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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Rev. Educ. Questão vol.61 no.68 Natal abr./june 2023  Epub 05-Dic-2023

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32943 

Editorial

Editorial

Editorial

Marta Maria de Araújo1 

1Editora Responsável pela Revista Educação em Questão


TRINTA E SETE ANOS completa a Revista Educação em Questão, criada em Reunião Plenária dos professores do Departamento de Educação em 18 de abril de 1986. Sua primeira edição veio a público no dia 28 de agosto de 1987, em sessão solene presidida pelo editor responsável, o prof. José de Castro. No horizonte de uma política editorial de publicação aberta para a comunidade de professores pesquisadores brasileiros e estrangeiros, foi instituído o Comitê Científico Nacional, formado por Carlos Roberto Jamil Cury, Gilberto Luis Alves e Marieta Cruz Dias Teixeira (respectivamente, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal de Goiás) e o Comitê Científico Internacional, composto por Louis Marmoz (Université de Caen-França). No propósito da cooperação para a internacionalização da Revista, os pensadores – italiano e francês – Mario Alighiero Manacorda e Georges Snyders concederam entrevistas para as professoras Jandira Araújo Teixeira e Maria Salonilde Ferreira, do Conselho Editorial, que foram publicadas nas edições de jul./1988-jun./1989 e jul./dez./1989. Na edição de jul./dez./1993, há o registro do Boletín de Historia de La Educación Latinoamericana (out./1993 – editado pela Faculdad de Filosofia e Letras da Universidad Pontificia de Commilas, de Madrid – Espanha) de a Revista Educação em Questão integrar a Rede de Revistas de Educação, que publica estudos de História da Educação Latinoamericana. Em razão do sistema classificação dos periódicos de educação pelo sistema Qualis, a partir de 2001 sucederam, portanto, contínuos aperfeiçoamentos em suas políticas editoriais. No primeiro semestre de 2006, a Revista Educação em Questão (pertencente ao atual Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e de classificação no Qualis/Capes-B1) tornou-se um periódico de Educação nas versões impressa e online, de periodicidade semestral, de acesso aberto e de fluxo contínuo de publicação. No ano de 2014 (classificada no Qualis/Capes-A2), foi aprovada a Revista fazer parte do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, passando, então, todos os artigos, a terem o registro do DOI (Digital Object Identifier) e do Id-Orcid (Open Researcher and Contributor). No ano de 2017, a periodicidade foi trimestral e, no ano 2019, quadrimestral. Além disso, a sua inclusão na Rede Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), para a preservação de seus conteúdos digitais. Desde então, a Revista Educação em Questão, mediante aprovação integra as Bases de Dados Directory of Open Access Journals (DOAJ), Google Acadêmico, Redalyc.org. Clase, Publons; Erihplus, Science Gate, além de Portal Educ@ – da Fundação Carlos Chagas -, Portais de Periódicos da Capes e de Periódicos Eletrônicos da UFRN. Essas Bases de Dados e Portais concorrem para muitos dos acessos dos artigos publicados por pesquisadores e pesquisadoras em países como Angola, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, El Salvador, Equador, Canadá, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Itália, Irlanda, França, Japão, Moçambique, México, Panamá, Portugal, Peru, Venezuela, além do Brasil.

Entre 1987 e 2016 – ano da primeira e da última edições impressas -, foram publicadas 53 edições, com 467 artigos e 52 resenhas. Entre 2017 e 2022 – período de publicação de todas as edições online –, foram publicadas 26 edições, com 335 artigos e 46 resenhas. Portanto, no tempo de 35 (1987 a 2022), foram publicadas 79 edições, com 802 artigos e 98 resenhas. No ano de 2022, a Revista Educação em Questão foi classificada no Qualis/Capes-A1. Desejamos à Revista Educação em Questão, por sua excelência acadêmica (Qualis A1) e internacionalidade, o pleno reconhecimento de sua notoriedade pela divulgação do conhecimento em Educação.

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