SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3PANORAMA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA PARA ALUMNOS PÚBLICO DESTINATARIO DE LA EDUCACIÓN ESPECIAL ANTES DE LA LEY DE RESERVA DE CUPOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

ETD - Educ. Temat. Digit. vol.24 no.3 Campinas jul./set 2022

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8670740 

EDITORIAL

FAZER E PENSAR A EDUCAÇÃO

Aryane Santos Nogueira1 

Antonio Carlos Dias Júnior2 

1Editora Científica. Doutora em Linguística Aplicada - Instituto de Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, SP - Brasil. Professora do Departamento de Psicologia Educacional - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. E-mail: aryane@unicamp.br

2Editor Científico. Doutor em Sociologia - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Estágio Doutoral na EHESS-Paris, França. Professor do Departamento de Ciências Sociais na Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP-Brasil. E-mail: acdiasjr@gmail.com


Este novo número da Revista ETD - Educação Temática Digital - o terceiro de 2022 - traz, para as leitoras e os leitores da Revista, um conjunto de textos que refletem o papel do periódico na circulação da produção científica no campo educacional em sua gama ampla de formas de fazer e de pensar a educação.

Apresentamos 14 manuscritos: 09 artigos, 01 ensaio e 04 resenhas. As leitoras e leitores encontrarão neles diversos fazeres no campo educacional sendo explorados em escritos que se debruçam sobre a educação desde a infância, passando pelos ensinos fundamental, profissional e tecnológico, até o ensino superior e a educação do idoso. Mais especificamente, textos que envolvem esses diferentes níveis e que exploram temáticas diversas, tais como o ingresso e permanência no ensino superior no contexto da educação especial; a formação pedagógica do professor; a organização científica da instituição de ensino superior; a alfabetização em saúde do idoso por meio da tecnologia; as narrativas e experiências de professores e coordenação na escola democrática; o estudo do currículo na formação profissional e tecnológica; o ensino-aprendizado mediado por tecnologia e adequado aos perfis de aprendizagem; a formação de professores para o trabalho cooperativo entre estudantes e docentes; a percepção de gestores e diretores sobre a relação entre a infraestrutura escolar e o rendimento dos alunos; a formação de licenciandos e as estratégias de ensino-aprendizagem com as tecnologias; as políticas públicas e os planos nacionais de educação; o ensino superior que envolve a educação do campo e a formação continuada do professor nesse contexto, além das interfaces entre a psicanálise e a educação com foco na infância e os saberes ancestrais e indígenas.

Nos textos, estes vários fazeres são pensados e investigados de diferentes formas, envolvendo pesquisas quantitativas, qualitativas, estudos exploratórios e transversais, pesquisa de estado do conhecimento, pesquisa bibliográfica, pesquisa historiográfica e pesquisa narrativa. Assim, o refletir sobre a educação se constrói por meio de diferentes instrumentos de geração dos registros de pesquisa - questionários, visitas técnicas, entrevistas, documentos e imagens, entre outros.

Esperamos que, com este novo número da Revista ETD - Educação Temática Digital, novas e outras formas de construir e refletir sobre a educação possam ser mobilizadas e estimuladas.

Desejamos a todas e todos boas leituras!

Revisão gramatical realizada por: Vanuza Bastos Rodrigues

E-mail:vanuzabastosrodrigues@gmail.com

Referência

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. São Paulo, SP: Cortez, 1993. 119p. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado.