SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número04Da pedagogia à política e da política à pedagogia: uma abordagem sobre a construção de políticas públicas em educação ambiental no BrasilEducação com enfoque CTS em documentos curriculares regionais: o caso das diretrizes curriculares de física do estado do Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Ciência educ. vol.20 no.04 Bauru oct./dic. 2014

https://doi.org/10.1590/1516-73132014000400005 

Artigos

A problemática dos organismos geneticamente modificados e a formação científica do cidadão comum: um estudo com manuais escolares de Ciências Naturais do 9º ano adotados em Portugal

The genetically modified organisms issue and citizen science education: a study of natural sciences textbooks for 9th grade adopted in Portugal

Luís Dourado I  

Luís Matos II  

1Instituto de Educação, Universidade do Minho, 4710-057, Campus de Gualtar, Braga, Portugal

2Escola Básica 2,3 de Paço de Sousa, 4560-346 Penafiel, Portugal


RESUMO

Uma das aplicações da biotecnologia são os organismos geneticamente modificados (OGM), os quais têm uma utilização cada vez maior, apresentando vantagens, mas, também, sendo referidos como organismos potencialmente perigosos. Correspondendo a esses factos, os manuais de ciências dedicam algumas das suas páginas à biotecnologia, sendo os OGMs um dos aspetos focados. Nesse sentido e considerando a importância que o manual escolar tem na educação em ciências, procedemos a um estudo que envolveu a análise dos manuais escolares de ciências naturais do 9º ano adotados em Portugal, na parte respeitante aos OGMs. Neste estudo verificou-se que os manuais nem sempre apresentam a informação correta e necessária, de forma adequada, e que nem sempre lhe dão o devido destaque. Dado que a nossa investigação revela a existência de falhas ao nível dos manuais, as conclusões obtidas podem contribuir para uma melhoria dos mesmos e, consequentemente, da qualidade da educação em ciências.

Palavras-Chave: Organismos Geneticamente Modificados; OGM; Manual Escolar; Educação em Ciências

ABSTRACT

One of the applications of biotechnology is genetically modified organisms (GMOs), which have an increasing use, with many advantages, but are also being referred to as potentially dangerous organisms. Regarding these facts, science textbooks devote some of their pages to biotechnology, GMOs being one of the aspects focused on. Thus, considering the importance of the textbook in science education, we carried out a study involving the analysis of Portuguese 9th grade science textbooks concerning GMOs. In this study it was found that the textbooks do not always have accurate and necessary information, and sometimes do not present it in an adequate way and don't give it proper importance. As our research reveals the existence of gaps in textbooks, our conclusions can help to improve them and, therefore, the quality of science education.

Key words: Genetically Modified Organisms; GMO; Textbooks; Science Education

Introdução

O papel do manual escolar na educação em ciências

Numa época em que, na educação em ciências, se verifica uma multiplicidade de suportes de ensino, nomeadamente os suportes informáticos e audiovisuais, o manual escolar continua a ocupar um lugar central (ROSEMAN; STERN; KOPPAL, 2010; SANTOS, 2001; SNYDER; BROADWAY, 2004), desempenhando vários papéis, uma vez que apresenta um conjunto de conhecimentos, auxilia na organização de aprendizagem e orienta o aluno na compreensão do mundo que o rodeia, contribuindo para o desenvolvimento de competências do aluno e não apenas para a transmissão de conhecimentos. (SANTOS, 2006).

O manual escolar tem, assim, uma função fortemente reguladora das práticas escolares, sociais e éticas, servindo de suporte de conhecimentos para alunos e professores e de elemento de ligação entre a escola e a família (SANTOS, 2001), consubstanciada numa determinada visão da sociedade, da história e da cultura (MORGADO, 2004).

Assim, podemos considerar que a formação científica do aluno depende muito do conteúdo do manual, quer em termos de informação, quer em termos de atividades propostas, ainda que, em alguns casos, o manual não seja seguido na íntegra (SANTOS, 2001).

Em Portugal, é a própria legislação, nomeadamente o Decreto-Lei nº 47/2006, de 28 de agosto (PORTUGAL, 2006), que reconhece, explicitamente, a relevância do manual como importante recurso didático-pedagógico ao nível da informação que veicula, das atividades que propõe e da avaliação das aprendizagens, sublinhando a importância de estudos como aquele que aqui apresentamos, em que fazemos uma análise crítica de manuais.

Texto na íntegra em PDF

REFERÊNCIAS

CORAZZA-NUNES, M. J. et al. O que conhecem os estudantes do ensino médio e ensino superior sobre transgênicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais... Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. p. 1-12. [ Links ]

FERNANDEZ-CORNEJO, J.; CASWELL, M. The first decade of genetically engineered crops in the United States. Economic Information Bulletin, Washington, n. 11, p. 1-30, Apr. 2006. [ Links ]

FERREIRA, P. F. M.; JUSTI, R. S. A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 35-48, 2004. [ Links ]

GALL, M. D.; GALL, J. P.; BORG, W. R. Educational research: an introduction. Boston: Pearson Education, 2003. [ Links ]

JOHNSEN, E. B. Libros de texto en el calidoscopio: estudio crítico de la literatura y la investigación sobre los textos escolares. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1996. [ Links ]

KETELE, J.-M.; ROEGIERS, X.; BRITO, C. A. Metodologia da recolha de dados: fundamentos dos métodos de observações, de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1993. [ Links ]

LEITE, L. Heat and temperature: an analysis of how these concepts are dealt with in textbooks. European Journal of Teacher Education, Abingdon, v. 22, n. 1, p. 75-88, 1999. [ Links ]

LEITE, L.; AFONSO, A. S. Portuguese school textbooks' illustrations and students' alternative conceptions on sound. In: PINTO, R.; SURINACH, S. (Ed.). Proceedings of the International Conference Physics Teacher Education Beyond 2000. Paris: Elsevier, 2001. p. 167-170. [ Links ]

MARTÍNEZ-GARCIA, M. V.; GIL-QUÝLEZ, M. J.; OSADA, J. Genetic engineering: a matter that requires further refinement in Spanish secondary school textbooks. International Journal of Science Education, London, v. 25, n. 9, p. 1148-1168, 2003. [ Links ]

MARTINEZ LOSADA, C. et al. Enseñar ciencias en educación primaria: ¿qué tipos de actividades realizan los profesores? In: MARTINEZ LOSADA, C.; GARCÍA-BARROS, S. (Ed.). La didática de las ciencias: tendencias actuales. A Coruña: Universidade da Coruña, 1999. p. 199-210. [ Links ]

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. [ Links ]

MORGADO, J. C. Manuais escolares: contributo para uma análise. Porto: Porto Editora, 2004. [ Links ]

PEDRANCINI, V. D. et al. Ensino e aprendizagem de biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007. [ Links ]

PEDROSA, M. A.; LEITE, L.Educação em ciências e sustentabilidade na Terra: uma análise das abordagens propostas em documentos oficiais e manuais escolares. In: CONGRESO DE ENSINANTES DE CIENCIAS DE GALICIA, 18., 2005, Ribadeo. Actas... Ribadeo: Asociacion dos Ensinantes de Ciencias de Galicia, 2005. 01 CD-ROM. [ Links ]

PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-lei nº 47/2006 de 28 de Agosto. Diário da República, Lisboa, n. 165, 2006. 1º Série, p. 6213- 6218. [ Links ]

POZZER, L. L.; ROTH, W. M. Prevalence, function and structure of photographs in high school biology textbooks.Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 40, n. 10, p. 1089-1114, 2003. [ Links ]

REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de Ciências da Terra e da Vida. 2004. 488 f. Tese (Doutoramento em Educação) - Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004. [ Links ]

ROSEMAN, J. E.; STERN, L.; KOPPAL, M. A method for analyzing the coherence of high school biology textbooks. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 47, n. 1, p. 47-70, 2010. [ Links ]

SANTOS, M. E. N. V. M. Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 76-89, 2004. [ Links ]

SANTOS, M. E. N. V. M. A cidadania na "voz" dos manuais escolares: o que temos? o que queremos? Lisboa: Livros Horizonte, 2001. [ Links ]

SANTOS, E. M. V. Ensino de ciências e literacia científica: o caso dos organismos geneticamente modificados. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência) - Secção Autónoma de Ciências Sociais, Políticas e Jurídicas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2006. [ Links ]

SNYDER, V. L.; BROADWAY, F. S. Queering high school biology textbooks. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 41, n. 6, p. 617-636, 2004. [ Links ]

STERN, L.; ROSEMAN, J. E.Can middle school science textbooks help students learn important ideas?: findings from project 2061's curriculum evaluation study: life science. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 41, n. 6, p. 538-568, 2004. [ Links ]

Recebido: 24 de Setembro de 2013; Aceito: 07 de Maio de 2014

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.