SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausenteA formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Práxis Educativa vol.15  Ponta Grossa  2020  Epub 26-Mar-2020

https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13847.009 

Artigos

A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)

Research on Physical Education in the school context and of teacher education in the Graduate Program in Education at the State University of Ponta Grossa (1994-2010)

La investigación en Educación Física en el contexto escolar y de la formación de profesores en el Postgrado en Educación en la Universidad Estatal de Ponta Grossa (1994-2010)

Silvia Christina de Oliveira Madrid* 
http://orcid.org/0000-0003-4531-6263

*Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Ciências da Atividade Física e do Esporte. E-mail: <silviamadri@uol.com.br>.


Resumo:

O objetivo principal deste artigo é apresentar o espaço da pesquisa em Educação Física (EF) no contexto escolar e da Formação de Professores (FP), em 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). A partir de uma abordagem quanti-qualitativa, de um estudo de caso, descritivo, são explicitados os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. O estudo circunscreve-se aos anos de implantação do Mestrado (1994) e do Doutorado (2010), considerando-se a produção acadêmica de 1996 a 2018. Destacam-se os fatos que contribuíram para fomentar a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG. Verifica-se que o espaço dos saberes e dos conhecimentos da EF e da FP foi ampliado significativamente em 25 anos do PPGE/UEPG.

Palavras-chave: Educação Física; Formação de professores; Pós-Graduação em Educação

Abstract:

The main purpose of this article is to present the research space in Physical Education in the school context and of teacher training in 25 years of the Graduate Program in Education (Master’s/Doctorate) of the State University of Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). From a quantitative and qualitative approach, of a descriptive case study, the main aspects of the academic production within the Physical Education in the school context and of teacher training in Master’s/Doctorate of the UEPG are set out. The study is limited to the years of implementation of the Master’s (1994) and Doctorate (2010), considering the academic production from 1996 to 2018. The facts that contributed to foster the academic production within the Physical Education in the school context and training of the Physical Education Teacher of the Master’s/Doctorate are highlighted. It turns out that the space of expertise and knowledge of Physical Education and training of the Physical Education Teacher was expanded significantly in the 25 years of the UEPG Graduate Program in Education.

Keywords: Physical Education; Teacher training; Graduate Program in Education

Resumen:

El objetivo principal de este artículo es presentar el espacio de investigación en Educación Física (EF) en el contexto escolar y de Formación de profesores (FP) en 25 años del Programa de Formación de Postgrado (Maestría/Doctorado) en la Universidad Estatal de Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG). A partir de un enfoque cuantitativo y cualitativo, un estudio de caso descriptivo, son explicados los principales aspectos de la producción académica en el ámbito de la EF en el contexto escolar y FP en PPGE/UEPG. El estudio se limita a los años de implementación de la Maestría (1994) y Doctorado (2010), considerando la producción académica de 1996 a 2018. Se destacan los hechos que contribuyeron a fomentar la producción académica en el ámbito de la EF en el contexto escolar y FP en PPGE/UEPG. Se verifica que el espacio de los saberes y de los conocimientos de la EF y del FP se amplió considerablemente en 25 años de PPGE/UEPG.

Palabras-clave: Educación Física; Formación de los docentes; Certificado de Postgrado en Educación

Introdução

Este artigo tem por objetivo principal apresentar a produção acadêmica no âmbito da Educação Física (EF) no contexto escolar e da Formação de Professores (FP), em 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR).

O PPGE/UEPG foi o primeiro Programa de Pós-Graduação a ser instituído em nível strictu sensu na UEPG/PR. Destacam-se os aspectos que contribuíram para fomentar a pesquisa no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, no processo de consolidação do PPGE/UEPG que culminou no curso de Doutorado em Educação.

Considera-se a produção acadêmica a partir dos anos de implantação do Mestrado (1994) e do Doutorado (2010), portanto as dissertações e as teses realizadas no período de 1996 a 2018. A opção metodológica caracteriza-se como uma abordagem quanti-qualitativa (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007; GAMBOA, 2012), sendo um estudo de caso descritivo (TRIVIÑOS, 1987; ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2004).

As questões argumentativas que permeiam este artigo são: Qual o espaço acadêmico no PPGE/UEPG para o desenvolvimento das pesquisas no âmbito da EF no contexto escolar e da FP? Quais os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, em 25 anos do PPGE/UEPG? Quais os marcos que contribuíram para desenvolver a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG? Qual a contribuição acadêmica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar e Formação de professores (Gepefe), na produção de saberes e conhecimentos no âmbito da EF no contexto escolar e da FP no PPGE/UEPG?

Evidencia-se o espaço acadêmico em 25 anos do PPGE/UEPG, para o desenvolvimento das pesquisas no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, explicitando-se os principais aspectos dessa produção acadêmica. Aponta-se a instituição e a vinculação do Gepefe1 (UEPG/CNPq), bem como a entrada de dois professores de Educação Física, no PPGE/UEPG, na Linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem (EA), como marcos que contribuíram para desenvolver a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP.

Destaca-se a contribuição acadêmica do Gepefe (UEPG/CNPq) na produção de saberes e conhecimentos no âmbito da “Educação Física escolar e Formação de professores”, sendo estes os eixos norteadores dos estudos e das pesquisas realizadas no referido Grupo. A maioria dos estudos realizados no PPGE/UEPG, na Linha de pesquisa de EA, considerados neste artigo, tem suas temáticas relacionadas às Linhas de pesquisa do Gepefe (UEPG/CNPq).

Realiza-se a análise e a discussão dos dados do estudo apontando-se os resultados. Finaliza-se o artigo com as considerações finais sobre a ampliação do espaço acadêmico dos saberes e dos conhecimentos da EF no contexto escolar e da FP. Indicam-se, então, elementos para o incremento desse espaço, por meio das ações empreendidas no Gepefe (UEPG/CNPq), embora se destaque que a produção acadêmica nesse contexto tenha sido desenvolvida de forma expressiva em 25 anos do PPGE/UEPG.

O PPGE/UEPG como espaço para a pesquisa em Educação Física no âmbito escolar e da formação do professor

O PPGE/UEPG teve início em 1994, com a implantação do Mestrado em Educação. Sua instituição possibilitou a solidificação da pesquisa e o aumento da produção científica na área de Educação e da Formação de professores, uma das áreas precursoras da UEPG/PR (CAMPOS, 2019).

No sentido de destacar o PPGE/UEPG como espaço de saberes e de conhecimentos da EF no contexto escolar e da FP, considera-se o número de dissertações e de teses produzidas no período de 1996 a 2018, mas também são explicitados os principais aspectos da produção acadêmica nesses âmbitos e período. Desse modo, este artigo não se limita apenas em apresentar os dados da produção acadêmica do PPGE/UEPG de forma quantitativa, mas, sim, e principalmente, apresentá-los considerando: o espaço acadêmico para o desenvolvimento das pesquisas, bem como os principais aspectos da produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, em 25 anos do PPGE/UEPG; os marcos que contribuíram para desenvolver a produção acadêmica no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, de modo a apontar o aporte acadêmico do Gepefe na produção de saberes e de conhecimentos nesse contexto.

Assim sendo, a pesquisa é quanti-qualitativa (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007; GAMBOA, 2012) e caracteriza-se como um estudo de caso descritivo (TRIVIÑOS, 1987; ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2004). Para Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2004, p. 640), “os exemplos mais comuns para esse tipo de pesquisa, o estudo de caso, são os que focalizam apenas uma unidade [...], um pequeno grupo [...], uma instituição [...], um programa [...] ou um evento [...]”.

Um estudo de caso pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. O pesquisador não pretende intervir sobre o objeto a ser estudado, mas revelá-lo tal como ele o percebe. O estudo de caso pode decorrer de acordo com uma perspectiva interpretativa, que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes, ou uma perspectiva pragmática, que visa simplesmente apresentar uma perspectiva global, tanto quanto possível completa e coerente, do objeto de estudo do ponto de vista do investigador. (FONSECA, 2002, p. 33).

A pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e os fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS, 1987).

O levantamento de dados da pesquisa foi realizado no site2 do PPGE/UEPG, em maio de 2019, considerando-se a produção acadêmica que inclui as dissertações e as teses realizadas no período de 1996 a 2018, que apresentaram ao menos um dos seguintes critérios: o trabalho tratar de uma das seguintes temáticas - Educação Física (EF), Educação Física Escolar (EFE), Formação do Professor de Educação Física (FPEF), Formação Profissional em Educação Física (FPFEF); no título do trabalho constar um dos seguintes termos - Educação Física (EF), Educação Física Escolar (EFE), Formação do Professor de Educação Física (FPEF), Formação Profissional em Educação Física (FPFEF); o autor ser da área de Educação Física; o orientador ser da área de Educação Física. Na sequência, foram lidos os resumos das pesquisas selecionadas, identificando-se a temática e as palavras-chave em cada um dos estudos. A intenção foi identificar as proximidades entre eles considerando-se os âmbitos da EF no contexto escolar e da FP.

De acordo com os critérios estabelecidos, identificaram-se dois períodos de produção acadêmica, de 1996-2002 e de 2010-2018. Desse modo, constatou-se que, desde o início do PPGE/UEPG, a pesquisa no âmbito da EF se fez presente no contexto escolar e da FP, embora não houvesse nenhum professor de Educação Física cadastrado no PPGE/UEPG.

No primeiro período (1996-2002), foi incluída toda a produção acadêmica desde a implantação do PPGE/UEPG, independentemente da Linha de Pesquisa. A primeira dissertação foi finalizada em 1996 e trata da temática sobre a FPEF. Nos anos subsequentes, até 2002, foram concluídas mais quatro pesquisas, sendo: uma sobre a EFE, duas sobre a FPFEF, e uma sobre a temática do Projeto Político Pedagógico (PPP). Assim, a totalidade da produção acadêmica no período de 1996 a 2002 foi de cinco dissertações, sendo os autores todos da área de EF.

No Quadro 1, constam algumas especificidades da produção acadêmica da EF no contexto escolar e da FP, no PPGE/UEPG, no período de 1996 a 2002, de acordo com os critérios estabelecidos neste estudo.

Quadro 1 Especificidades da produção acadêmica em EF no PPGE/UEPG de 1996 a 2002 

Ano/Temática Educação Física/Critério título Ano/Outra temática Palavras-chave Área do autor(a) Área do orientador (a) Total da produção acadêmica
1996
- Formação do professor de Educação Física (FPEF)/Educação Física (EF).
  Formação de professores. Educação Física. Educação Física Educação 1
1998
- Educação Física escolar (EFE)/Educação Física (EF).
  Educação Física escolar. Educação Física. Educação Física Educação 1
2001
- Formação profissional em Educação Física (FPFEF)/Educação Física escolar (EFE).
  Formação profissional. Educação Física escolar. Educação Física Educação 1
2002
- Formação profissional em Educação Física (FPFEF)/Educação Física (EF).
2002
- Projeto - Político Pedagógico (PPP)/Escola.
Formação profissional em Educação Física.

Projeto Político Pedagógico.
Escola.
Educação Física

Educação Física
Educação

Educação
2
Subtotal: 4 1        
Total:         5

Fonte: Dados da pesquisa organizados pela autora.

Considerando-se a produção acadêmica assinalada no Quadro 1, verifica-se que, nos primeiros oito anos do PPGE/UEPG (1994-2002) o número de produções acadêmicas em EF no contexto escolar e da FP foi pequeno (4), sendo desenvolvidas temáticas sobre a FPEF, EFE e a FPFEF. Vale ressaltar que nenhum dos professores orientadores das pesquisas, concluídas no período de 1996 a 2002, é da área de EF.

No período de 2003 a 2009, constata-se uma lacuna na produção acadêmica do PPGE/UEPG no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, ou seja, não foi realizada nenhuma dissertação cuja pesquisa estivesse relacionada a esses eixos temáticos.

Durante esse período, especificamente em 2006 e 2007, ocorreram dois fatos contundentes que contribuíram para alavancar a produção acadêmica no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, nos âmbitos da EF, EFE, FPEF, FPFEF, ampliando-se o espaço para a pesquisa em Educação Infantil (EI).

O primeiro episódio ocorreu no final de 2006 com a instituição do Gepefe (UEPG/CNPq) e sua vinculação no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA. O segundo fato deu-se no início de 2007, com o ingresso concomitante de dois docentes da área de EF no PPGE/UEPG na Linha de Pesquisa de EA. Tais fatos foram determinantes para a ampliação da produção acadêmica no PPGE/UEPG, no âmbito da EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI, na Linha de Pesquisa de EA, pois possibilitaram a aproximação dos professores de Educação Física, da Educação Básica e do Ensino Superior, bem como dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, com o contexto de estudos e de pesquisas no âmbito da universidade.

No segundo período identificado, de 2010 a 2018, da produção acadêmica no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, são consideradas as pesquisas no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, de acordo com os critérios estabelecidos neste estudo. Assim sendo, em 2010, foi finalizada uma dissertação com a temática da EFE, iniciando, dessa forma, uma nova etapa de produções acadêmicas no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, que culminou em 2018 com a conclusão de 20 dissertações. A temática das 16 dissertações versa sobre a EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI, as quais são de autoria de pesquisadores do Gepefe (UEPG/CNPq). Destas pesquisas, 14 têm como autores professores de EF, e duas dissertações foram elaboradas por professores da área de Pedagogia. Do total de 20 dissertações, quatro versam sobre as seguintes temáticas: ensino e aprendizagem em outros espaços (1); a produção acadêmica em atendimento educacional especializado (1); a construção social do conceito de adolescência (1); a disciplina de Libras na formação do pedagogo (1).

No Quadro 3 (Apêndice A), constam as dissertações concluídas, no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, no período de 2010 a 2018. De acordo com os dados desse quadro, é possível constatar que a maioria das dissertações (16) produzidas no período de 2010 a 2018 versa sobre temáticas relacionadas ao âmbito da EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI, e que a minoria (4) do total da produção acadêmica (20) aborda sobre temáticas da educação já mencionadas. Vale lembrar que todas as dissertações (20) tiveram a orientação dos docentes da área de EF (2) que ingressaram no PPGE/UEPG em 2007.

No ano de 2010, foi instituído, no PPGE/UEPG, o Doutorado em Educação, sendo a consolidação da pesquisa e da produção científica, até então, determinante para o início do referido Programa. Em 2014, foram defendidas as duas primeiras teses no PPGE/UEPG, portanto é importante considerar que o Doutorado em Educação é recente e está no seu 10º ano de funcionamento.

No PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, de 2015 a 2018, foram concluídas seis teses, sob a orientação dos professores (2) de EF. Duas destas pesquisas têm como temática a FPEF, tendo três teses como autores pesquisadores do Gepefe (UEPG/CNPq). Da totalidade de seis teses, quatro abordam sobre as seguintes temáticas: formação docente para atuar com a diversidade humana em contextos inclusivos (1); cultura de paz e educação para a paz (1); a inclusão no ensino regular vozes e significados (1); um estudante bilíngue, uma mãe surda e a escola (1).

No Quadro 4 (Apêndice B), constam as referidas teses que foram concluídas no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, no período de 2015 a 2018. Por meio dos dados do Quadro 4 (Apêndice B), verifica-se que a minoria das teses (2), produzidas de 2015 a 2018, versa sobre temáticas relacionadas ao âmbito da FPEF, e que a maioria (4) do total da produção acadêmica (6) aborda sobre outras temáticas da educação.

Diante desses dados, constata-se que a produção acadêmica no PPGE/UEPG, no período de 1996 a 2018, no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, em termos quantitativos, foi mais expressiva no Programa de Mestrado. Embora seja necessário considerar que o Programa de Doutorado é recente, as primeiras teses são apresentadas a partir de 2014, assim como o tempo de conclusão dos estudos é diferenciado nos referidos programas.

Considerando-se o total da produção acadêmica no PPGE/UEPG, no período de 1996 a 2018, de acordo com os critérios estabelecidos neste estudo, ele é de 25 dissertações e seis teses, totalizando 31 pesquisas, das quais 26 foram orientadas pelos docentes (2) da área de EF que ingressaram no PPGE/UEPG em 2007.

No Quadro 5 (Apêndice C) consta a produção acadêmica do PPGE/UEPG, de 1996 a 2018, e algumas das suas especificidades, referentes às temáticas específicas (EF, EFE, FPEF, FPFEF, EI), outras temáticas e as palavras-chave. Os dados do Quadro 5 (Apêndice C) indicam que, a partir de 2010, houve um aumento expressivo na produção acadêmica do PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA. Certamente, o ingresso dos docentes da área de EF (2) bem como a vinculação do Gepefe (UEPG/CNPq) ao Programa foram determinantes para ampliar o número de pesquisas realizadas.

Considerando-se que a contribuição do Gepefe (UEPG/CNPq) tem sido fundamental para ampliar o espaço da pesquisa no âmbito da EF no contexto escolar e da FP, é importante destacar os aspectos que têm sido determinantes no aporte que o referido Grupo tem agregado na produção acadêmica do PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA.

A contribuição do Gepefe (UEPG/CNPq) na produção de saberes e de conhecimentos no âmbito da Educação Física escolar e da Formação de professores

O aporte acadêmico do Gepefe tem sido efetivado na produção de saberes e de conhecimentos no âmbito da EF no contexto escolar e da FP. Considera-se que os termos “saber” e “conhecimento” apresentam diferentes significados, embora se complementem e sejam fundamentais para a formação docente.

De acordo com Azzi (2000), o saber é uma fase do desenvolvimento do conhecimento, na qual a pessoa organiza unidades preliminares de conhecimento, que atendem às necessidades práticas imediatas, mas não alcança ainda a organização metódica do conhecimento em si. Nesse sentido, a diferença básica entre o saber e o conhecimento, para Azzi (2000), é que o primeiro é construído pelo próprio indivíduo, ao passo que o segundo é elaborado por pesquisadores e teóricos. No Gepefe, diversos saberes são compartilhados entre os professores da Educação Básica, do Ensino Superior e os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, os quais contribuem para a elaboração coletiva dos conhecimentos no âmbito da EF no contexto escolar e da FP.

Outros estudiosos, como Gauthier et al. (1998), consideram saber e conhecimento como sinônimos. Os autores afirmam que o ensino exige saberes ou conhecimentos. Para Tardif (2004), a noção de saber abrange um sentido amplo que engloba os conhecimentos, as competências e as habilidades, os quais não são inatos, mas, sim, construídos ao longo de uma trajetória, que envolve aquilo que foi muitas vezes chamado de saber, de saber-fazer e de saber-ser. Outros autores, como Garcia (1999), utiliza o termo “conhecimento” para se referir não apenas às áreas do saber pedagógico (conhecimentos teóricos e conceituais), mas também às áreas do saber-fazer (esquemas práticos de ensino), assim como de saber porquê (justificação da prática).

Cabe ressaltar que o trabalho acadêmico efetivado no Gepefe tem sido fundamental na constituição do espaço de saberes e de conhecimentos no âmbito da EF e da FP, pois estudos e pesquisas têm sido realizados e socializados, por meio de publicações e de participações em eventos científicos da área de Educação e Educação Física. O Gepefe tem realizado esse trabalho acadêmico desde sua instituição na UEPG/PR e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como sua vinculação no PPGE/UEPG, a qual se deu no final de 2006. Desde então, as atividades acadêmicas realizadas têm contribuído para ampliar os estudos e as pesquisas no âmbito da EF e da FP. Esse espaço acadêmico tem possibilitado a aproximação entre o contexto escolar e o de FP, pois a direção dos estudos e das pesquisas expressa-se em um duplo sentido: universidade-escola e escola-universidade.

As ações empreendidas e efetivadas no Gepefe concretizaram-se a partir da sua certificação, as quais visam buscar a interlocução e as possíveis intervenções na área da EF, especificamente no contexto escolar e da FP inicial e continuada. A relevância do Gepefe está em oferecer um espaço acadêmico para que professores e graduandos da Licenciatura possam dele usufruir, em busca de ações que contribuam para desenvolver reflexões, discussões e produções acadêmicas no âmbito da EF no contexto escolar e da FP. Nesse sentido, o Gepefe tem por objetivo principal contribuir para desenvolver reflexões, análises, estudos, discussões e ações que resultem em pesquisas, publicações e intervenções que venham colaborar para redimensionar o desenvolvimento da EF no contexto escolar e da FP inicial e continuada.

O Gepefe agrega professores de Educação Física que atuam na Educação Básica, no Ensino Superior, bem como acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física. A participação dos professores e dos acadêmicos tem contribuído para enriquecer as reflexões e as discussões sobre a EF no contexto escolar e da FP, visto que buscam, por meio de estudos e de pesquisas, o desenvolvimento de projetos e da produção acadêmica, no sentido de agregar conhecimentos e ampliar o diálogo entre os profissionais da área. Nesse espaço, ações acadêmicas têm sido expandidas e efetivadas a fim de resultar em contribuições para a área da Educação e da Educação Física.

Desde os primeiros encontros do Gepefe, foram estabelecidos os objetivos, as metas e as Linhas de Pesquisa que seriam priorizadas, assim foram constituídas as seguintes linhas: Corpo, cultura e Educação Física escolar; Educação Física e Esporte: metodologia e ensino-aprendizagem; Manifestações do Esporte no contexto da escola; Saúde e Educação Física escolar; Transversalidade e Educação Física escolar; Educação Física, Esporte e Educação para a Paz: dimensões conceituais, metodológicas e na formação de professores.

As referidas Linhas de Pesquisa foram selecionadas, principalmente, com a intenção de atender aos diferentes interesses, anseios e objetivos daqueles que viessem a fazer parte do Gepefe, agregando, assim, em um primeiro momento, professores com formação e tempo de atuação profissional diferenciados, e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, que, muitas vezes, têm objetivos particularizados em relação à futura profissão. As diferentes Linhas de Pesquisa também possibilitam que as reflexões e as discussões sejam ampliadas em torno da Educação Física no âmbito escolar e da FP. As Linhas de Pesquisa estabelecidas inicialmente no Gepefe foram mantidas até 2016.

Em 2017, identificou-se a necessidade de algumas adequações nas Linhas de Pesquisa do Gepefe, com o objetivo de desenvolver de forma mais pontual as pesquisas realizadas pelos seus integrantes. Assim, atualmente, as Linhas de Pesquisa são as seguintes: Corpo, corporeidade e Educação Física escolar; Educação Física escolar: conhecimentos e metodologia; O fenômeno esporte e suas manifestações; Educação Infantil, corpo e ludicidade; Transversalidade e Educação Física escolar; Formação de professores de Educação Física.

Destaca-se que o número (6) de Linhas de Pesquisa do Gepefe permaneceu o mesmo. Entretanto, algumas alterações foram realizadas em relação aos objetivos, sendo também efetivados alguns ajustes em suas denominações. Na linha “Corpo, Cultura e Educação Física escolar”, o termo “cultura” foi excluído, sendo incluso o termo “corporeidade”. Em relação aos objetivos dessa linha, pontua-se especificamente a abordagem sobre questões relacionadas ao corpo e à corporeidade, considerando os aspectos culturais dos diferentes grupos, visando um redimensionamento pedagógico da Educação Física na escola.

As linhas “Educação Física e esporte: metodologia e ensino aprendizagem” e “Manifestações do esporte no contexto da escola” tiveram algumas alterações em relação aos objetivos, no sentido de que os elementos da Educação Física escolar e do esporte sejam desenvolvidos de forma mais específica e aprofundada, considerando-se as perspectivas metodológicas para a abordagem dos conhecimentos da cultura corporal no contexto da Educação Física escolar, e as manifestações do esporte como fenômeno multicultural, bem como sua prática, vivência e possibilidades pedagógicas no contexto escolar.

As linhas “Saúde e Educação Física escolar” e “Educação Física, esporte e Educação para a paz: dimensões conceituais, metodológicas e na formação de professores” foram excluídas, passando as possibilidades de estudos e de pesquisas em relação a elas a serem consideradas na linha de “Transversalidade e Educação Física escolar”, que foi mantida e ampliada em relação aos seus objetivos. Duas novas linhas de pesquisa foram criadas no Gepefe, “Educação infantil, corpo e ludicidade” e “Formação de professores de Educação Física”, pois verificou-se a necessidade de atender, respectivamente, a demanda de pesquisas sobre as questões relacionadas ao corpo em movimento e à ludicidade, que permeiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil, e discutir e investigar as questões pertinentes à formação de professores inicial e continuada em Educação Física.

No Quadro 2, constam as Linhas de Pesquisa do Gepefe3 desde sua instituição em 2006 até 2016, bem como as adequações realizadas em 2017.

Quadro 2 Linhas de pesquisa do Gepefe (UEPG/CNPq) 

Linhas de Pesquisa do Gepefe (UEPG/CNPq)
De 2006 a 2016 A partir de 2017
Corpo, Cultura e Educação Física escolar Corpo, corporeidade e Educação Física escolar
Educação Física e esporte: metodologia e ensino aprendizagem Educação Física escolar: conhecimentos e metodologia
Manifestações do esporte no contexto da escola O fenômeno esporte e suas manifestações
Saúde e Educação Física escolar Educação infantil, corpo e ludicidade
Transversalidade e Educação Física escolar Transversalidade e Educação Física escolar
Educação Física, esporte e Educação para a paz: dimensões conceituais, metodológicas e na formação de professores Formação de professores de Educação Física

Fonte: Dados da pesquisa organizados pela autora.

As adaptações e as modificações relacionadas às Linhas de Pesquisa do Gepefe foram realizadas em 2017, com o intuito de especificar de forma precisa os eixos norteadores da produção acadêmica efetivada pelos seus integrantes.

O Gepefe, em 12 anos de efetivo trabalho (2006-2018) na esfera acadêmica, tem agregado profissionais e estudantes da área de Educação Física e também da Pedagogia, os quais tem priorizado temáticas de pesquisa nos âmbitos da EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI. As pesquisas realizadas pelos professores integrantes do Gepefe abrangem os seguintes eixos norteadores: Corpo e cultura; Educação Física escolar: metodologia e ensino aprendizagem; O fenômeno esporte e suas manifestações no contexto escolar e de formação de professores; Formação de professores de Educação Física, Saúde e Educação Física escolar; Educação Infantil; Educação Física, Formação e Educação para a paz.

O desenvolvimento de estudos e de pesquisas no Gepefe tem contribuído para ampliar as reflexões, as discussões e a produção acadêmica sobre a EF, EFE, FPEF, FPFEF e EI, pois, desde sua instituição, seus membros buscam subsídios para o desenvolvimento de intervenções pedagógicas significativas na escola, no sentido de identificar lacunas na formação docente e apontar possibilidades para a EF no contexto escolar e da FP.

A contribuição do Gepefe (UEPG/CNPq) na produção acadêmica em 25 anos do PPGE/UEPG

O trabalho realizado no Gepefe, desde o início de suas atividades acadêmicas em 2006, tem como eixo central ações relacionadas à temática “Educação Física e Formação de professores”. O objetivo tem sido oferecer um espaço acadêmico para que professores de Educação Física da Educação Básica, do Ensino Superior e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física possam discutir, refletir, trocar experiências e desenvolver pesquisas, a fim de contribuir para ampliar o conhecimento no âmbito da EF no contexto escolar e da FP.

