SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2DOSSIÊ WEB CURRÍCULO: EDUCAÇÃO E HUMANISMOEDUCACIÓN, TECNOLOGÍAS DE COMUNICACIÓN Y HUMANISMO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

e-Curriculum vol.18 no.2 São Paulo abr./jun 2020  Epub 15-Oct-2020

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p488 

Ensaio Crítico

APRESENTAÇÃO À SEÇÃO ENSAIO CRÍTICO

Alípio Márcio Dias Casalii 
http://orcid.org/0000-0003-3883-3051

i Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. E-mail: a.casali@uol.com.br


A Revista e-Curriculum está inaugurando uma nova Seção, intitulada Ensaio Crítico. Trata-se de abrir espaço e tempo para novos discursos críticos, que possam apresentar-se com mais liberdade de reflexão, análise e proposição, com pensamentos mais radicalmente autorais.

Um ensaio, ao contrário do que possa parecer, é um texto do qual ainda mais se exige, em comparação com os artigos convencionais. Um ensaio crítico pressupõe maturidade intelectual: é muito mais do que uma nova intuição em elaboração. O próprio nome o indica: ensaio deriva do substantivo latino exagium (ato de pesar, ponderar, submeter a prova). O vocábulo contém o antepositivo ag-, do verbo agere (impelir, impulsionar): trata-se de um agir propositivamente com o pensamento, de modo a provocar e convocar outros pensamentos.

Espera-se que os ensaios críticos a serem aqui publicados sejam, ademais, e por isso mesmo, inevitavelmente controversos: pois de algum modo hão de contrapor-se a um discurso comum, um senso comum, introduzindo no diálogo acadêmico novas interrogações, apontando dissensos onde parece haver consensos, desinstalando certezas, indicando possibilidades de novas políticas e práticas curriculares.

É com este sentido que se abre esta nova Seção da Revista e-Curriculum.

Não por acaso, o ensaio crítico que inaugura este espaço, intitulado Humanismo, Educação e Tecnologia, é assinado pelo Prof. Dr. Antônio Chizzotti. Idealizador, fundador e mantenedor incansável deste Periódico, o Prof. Chizzotti brinda os leitores desta edição com suas reflexões críticas em torno desse tema, com uma amplitude de visão e reflexão proporcional à gravidade e alcance das questões postas pelas Tecnologias da Comunicação ao projeto de Humanismo no século XXI, particularmente ao Currículo.

Está aberto o diálogo!

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons