SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Conhecimento profissional docente e formação de professoresBourdieu, quase 20 anos depois índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Rev. Bras. Educ. vol.27  Rio de Janeiro  2022  Epub 19-Fev-2022

https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270017 

Resenhas

Comunidade, escola e juventude: navegando pela história oral de vida de jovens de uma comunidade ribeirinha no Amazonas

ISecretaria de Educação do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil.

VICTÓRIA, C. G.. Comunidade, escola e juventude: navegando pela história oral de vida de jovens de uma comunidade ribeirinha no Amazonas. Curitiba: CRV, 2017.


A vida às margens dos rios amazônicos é cheia de sabores e dessabores, encontros e desencontros, alentos e desalentos; ora calma e pacífica, ora agitada e conflituosa, tal qual o rio (pesquisa), representado pelo professor Cláudio Gomes da Victória em sua marcante obra Comunidade, escola e juventude: navegando pela história oral de vida de jovens de uma comunidade ribeirinha no Amazonas. Essa obra é fruto de suas pesquisas, realizadas no período entre 2011 e 2015, para a produção de sua tese de doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, que lhe possibilitou mergulhar nas nuances da vida da juventude ribeirinha. Dividido em quatro seções, sendo uma apresentação e três capítulos, o livro contém 134 páginas, tem diagramação simples e é de fácil leitura, permeado de fotos e poemas.

Na apresentação intitulada “A nascente”, o autor navega em suas lembranças pelas águas amazônicas durante sua infância e explica o porquê de escolher o tema da juventude de comunidades ribeirinhas como foco de sua pesquisa. Perpassa pela sua história de vida e sua relação com a região amazônica, que o tornou culturalmente amazonense - “[...] gestado na essência do cotidiano” (p. 20) -, até sua formação como educador, que o fez vivenciar relações pautadas no respeito e no diálogo. A condição de o pesquisador ser participante do ambiente que ele estuda, levando em conta sua própria história de vida, é fator preponderante nas pesquisas em ambientes ribeirinhos.

Ainda na apresentação, o autor descreve o lócus da pesquisa, que é a Comunidade Boas Novas, na região do Janauacá, município de Careiro, Amazonas, especificamente a Escola Municipal Arthur Menezes de Oliveira: “[...] barco que conduz as histórias pelas quais navegaremos nesse processo de vivência” (p. 27). A escola enquanto ambiente de encontro para o desenvolvimento da pesquisa é amplamente explicada pelo autor quando afirma:

Ser ali o porto seguro no qual poderiam encostar suas canoas e se permitirem dizer algo de si mesmos. A escola, enquanto espaço de vivências e convivências, apresenta-se como o elemento central na dinâmica cotidiana da vida das crianças e jovens [...]. (p. 27)

Sua escrita poética é marcada por referências às músicas e poesias amazônicas, diferenciando-o, indo além de uma estrutura de trabalho acadêmica, sem vida e sem cor, para uma obra que encanta pela simplicidade e pela beleza literária. Como trabalho técnico, o livro vê-se amarrado ao método científico da etnografia, mas na obra concluída se apresenta a maestria de um “pesquisador viajante” e participante do “trabalho com o cotidiano”. Não se trata de uma relação de entrevistador e informantes, mas estes são tomados como “parceiros” (p. 35) e colaboradores da pesquisa, explorando “experiências vividas” na comunidade em suas múltiplas facetas: religiosa, mística, social e cultural. O autor finaliza a apresentação com as três fases de produção da pesquisa e as narrativas coletadas de seis jovens ribeirinhos, de acordo com a metodologia trabalhada pelo Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP), especificamente a história oral de vida, que é a transcrição literal, a textualização e a transcriação1. Explica-se que: “o trabalho é uma transcriação das narrativas dos colaboradores, na medida em que foi a partir das narrativas deles que mergulhei no interior do que as suas falas revelam enquanto conhecimento produzido” (p. 40). Mesmo que haja certa desconfiança, temor e medo em alguns teóricos quanto à transcriação - pois colocar no texto o que não foi verbalizado diretamente pode incorrer em ideias equivocadas -, o autor seguiu firme “colocando elementos que me [lhe] saltaram da memória através das falas dos jovens” (p. 39).

No capítulo 1, denominado “Transcriações: a história na vida, a vida na história”, são relatadas com detalhes as narrativas dos seis jovens colaboradores da pesquisa, que são apresentadas por trechos identificados com o nome do colaborador, uma imagem do contexto da comunidade e uma frase que define a fala dele. Janderson Andrade, Daniel Mosambite, Railson Canavarro, Elionézia da Silva, Lidiane e Kaká [que pediu para que sua identidade não fosse revelada e escolheu esse nome para identificá-la na pesquisa (p. 118)] são os jovens partícipes da pesquisa. O autor transcria as falas dos jovens ribeirinhos, em alguns momentos emocionado, quando salta das letras uma paixão e uma realidade que o identificam com sua própria história de vida. Os depoimentos dos jovens conversam com a poesia e as imagens de um lugar que, à semelhança do rio, ora é calmo e caudaloso, ora é turbulento e delgado.

No capítulo 2, “Afluentes: diálogos no fluxo da vida”, o autor analisa minuciosamente as categorias que representam o viver na Amazônia. Primeiramente, a Comunidade Ribeirinha e todos os elementos que a compõem e a identificam, tais como o mutirão, o ajuri, a dinâmica da descida e subida do rio, a pesca, a casa de farinha e a construção e a locomoção de barcos de pequeno porte, que devem ser entendidos como elementos que constroem a identidade ribeirinha. Esta, para o autor, tem um “significado de vivência e de construção social peculiar, dinamizada pela interação com a natureza e por tudo que dela se expressa” (p. 81). Em seguida, fala-se do “Afluente Escola”, ao se mostrar a realidade desses jovens ribeirinhos. O autor apresenta alguns elementos de identidade que são evidenciados, tais como: fé religiosa, formação acadêmica, trabalho, lazer, sonhos de êxodo, laços familiares e a vida na comunidade. É possível destacar que a forma de pensar desses jovens revela que o conceito de juventude é diferente no contexto amazônico ribeirinho, principalmente em sua relação com a escola. Para eles, “[...] a escola é o barco que poderá conduzi-los a uma melhoria de vida” (p. 96), no entanto é desarticulada da realidade local e não corresponde à sua visão de mundo; “processos culturais vividos no cotidiano dos alunos deveriam estar presentes no currículo daquela escola, tais como: relações de trabalho, pautadas na agricultura, na pesca, na caça, enfim, tudo o que cerca o fazer cultural do lugar” (p. 97). Essa postura, culturalmente engendrada no imaginário popular, supervaloriza o que é externo, essencialmente o que é urbano, colocando a escola apenas como um “[...] algo a mais no dia a dia, aquilo que entra em nossa vida, às vezes, um pouco sem sentido, com a única função de nos possibilitar decodificar símbolos” (p. 98) e passando a ideia de que a vida escolar é quesito obrigatório para a interação com a leitura e escrita, somente. Desse modo, outros espaços assumem o lugar com significado para os jovens - “ao dizer que na igreja se aprende mais do que na escola, está implicada nessa afirmação a dimensão das relações que se dão no interior dessas instituições” (p. 100). E o último afluente explorado pelo autor é a juventude, tomando como ponto de partida a questão do que é ser jovem em uma comunidade ribeirinha. O conceito de juventude “se define pela sua inserção nos diferentes espaços sociais e culturais nos quais ele se apresenta” (p. 104) e “[...] ser jovem se materializa na dinamicidade das relações que construo no meio social no qual protagonizo a vida” (p. 106). Em sua análise, o autor coloca as experiências como elemento constitutivo da “produção histórica” do indivíduo jovem, experiências que são construídas nas relações sociais e culturais no cotidiano, sendo este o espaço-tempo no qual o jovem experimenta os sentidos da vida em comunidade, ressaltando suas “peculiaridades e dinamicidade cultural” (p. 106).

A obra é concluída com o terceiro capítulo, “O rio encontra o mar”, que expressa a realização de uma das principais fases do trabalho em História Oral, que é a fase da devolutiva das narrativas; é o reencontro após algum tempo como os mesmos jovens da pesquisa, agora vivendo outras realidades, o que mostra a dinâmica da vida e das experiências da juventude ribeirinha.

O reencontro com a história de vida desses jovens que protagonizam, nas mais variadas formas, a experiência da juventude, marca um outro tempo, que se distancia do que foi narrado, mas que se aproxima dos desejos, dos sonhos e das lutas de seis vidas tocadas pelo desejo de encontrar um porto seguro. (p. 117)

É nesse capítulo que é apresentada a vida atual dos entrevistados, como suas experiências os foram levando para navegar em outros rios; mas a escola, a comunidade e suas vidas são pontos de ancoragem nos quais a reminiscência é fator de tranquilidade nas “águas turbulentas da vida”. A obra pode ser entendida como um quadro bem pintado da vivência e da realidade dos jovens ribeirinhos, criado de maneira clara e objetiva pelos que, navegando nos rios e comunidades ribeirinhas, aprenderam a respeitar o ritmo da existência de um amazônida.

REFERÊNCIAS

BONI, M. Transcriação e colaboração: mais que conceitos, uma forma de compartilhar conhecimentos. NEHO - Núcleo de Estudos em História Oral da USP, São Paulo, 30 ago. 2013. Disponível em: Disponível em: https://nehousp.wordpress.com/2013/08/ . Acesso em: 20 jan. 2020. [ Links ]

VICTÓRIA, C. G. Comunidade, escola e juventude: navegando pela história oral de vida de jovens de uma comunidade ribeirinha no Amazonas. Curitiba: CRV, 2017. [ Links ]

1 Essa definição, apropriada da literatura no campo da história oral, confere ao autor do projeto a possibilidade de construção de uma narrativa atenta mais aos sentidos do que é dito durante a entrevista do que à reprodução de palavras de forma literal. Daí a importância do comprometimento por parte do pesquisador tanto com o entrevistado quanto com sua história. História esta que se torna de conhecimento do pesquisador para além do momento da entrevista. O envolvimento que se estabelece pode fugir à cientificidade exigida por alguns, entretanto denota o caráter humano que envolve o trato com pessoas que, mais que objetos de pesquisa, são protagonistas de suas trajetórias, as quais colorem nossas pesquisas e sem as quais não teríamos condições mínimas de levar a cabo projetos de história oral (Boni, 2013apudVictória, 2017, p. 38).

Financiamento: Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Recebido: 28 de Setembro de 2020; Aceito: 14 de Junho de 2021

David Goes Ferreira é mestrando em educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC/AM). E-mail: david.imobiliario@hotmail.com

Conflitos de interesse: O autor declara que não possui nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesses em relação ao manuscrito.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons