SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: RETROSPECTIVAS, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

ETD - Educ. Temat. Digit. vol.24 no.4 Campinas oct./dic 2022

https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8671715 

EDITORIAL

EDUCAÇÃO BILINGUE DE SURDOS: RETROSPECTIVAS, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS

Antonio Carlos Dias Júnior1 

Aryane Santos Nogueira2 

1Editor Científico. Doutor em Sociologia -Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP-Brasil. Estágio Doutoral na EHESS-Paris, França. Professor do Departamento de Ciências Sociais na Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP-Brasil. E-mail: acdiasjr@gmail.com.

2Editora Científica. Doutora em Linguística Aplicada - Instituto de Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, SP-Brasil. Professora do Departamento de Psicologia Educacional - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP-Brasil. E-mail: aryane@unicamp.br


O quarto e último número da Revista ETD - Educação Temática Digital de 2022 oferece aos seus leitores e às suas leitoras o Dossiê Temático “Educação Bilíngue de Surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas”, que traz olhares retrospectivos para aspectos históricos relacionados à educação de pessoas surdas (GESSER, 2009), bem como aborda questões da atualidade e tópicos de interesse para futuras reflexões (NOGUEIRA, 2023) no campo de Estudos Surdos e de Educação Bilíngue de Surdos. Também compõe o número seis artigos recebidos no fluxo contínuo da Revista que tratam de temas diversos, tais como: formação de professores e professoras; educação profissional e precarização das condições de trabalho; meio ambiente,tecnologias e práticas educativas; literatura infantil; estilos de aprendizagem na modalidade de educação a distância; e políticas educacionais na rede estadual paulista.

Neste ano que se encerra, reafirmamos nosso compromisso com a publicação e divulgação de originais que tenham a educação como foco e a multidisciplinaridade como escopo. Iniciamos no ano com o número temático “Tecnologias Digitais na Pandemia: a defesa do ensino público, democrático e inclusivo”, seguido por dois fascículos com artigos recebidos pelo fluxo contínuo, e encerramos 2022 com o conjunto de textos em tela. No total, publicamos expressivos 60 originais entre artigos, ensaios, relatos de experiência, revisões de literatura, entrevistas, pesquisas, resenhas e editoriais.

Há pouco, e com grande satisfação, recebemos a notícia da continuidade da Revista no Estrato A1 do Qualis Capes 2017-2020, na Área de Educação. Este resultado não teria sido possível sem o trabalho e a dedicação de todos e todas que colaboraram com a ETD no período, em especial o seu corpo editorial e técnico, os autores e as autoras, além dos pareceristas e das pareceristas. Igualmente, foram e seguem fundamentais os apoios institucionais da Faculdade de Educação da Unicamp e do PPEC – Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp. Sobretudo, com o conjunto da comunidade da Faculdade de Educação compartilhamos o princípio basilar que nos orienta: o da luta pela educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

Que você, cara leitora e caro leitor, recebam nossas cordiais saudações com votos de boa leitura e de que 2023 seja repleto de paz, saúde e realizações!

Referência

GESSER, A. Libras? Que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. [ Links ]

NOGUEIRA, A.S. “É para escrever o português ou a libras?”: nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v.39, n.1, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202359805 [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado.