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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Ciência educ. vol.20 no.04 Bauru oct./dic. 2014

https://doi.org/10.1590/1516-73132014000400015 

Artigos

Avaliação de objetos de aprendizagem sobre o sistema digestório com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia

Evaluation of learning objects on the digestive system based on the principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML)

Rosiney Rocha Almeida I  

Andréa Carla Leite Chaves II  

Francisco Ângelo Coutinho III   4 

Carlos Fernando de Araújo Júnior I  

1Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil

2Pontifícia Universidade Católica Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

3Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

4Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Belo Horizonte, MG, Brasil


RESUMO

Esta pesquisa se propõe a avaliar objetos de aprendizagem (OAs) digitais relacionados à temática "sistema digestório" a partir de alguns princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM). Para a análise, selecionaram-se OAs de fácil acesso, livres de custos ao usuário final, apresentados em língua portuguesa e adequados a alunos do Ensino Médio. Observou-se que a maioria dos modelos instrucionais não levou em consideração os princípios dessa teoria na sua construção e produção. Os resultados obtidos neste estudo indicam que, em relação ao conteúdo "sistema digestório", existe a necessidade de que o planejamento e a construção de OAs sejam orientados por princípios que visem tornar o uso dos recursos multimídia mais eficientes, do ponto de vista cognitivo.

Palavras-Chave: Avaliação; Objeto de Aprendizagem; Digestão; Ensino de Biologia; Multimídia; TCAM.

ABSTRACT

This research aims to assess Learning Objects (OA) digitally related to the theme "digestive system" based on some principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML) Mayer (2005). OA was selected for its easy access, zero cost for the end user, presentation in Portuguese language and appropriateness for middle level students. It was observed that most of these instructional models did not give much emphasis to the principles of this theory in their construction and production. The results of this study indicate that, in relation to the "digestive system" content, there is a need for the planning and construction of OA to be guided by principles and criteria aiming to make the use of multimedia resources more efficient, and able to make the necessary adjustments and corrections so they can meet the principles of CTML satisfactorily.

Key words: Evaluation; Learning Objects; Digestion; Biology Teaching; Multimedia; CTML

Introdução

Tavares (2007) assevera que ambientes multimídia podem propiciar situações que facilitam a construção de significados, na medida em que oferecem, ao aprendiz, ferramentas poderosas, as quais ele pode utilizar numa atividade individual e colaborativa. Para o autor, a informática educativa pode se colocar como uma ferramenta inclusiva ao estender, a um número maior de pessoas, a possibilidade de conseguir visualizar e abranger fenômenos naturais, como é o caso da digestão. Esse entendimento, antes das tecnologias digitais, seria reservado apenas aos estudantes com capacidade de abstração.

No estudo do sistema digestório, pelas características inerentes aos aspectos biológicos do conteúdo, a utilização de objetos de aprendizagem (OAs), sob as formas de animação, simulação ou vídeo, torna o processo da digestão naturalmente complexo, mais próximo do "real" e "mais significativo para o aluno". O uso de OAs possibilita, ainda, uma compreensão detalhada da estrutura e do funcionamento do sistema digestório difícil de ser obtida, por exemplo, com a utilização de um texto ou uma imagem estática do livro didático.

É consenso, entre diversos autores, a necessidade de realizar uma avaliação para fazer a escolha dos OAs apropriados para um determinado processo de ensino e aprendizagem. (BOFF; REATEGUI, 2005; CAMPOS; ROCHA, 1993; ROMERO; ANDRADE; PIETROCOLA, 2009; SOUZA; PEQUENO; CASTRO FILHO, 2006). Todos concordam que os professores devem dedicar uma atenção inicial e criteriosa à avaliação dos OAs, a fim de garantir o melhor aproveitamento desses nas práticas pedagógicas.

Atualmente, vários estudos discutem modelos de produção e avaliação de OAs que visem maximizar sua qualidade pedagógica. Existem diversas metodologias de avaliação de softwares educativos que realizam suas análises focando em fatores distintos (SOUZA; PEQUENO; CASTRO FILHO, 2006), inexistindo, dessa forma, modelos de padronização desses métodos avaliativos. Como os OAs são, na sua maioria, objetos multimídias, consideramos prudente e adequado que nos apoiemos no conceito de aprendizagem multimídia para fazer a avaliação de OAs. Tal conceito, para Mayer (2001), significa aprendizagem por meio de palavras e imagens.

Portanto, a proposta deste trabalho consiste em avaliar OAs digitais relacionados à temática: sistema digestório a partir de alguns princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM), de Mayer (2005).

Texto na íntegra em PDF

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Recebido: 24 de Setembro de 2013; Aceito: 21 de Maio de 2014

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