SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Apresentação do Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

e-Curriculum vol.21  São Paulo  2023  Epub 30-Jun-2023

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61430 

Editorial

Editorial

Antonio CHIZZOTTIi 
http://orcid.org/0000-0002-2752-2330

Maria Elizabeth Bianconcini de ALMEIDAii 
http://orcid.org/0000-0001-5793-2878

Márcia Maria Rodrigues UCHÔAiii 
http://orcid.org/0000-0003-0939-5646

i Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Brasil. E-mail: anchizo@uol.com.br

ii Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Brasil. E-mail: bbethalmeida@gmail.com

iii Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Brasil. E-mail: profa.uchoa@gmail.com


A Revista e-Curriculum inicia 2023 mantendo-se no rol dos periódicos bem- conceituados pela Avaliação Qualis Capes, com conceituação A2, que contempla os periódicos de excelência nacional e internacional. Neste ano, tem como desafio a adoção da “publicação em fluxo contínuo”, com o objetivo de dar maior celeridade ao processo de publicação dos trabalhos, tendência adotada pela maioria das revistas.

Desde sua fundação, no ano de 2005, a Revista adotava a publicação em números, começando com um ao ano. De 2006 a 2010 passou a publicar dois números, de 2011 a 2014 ampliou-se para três anuais, e, desde 2015 com a publicação trimestral, passou a contemplar quatro números por ano.

A Revista alterou sua política editorial para o fluxo contínuo visando dar mais agilidade ao processo de avaliação e publicação dos trabalhos, como também ampliar seus leitores, mas manteve a publicação de seções dos manuscritos, como artigos de demanda contínua, dossiês temáticos, entrevistas e resenhas.

Desde sua criação e lançamento original, a Revista e-Curriculum é um periódico on- line, de distribuição gratuita, livre acesso e circulação junto a comunidade científica e a toda a sociedade, contribuindo para alavancar avanços no conhecimento científico sobre educação e currículo, garantindo, assim, maior visibilidade, escrutínio, alcance irrestrito e disseminação com potencial de agilizar benefícios ao desenvolvimento da educação e da vida em sociedade. Ao longo desse período, o periódico vem, gradativamente, adotando procedimentos inerentes à ciência aberta.

Neste ano de 2023, um novo passo vem sendo dado na direção do movimento mundial de ciência aberta, que representa uma mudança de cultura em relação à abertura, compartilhamento e colaboração na produção do conhecimento científico, conforme recomenda a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Documento da Conferência Geral da Unesco de Paris, de 2021, registra um conjunto de recomendações a respeito da adoção da ciência aberta, com o propósito de contribuir para o enfrentamento da complexidade dos desafios atuais de natureza ambiental, social, econômico, educacional, humanitário, das mudanças no ecossistema da vida, das crises na saúde global e da intensificação do hiato nos campos da ciência, tecnologia e inovação.

Nessa perspectiva, a Unesco reconhece o potencial das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para promover avanços na produção e disseminação do conhecimento e reafirma o compromisso de

não deixar ninguém para trás no que diz respeito ao acesso à ciência e aos benefícios do progresso científico, garantindo que o conhecimento, os dados, os métodos e os processos científicos necessários para responder a crises globais, atuais e futuras, de saúde e de outras naturezas, estejam disponíveis, de forma aberta, para todos os países, de acordo com os direitos, obrigações, exceções e flexibilidades, nos termos dos acordos internacionais aplicáveis [...]1.

A conciliação desse movimento com as recomendações da Unesco se compõe com as políticas da Revista e-Curriculum, desde sua origem voltadas a impulsionar práticas científicas abertas, inclusivas, acessíveis, desenvolvidas por meio de métodos rigorosos, com vistas a disseminar o conhecimento sobre teorias, métodos, dados e resultados de pesquisas sobre a educação, especialmente no campo do currículo e propiciar maior celeridade no intercâmbio de conhecimento.

Com a adoção dessa nova forma de publicação, espera-se estimular a avaliação por pares e o intercâmbio de conhecimentos, propiciando aos leitores a análise de avanços, desafios e dificuldades das problemáticas em tela nos artigos, bem como a identificação de questões em aberto para novas investigações, a revalidação do estudo e, eventualmente, a autocorreção pela comunidade científica e o diálogo com distintos contextos que trabalham com o conhecimento. Resta o desafio de viabilizar a disponibilidade de servidores com infraestruturas abertas!

março de 2023

1 Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em 20 mar. 2023.

Creative Commons License Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada.