SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3OS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (2001-2010 E 2014-2024) NO CAMPO DA EDUCAÇÃOCELEBRAÇÃO DE UM PERCURSO NO CAMPO DA PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

ETD - Educ. Temat. Digit. vol.24 no.3 Campinas jul./set 2022

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667005 

RESENHA

EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PRÁTICA

RURAL EDUCATION: A CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS IN PRACTICE

EDUCACIÓN DEL CAMPO: FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES EN LA PRÁCTICA

Charles Moret1 

Ana Carla Loss Furlan Gerke2 

1Doutor em Educação - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES - Brasil. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Santa Teresa, ES - Brasil. E-mail: charlesmoreto@gmail.com

2Mestranda em Ensino de Humanidades - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Vitória, Vitória, ES - Brasil. Especialização em Educação do Campo pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professora da Educação Básica - Prefeitura Municipal de Colatina. Colatina, ES - Brasil. E-mail: anacarlalf@hotmail.com


RESUMO

Trata-se de resenha elaborada a partir do livro de Mônica Nickel, sob o título “Educação do Campo: formação continuada de professores na prática”. A obra discute o processo de formação continuada de professores do campo, no município de Domingos Martins, e sua contribuição na práxis docente. Destaca a importância de se estabelecer parcerias entre a Secretaria de Educação e a Universidade, com vistas ao fortalecimento da formação continuada no município. A formação continuada de professores do campo constituiu-se processual e historicamente, contribuindo para o fortalecimento da identidade étnica e cultural dos povos do território e para a mudança da prática pedagógica, configurando-se como política pública no município.

PALAVRAS-CHAVE Educação do campo; Formação de professores; Formação continuada

ABSTRACT

This is a review drawn from the book by Mônica Nickel, entitled "Educação do Campo: formação continuada de professores na prática" ("Rural Education: a continuing education of teachers in practice"). The work discusses the continuing education process of rural teachers, in the municipality of Domingos Martins, and its contribution to the teaching praxis, as well. It highlights the importance of establishing partnerships between the Department of Education and the University, with a view to strengthening continuing education in the municipality. The continuing education of rural teachers was made up both procedurally and historically, contributing to the strengthening of the ethnic and cultural identity of the peoples of the territory and aiming the change in the pedagogical practice, configuring itself as a public policy in the municipality.

KEYWORDS Rural education; Teacher training; Continuing training

RESUMEN

Se trata de una reseña elaborada a partir del libro de Mônica Nickel, intitulada "Educação do Campo: formação continuada de professores na prática" ("Educación del Campo: formación continua de profesores en la práctica"). La obra discute el proceso de formación continua de profesores del campo, en el municipio de Domingos Martins, y su contribución a la praxis docente. Destaca la importancia de establecer cooperaciones entre la Secretaría de Educación y la Universidad, con el objetivo de fortalecer la formación continua en el municipio. La formación continua de profesores del campo se constituyó tanto procesal como históricamente, contribuyendo para el fortalecimiento de la identidad étnica y cultural de los pueblos del territorio y a fin de cambiar la práctica pedagógica, configurándose como una política pública en el municipio.

PALAVRAS-CLAVE Educación del Campo; Formación de profesores; Formación continua

1 RESENHA

O movimento da Educação do Campo, no Estado do Espírito Santo, constitui-se em diversas frentes de luta e trabalho. Todas as iniciativas em busca de uma educação de qualidade e que dialoguem com as ruralidades são importantes para a garantia dos direitos dos povos camponeses. Algumas pesquisas vêm contribuindo no âmbito do registro dessas práticas e, também, promovendo reflexões e debates no que se refere às possibilidades de ampliação da oferta de uma educação libertadora para os povos do campo.

O livro “Educação do Campo: formação continuada de professores na prática”3 apresenta a construção dialética da formação continuada de professores em Domingos Martins, evidenciando o envolvimento de diversos sujeitos e instituições. Mônica Nickel 4 destaca em seu livro elementos históricos, culturais, econômicos e sociais que, somados a criação do Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação de Domingos Martins - ES, constituíram e consolidaram a formação continuada para os(as) professores(as) do campo do município.

Ao longo do texto a autora aponta os caminhos percorridos, as contradições vividas, as ações e reflexões promovidas, abordando o papel de cada sujeito envolvido em todo o processo, revelando assim seu compromisso com os princípios da Educação do Campo e com o rigor da pesquisa. Contextualiza o leitor, destacando alguns elementos históricos considerados por ela como fundamentais na construção do processo formativo e na práxis dos(as) professores(as) no município.

Considerando os elementos históricos é possível perceber em sua obra, descrições das inquietações e das ações dos técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte - SECEDU junto aos professores(as). Algumas ações formativas impulsionaram os diálogos em relação à Educação do Campo, iniciando com os(as) professores(as) das escolas unidocentes5 e pluridocentes6, e que culmina na elaboração da proposta pedagógica para essas escolas. Essa formação demonstrou a importância e a necessidade da superação de momentos formativos pautados apenas em palestras, sem o envolvimento dos profissionais e sem continuidade das ações.

Outro ponto importante, destacado por Nickel é a aproximação da SECEDU com a Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, por meio da oferta de curso de extensão e, posteriormente, de especialização em Educação do Campo, que contribuiu para aprimorar os diálogos sobre os princípios da Educação do Campo, bem como o entendimento desse conceito. A autora descreve, então, como essas iniciativas culminaram na criação do Centro de Pesquisa e Formação em Domingos Martins, elencando suas atribuições e as contribuições dessa nova organização da formação continuada dos(as) professores(as), promovendo mudanças nas práticas escolares.

Uma reflexão abordada pela autora é sobre a realidade de que parte dos(as) professores(as) iniciantes se demonstram inseguros e “despreparados” para a complexidade do cotidiano escolar, apontando possíveis fragilidades da formação inicial na prática do professor.

Ainda sobre a questão anterior, a autora traz relatos de professores(as) recém- licenciados(as), que mencionam a disparidade entre o tipo de educação recebido na licenciatura e o tipo de educação que lhe é orientado a desenvolver na sala de aula. Enfim, a autora nos leva a refletir sobre a necessidade de aproximação entre as universidades, as secretarias de educação e a realidade das escolas de educação básica, para que a formação inicial e continuada ofertada aos professores(as) contribua para a preparação profissional e para o desenvolvimento do trabalho, quando assumirem uma sala de aula.

Além do exposto, elementos como as dificuldades orçamentárias dos municípios, consciência de classe dos(as) professores(as), preconceitos com os movimentos sociais do campo, formadores exclusivos, espaços adequados para a formação, entre outros, aparecem como desafios, tanto para equipe do Centro de Pesquisa e Formação, quanto na análise dos(as) professores(as).

Tendo em vista as dificuldades encontradas, Nickel aponta, então, a importância da oferta da formação continuada aos professores da educação básica, no município de Domingos Martins. Enfatiza, também, a necessidade dessa formação ser desenvolvida em uma perspectiva de reflexão contínua, contextualizada, articulada entre as etapas de educação ofertadas no município e com uma linha teórica definida para embasar as reflexões e a prática. Deste modo, quando há um processo construído coletivamente, os sujeitos se envolvem e as dificuldades vão sendo repensadas e superadas. Assim, toda a reflexão produzida possibilita tomada de consciência, definição de princípios e ressignificação da prática.

Ainda sobre a formação continuada, a autora promove um diálogo com teóricos que discutem a Educação do Campo, a formação continuada de professores e as parcerias7 na construção de uma educação significativa. Apoiada nos autores com os quais dialoga, Nickel considera a formação continuada como uma possibilidade de promover nas escolas as mudanças necessárias, principalmente, nas práticas pedagógicas, em busca de, diuturnamente viabilizar a qualidade necessária à educação.

Em relação à parceria estabelecida entre o município de Domingos Martins, por meio da SECEDU, e a Universidade, Nickel enfatiza que com a criação do Centro de Pesquisa e Formação e a parceria estabelecida com a UFES, a educação começou a destacar-se em relação ao trabalho desenvolvido na formação continuada de professores, abordando temáticas, até então, pouco discutidas e conhecidas como: é o caso da Educação do Campo.

A autora considera que a formação continuada, ofertada no município, proporcionou uma mudança na prática pedagógica desenvolvida nas escolas, Nickel salienta que a prática dos(as) professores(as) se tornou um instrumento de transformação dos contextos educacionais e sociais nas comunidades às quais estão inseridas.

A estudiosa afirma que, por meio da formação continuada, promoveu-se um movimento de ação-reflexão-ação sobre o processo de ensino e aprendizagem, tendo a realidade como fonte de conhecimento reflexivo e os estudos dos conhecimentos historicamente acumulados e articulados, contribuindo na construção da práxis pedagógica. Além disso, Nickel enfatiza que, por meio das reflexões realizadas na formação, os professores estabeleceram um diálogo mais próximo com as famílias e as comunidades atendidas.

Assevera a autora que a formação continuada desenvolvida em Domingos Martins se constituiu e se aperfeiçoou, ao longo dos anos, de forma dialética, mantendo a essência e o compromisso com a formação dos estudantes, mas se modificou e se ressignificou a partir dos diálogos com os sujeitos envolvidos nesse processo. Essa constituição possibilitou a tomada de consciência, bem como a valorização do território campesino em que esses professores(as) estão inseridos.

