SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E VIRTUALIZAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

ETD - Educ. Temat. Digit. vol.23 no.1 Campinas jan./mar 2021  Epub 24-Jun-2022

https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8664305 

Editorial

EDUCAÇÃO, RECOMEÇOS: O NOVO SEMPRE VEM

Antonio Carlos Dias Júnior1 

1Editor Científico. Doutor em Sociologia - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Estágio Doutoral na EHESS - Paris, França. Professor do Departamento de Ciências Sociais na Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. E-mail: acdiasjr@gmail.com


Durante o ano de 2020, excepcional em diversos sentidos, a Revista ETD – Educação Temática Digital publicou, em seus quatro números, três dossiês e um volume com originais recebidos em demanda contínua, num total de 63 textos divididos da seguinte maneira: 23 textos temáticos (dossiês); 25 artigos; 3 relatos de experiência, 2 entrevistas, 2 relatos de pesquisa e 1 resenha, além de 3 textos de apresentação (dossiês) e 4 editoriais. A partir da valiosa contribuição de pesquisadoras e pesquisadores brasileiras/os e estrangeiras/os, publicamos em proporção quase equivalente manuscritos nas três línguas oficiais do periódico: português, inglês e espanhol. Somos gratas/os às autoras e aos autores por escolherem a ETD como meio de circulação de suas pesquisas, bem como agradecemos o trabalho valioso e imprescindível das/dos pareceristas que contribuíram na avaliação de originais durante todo o ano.

Por se tratar de uma Revista multidisciplinar com foco na área de educação, a ETD tem como característica a publicação de originais de todas as áreas do conhecimento, o que a distingue de outros periódicos educacionais stricto sensu. A leitora e o leitor, ao navegar pelo nosso arquivo de mais de duas décadas, poderá vislumbrar tal diversidade. O primeiro número de 2021 da Revista ETD não configura exceção e apresenta ao leitor e à leitora um conjunto heterogêneo de temas, metodologias e abordagens, práticas e teóricas, permeado por denominadores comuns: os desafios colocados à escola - e à educação a partir de um prisma mais abrangente - em um contexto particularmente complexo e desafiador (muitas vezes também contraditório) mas, sobretudo, promissor em suas potencialidades. Submetidos no fluxo contínuo para publicação, temos treze artigos, um relato de experiência e um ensaio.

Os manuscritos que compõem este número cobrem um amplo espectro de programas de pesquisa, com destaque para quatro artigos que abordam o tema das tecnologias, outra marca distintiva de nossa publicação: técnicas de inteligência artificial e virtualização incorporadas em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; uso de aplicativos móveis educacionais em sala de aula; práticas pedagógicas na EaD; e práticas pedagógicas inovadoras com o uso de tecnologias digitais em cursos de formação inicial de professores.

Boa leitura!

REFERÊNCIAS

DUBET, F. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez. 2004. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado.