SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01O grotesco como estratégia de afirmação da produção pictórica femininaJuizados Especiais Criminais e seu déficit teórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Rev. Estud. Fem. vol.11 no.01 Florianópolis ene./jun. 2003

 

Corpos em tensão: feminino, masculino e barroco no espetáculo Bach.

Bodies and tension: feminine, masculine and baroque in Bach.

 

Tereza Virginia de Almeida
Universidade Federal de Santa Catarina

 

RESUMO
Em 1996, a Companhia de Dança Corpo de Belo Horizonte apresentou o espetáculo Bach. A música, a coreografia e os elementos visuais como cenário e figurino se combinam de forma a revisitar a estética barroca. Neste contexto, os corpos dos bailarinos exercem função central ao inscrever estados de tensão comuns ao barroco, principalmente na forma como performatizam a relação entre os gêneros.

Palavras-chave: Dança; Gênero; Barroco; Neobarroco.
 

ABSTRACT
In 1996, the dance company Corpo from Belo Horizonte presented the spectacle Bach. The music, the coreography and the visual elements as scenery and costumes are combined in a rereading of the baroque aesthetics. In this context, the dancers bodies play a major role in the inscription of tension, common in the baroque, especially through the way they perform gender relations.

Key words: Dance; Gender; Barroque; Neobarroque.