O estudo da realidade, na qual as escolas estavam inseridas, proporcionou conhecimento das demandas e necessidades dos sujeitos, evidenciando que esse movimento dialético contribui no crescimento, tanto dos profissionais que participam da formação, quanto dos estudantes e familiares que fazem parte da comunidade escolar. O ato de refletir sobre as práticas pedagógicas, realizadas na Educação do Campo, com o objetivo de valorizar e fortalecer a coletividade e suas identidades, permite reconhecer os embates e as contradições presentes.

Ao descrever o processo de formação continuada ofertada em Domingos Martins, Nickel apresenta ainda, algumas dificuldades encontradas na proposição de ações formativas, que têm o compromisso com a construção de políticas públicas para a educação. De modo geral, a pesquisadora destaca que, como se vê, há propostas de governo dentro das Secretarias de Educação, com concepções e abordagens específicas de quem assume a gestão e que, algumas vezes, não dialogam com experiências já existentes, podendo interferir na efetivação de uma formação enquanto processo contínuo, consistente e eficaz. Porém, para a construção de políticas públicas é essencial garantir e instigar a leitura da realidade, a continuidade formativa, a elaboração de documentos e a instituição de legislações pertinentes para, efetivamente, promover a transformação da práxis escolar.

Tomar consciência da pertença a um território, assumir e compreender suas características e pensar uma educação comprometida com seu fortalecimento evidencia uma práxis revolucionária. O campo é um espaço de saberes e fazeres próprios, que produz e promove a vida, a cultura e também relações sociais solidárias. Promover e fortalecer o campo por meio da educação é contribuir para o fortalecimento da identidade camponesa e promover uma sociedade melhor. A Educação do Campo em suas diversas faces é uma construção coletiva na promoção da formação integral dos sujeitos e aponta novas possibilidades de trabalhar e viver.

Portanto, promover uma educação libertadora necessita de encontros, reencontros, formação, reflexão, construções e reconstruções, superações de preconceitos e definição de concepções e princípios. E os espaços de formação continuada são fundamentais nesse processo, como demonstra Nickel.

A leitura do livro foi uma oportunidade de conhecer uma experiência formativa construída dialética e historicamente, com base em reflexões coletivas, estudos teóricos, análise da realidade e estabelecimento de parcerias, que resultou na transformação dos sujeitos e da práxis das Escolas do Campo, no município de Domingos Martins, Estado do Espírito Santo.

É importante salientar que quando a autora aponta uma mudança significativa na realidade educacional do município de Domingos Martins, afirma que isso se deu pelo processo de formação continuada ofertada pelo Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação. A princípio, entende-se a importância de um espaço de referência para pensar e conduzir os processos formativos, porém, em se tratando de formação profissional, este espaço pode não ser autossuficiente para dar conta de todas as necessidades formativas e expectativas dos profissionais da educação.

Portanto faz-se necessário ampliar as visões acerca das demandas, estabelecer novos diálogos, novas possibilidades e assim alcançar outras parcerias e espaços formativos, tendo em vista a garantia de uma Educação do Campo de qualidade.

3Esta obra registra a pesquisa de Mestrado da professora Mônica Nickel, realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa “Cultura, Currículo e Formação de Professores”, publicada pela Editora Appris, em 2018, na coleção Educação e Culturas, sob a forma de livro com as devidas adaptações.

4Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola - MG (Fafile) e tem ampla experiência na formação continuada de professores do campo. Já atuou como professora dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, como diretora escolar na rede municipal de educação de Domingos Martins, Estado do Espírito Santo, como docente na Faculdade de Domingos Martins e como tutora no curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins/Educon) em Domingos Martins. Atualmente coordena o Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação de Domingos Martins, doravante denominado Centro de Pesquisa e Formação, e também é membro do Grupo de Pesquisa “Culturas, Parcerias e Educação do Campo”, cadastrado no Diretório Grupos de Pesquisa – DGP do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

5Nessas escolas, um único professor assume as turmas de 1º ao 5º ano, sendo responsável por trabalhar todos os conteúdos.

6Nessas escolas, há mais de um professor dando aulas para as turmas de educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Entretanto não há um professor para cada turma.

7A autora refere-se sobre à importância das parcerias junto às Universidades, às organizações da sociedade, à gestão pública e aos sujeitos atendidos nas escolas.

Revisão gramatical realizada por: Lucinei Maria Bergami.

E-mail:lucineibergami@hotmail.com

REFERÊNCIA

NICKEL, Monica. Educação do campo: formação continuada de professores na prática. Curitiba, PR: APPRIS, 2018. [ Links ]

Recebido: 19 de Junho de 2021; Aceito: 01 de Agosto de 2022

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado.