SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Língua portuguesa como marca distintiva: uma escola de identidade timorense na ocupação indonésiaO transnacional na história da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Educ. Pesqui. vol.47  São Paulo  2021  Epub 11-Maio-2021

https://doi.org/10.1590/s1517-97022021470100301 

Seção: Traduções

Apresentação da tradução do artigo: O transnacional na história da educação 1

Alexandre Ribeiro e Silva2 
http://orcid.org/0000-0001-5898-9059

Ana Carolina de  Carvalho Guimarães3
http://orcid.org/0000-0002-2366-389X

Diana Gonçalves Vidal3
http://orcid.org/0000-0002-7592-0448

2- Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Contatos: alexandrerib@usp.br; ana.carolina.guimaraes@usp.br; dvidal@usp.br .


Apresentação

O nascimento da era do nacionalismo, no século XVIII, foi resultado, segundo Benedict Anderson (2008 , p. 69), de três condições culturais: “a indissociabilidade entre uma determinada língua e a verdade; a crença na graça cosmológica (divina) dos governantes; e a associação entre cosmologia e história”. Na produção de “uma nova maneira de unir significativamente a fraternidade, o poder e o tempo” ( ANDERSON, 2008 , p. 70), reescrever o passado e projetar o futuro emergiram como problemas de primeira ordem, visando a assegurar legitimidade aos governos e constituir identidade ao povo. Não por acaso, despontaram neste cenário, como investimentos necessários do Estado, tanto a história, como disciplina acadêmica, em parte associada aos Institutos Histórico-Geográficos, quanto a escola elementar obrigatória. Constituídas a partir deste lugar, as duas instituições por muitos anos foram tributárias de uma narrativa tramada pelo que denominou Martin Lawn (2014 , p. 132) de “nacionalismo metodológico”. Nos dois casos, permitiu o surgimento das categorias “História Nacional” e “Escola Nacional” que, no dizer de Eugenia Roldán Vera (2013) , tenderam a naturalizar o Estado-Nação, encapsulando as análises e obstaculizando a percepção de conexões, contatos, trânsitos entre e através das fronteiras.

Escapar a este quadro de referência tem sido o investimento realizado por pesquisadoras e pesquisadores do campo da história e da história da educação, há pelo menos duas décadas, por meio do que se nomeou por história transnacional e, mais recentemente, história transnacional da educação. A despeito do foco claro na superação do nacionalismo metodológico, ainda é escasso o consenso sobre suas abordagens teóricas, afirma Eckhardt Fuchs (2014 , p. 15). O termo recobre iniciativas distintas como a comparação histórica, transferência cultural, circulação, conexões, sendo ao mesmo tempo uma forma moderna de história internacional, segundo Bernhard Struck, Kate Ferris e Jacques Revel (2011, p. 573). Os mesmos autores esclarecem, entretanto, que “todas estas ferramentas ou perspectivas demonstram a importância da interação e circulação de ideias, pessoas, instituições e tecnologias através do Estado ou das fronteiras nacionais e assim a conexão e influência mútua dos Estados, sociedades e culturas” (REVEL, 2011 p. 574).

Este é o arcabouço teórico que sustenta o Projeto Temático Saberes e Práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), liderado por Diana Vidal e Carlota Boto, na Faculdade de Educação e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP). No âmbito de suas atividades, encontram-se a oferta da disciplina IEB 5046 – História Transnacional da Escola: Circulação de Sujeitos, Saberes e Artefatos (séculos XIX-XX), no primeiro semestre de 2020, sob responsabilidade de Diana Vidal; e a tradução do texto “The Transnational in the History of Education”, de autoria de Eugênia Roldán Vera e Eckhardt Fuchs, por Alexandre Ribeiro e Silva e Ana Carolina de Carvalho Guimarães, que se segue a esta Apresentação.

O artigo, alvo de discussão na disciplina, foi escrito como capítulo introdutório a livro, com o mesmo título, organizado por Fuchs e Roldán Vera (2019, p. 1), com o objetivo de “criar um espaço de crítica e reflexão sobre as concepções e as categorias associadas à descrição do domínio transnacional e seus usos na história da educação: como esses conceitos e categorias emergiram e se desenvolveram historicamente, como eles influenciam e direcionam o modo como pesquisa e como podemos ter uma noção melhor de seus contornos teóricos e metodológicos para obtermos pleno benefício de pesquisas que vão além de uma localidade específica ou Estado-Nação como unidade de análise”.

Para que o texto pudesse ser lido autonomamente em relação à publicação original, algumas alterações foram efetuadas com a anuência dos autores. A última seção, em que apresentavam os demais capítulos constitutivos do livro, foi substituída pelas considerações finais. Acrescentaram-se notas dos tradutores e referências bibliográficas de modo a melhor situar o leitor ou leitora com respeito às discussões propostas e às remissões ao conjunto da obra. Foi também necessário ajustar a bibliografia e as notas de rodapé ao requerido pela Educação e Pesquisa , o que demandou um trabalho considerável por parte dos tradutores, e negociar com a Palgrave/MacMillan a cessão dos direitos autorais.

O esforço, no entanto, valeu a pena, como será possível verificar na leitura. O artigo oferece uma contribuição relevante para os historiadores e historiadoras da educação no Brasil, mas, também, para quem se interessa pela história e educação comparadas, campos que podem ser considerados fundamentais para o estudo da realidade educacional brasileira. Ao repertoriar as distintas maneiras como as interpretações são constituídas nas pesquisas associadas à perspectiva analítica, Roldán Vera e Fuchs nos brindam com uma larga bibliografia de referência, gestando novos diálogos e guiando pesquisadores e pesquisadoras na travessia desse mar denso dos estudos em e sobre a história transnacional da educação. Arriscam-se, por certo, ao categorizar os trabalhos. No entanto, são generosos ao partilhar estes arranjos com a comunidade e ao suscitar a salutar crítica acadêmica, ao mesmo tempo em que reconhecem os limites de um texto dessa natureza.

Estamos seguros de que, tal como ocorreu durante a oferta da disciplina no Programa de Pós-Graduação do IEB, o texto irá fomentar o debate, estimulando a reflexão e ampliando as possibilidades de investigação sobre a história e a educação!

Referências da apresentação

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas . São Paulo: Cia. das Letras, 2008. [ Links ]

FUCHS, Eckhardt. “History of education beyond the Nation? Trends in Historical and Educational Scholarship”, In: BAGCHI, Barnita, FUCHS, Eckhardt and ROUSMANIERE, Kate (ed). Connecting histories of education . Transnational and cross-cultural exchances in (post) colonial education. New York/Oxford, Berghahn Books, 2014. [ Links ]

LAWN, Martin. Um conhecimento complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriças. Revista Brasileira de História da Educação , v. 14, n. 1, p. 127-144, 2014. [ Links ]

ROLDÁN VERA, Eugenia. Para “desnacionalizar” la Historia de la Educación: reflexiones en torno a la difusión mundial de la escuela lancasteriana en el primer tercio del siglo XIX. Revista Mexicana de Historia de la Educación , v. 1, n. 2, 2013, p. 171-198. [ Links ]

ROLDÁN VERA, E.; FUCHS, E. The Transnational in the History of Education. In: FUCHS, E.; ROLDÁN VERA, E. (eds.). The Transnational in the History of Education: Concepts and Perspectives. London: Palgrave Macmillan, 2019. p.1-47. [ Links ]

STRUCK, Bernhard; FERRIS, Kate & REVEL, Jacques. Introduction: Space and Scale. Transnational History, The International History Review , v. 33, n. 4, 2011,p. 573-584. [ Links ]

1- A proposta de tradução decorreu da oferta da disciplina IEB 5046 – História transnacional da escola: circulação de sujeitos, saberes e artefatos (séculos XIX-XX), no primeiro semestre de 2020, no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), e integra as atividades do Projeto Temático Saberes e Práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), processo FAPESP 2018/26699-4.

Proposta, organização e revisão técnica da tradução:

Diana Gonçalves Vidal é professora titular em História da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), diretora do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). É pesquisadora 1B do CNPq, membro do Comitê Executivo e Tesoureira da ISCHE, coordenadora do NIEPHE e do Projeto Temático FAPESP Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...) (processo 2018/26699-4).

Alexandre Ribeiro e Silva possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2013) e mestrado em Educação pela Feusp (2018), junto à linha de pesquisa História da Educação e Historiografia. Atualmente é doutorando na mesma instituição e integra o NIEPHE e o GEFHIPE.

Ana Carolina Carvalho Guimarães possui graduação em Pedagogia pela Feusp (2014) e mestrado em História da Educação também pela Feusp (2019), onde atualmente faz doutorado. É integrante do NIEPHE.

Creative Commons License  This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.