade operacional em áreas críticas para a execução das políticas - como as de licitação, empenho, contratos, pagamento e tecnologia da informação – e seja no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Ministério da Educação (MEC) ou em outras autarquias, sob o risco de comprometer ações de grande relevância, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, a dificuldade de recursos para o pagamento de bolsas, como evidencia o caso da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Conselho Editorial da Revista Educação em Questão, recorrendo ao pensador Antonio Chizzotti (As finalidades dos sistemas de educação brasileiros – Revista Educação em Questão, v. 58, n. 55, jan./ mar. 2020), ressalta a ideia de que a democracia, nas políticas e nos programas educativos, deve estar no centro de um projeto universalista de igualdade de direitos civis e sociais, dos quais a educação escolar para todos é parte fundamental.

Marta Maria de Araújo
Editora Responsável pela Revista Educação em Questão

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.