Os membros do Gepefe, em 12 anos de efetivo trabalho, têm desenvolvido reflexões, análises, estudos, discussões, pesquisas, publicações e intervenções a fim de redimensionar o desenvolvimento da EF no contexto escolar e da FP. Tais ações têm contribuído no processo de formação dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física que participam do Grupo, pois lhes oportuniza relacionar a teoria estudada com a prática efetivada, possibilitando-lhes refletir e intervir de forma significativa na escola, tanto por meio do Estágio Curricular Supervisionado, quanto por meio dos projetos dos quais participam (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, Programa Voluntário de Iniciação Científica - PROVIC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, entre outros).

A contribuição do Gepefe estende-se também no âmbito da Pedagogia, pois as linhas de pesquisa pertinentes às questões relacionadas à Educação Infantil, como o brincar e o corpo em movimento, tem possibilitado o desenvolvimento de estudos e de pesquisas também por professores formadores dessa área.

Constata-se a contribuição efetiva do Gepefe na produção acadêmica do PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, de 2010 a 2018, pois a maioria dos estudos realizados tem como eixo central norteador temáticas relacionadas ao âmbito da EF no contexto escolar e da FP, sendo 16 dissertações e duas teses, totalizando 18 pesquisas, cujos autores são professores de EF. Considerando-se o mesmo período, a totalidade das pesquisas orientadas pelos professores de EF (2) que ingressaram no PPGE/UEPG em 2007, verifica-se que ela é de 26 estudos.

Na Tabela 1, constam os dados da produção acadêmica do PPGE/UEPG, na Linha de pesquisa de EA, de 2010 a 2018, com algumas especificidades.

Tabela 1 Produção acadêmica do PPGE/UEPG, de 2010 a 2018, orientadores, autores e temáticas (EF, EFE, FPEF, FPFEF, EI) 

Períodos/ Orientadores Total de dissertações Dissertações:
EF, EFE, FPEF, FPFEF, EI
Total de teses Teses: EF, EFE, FPEF, FPFEF, EI Autores pesquisadores
GEPEFE (UEPG/CNPq)
Autores professores de
Educação Física
2010-2018 (Orientadores da Área de Educação Física) 20 16     16 14
2014-2018 (Orientadores da Área de Educação Física)     6 2 2 2
Subtotais 2010-2018 20 16 6 2 18 16
Total produção acadêmica PPGE/UEPG de 2010 a 2018 20   6     26

Fonte: Dados da pesquisa organizados pela autora.

De acordo com os dados da Tabela 1, verifica-se que a produção acadêmica nos últimos 8 anos do PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, em EF no contexto escolar e da FP foi expressiva, totalizando 26 pesquisas. Desse modo, o âmbito acadêmico constituído por meio das atividades empreendidas no Gepefe tem contribuído efetivamente para fomentar a produção de saberes e de conhecimentos da EF e da FP, contribuindo para ampliar significativamente a produção acadêmica em 25 anos do PPGE/UEPG.

Considerações finais

Neste artigo, o objetivo foi apresentar a produção acadêmica em 25 anos do PPGE/UEPG, no âmbito da EF e da FP. Consideraram-se as dissertações e as teses produzidas no período de 1996 a 2018. Constatou-se que, desde o início do PPGE/UEPG, a produção acadêmica no âmbito da EF e da FP se fez presente, embora tenha sido modesta (5) nos primeiros 9 anos do Programa.

A partir de 2010, a produção acadêmica no PPGE/UEPG, na Linha de Pesquisa de EA, foi ampliada significativamente (26), tanto sobre temáticas relacionadas à EF no contexto escolar e da FP (18), quanto sobre outros temas relacionados à Educação (8). É fato que o ingresso de dois professores da área de EF no PPGE/UEPG bem como a vinculação do Gepefe contribuíram para tal ascensão acadêmica.

O espaço acadêmico do Gepefe tem possibilitado aos professores de EF da Educação Básica e do Ensino Superior bem como aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em EF a aproximação com pesquisas voltadas a temáticas relacionadas ao contexto escolar e de FP, ampliando, assim, o olhar investigativo dos seus membros sobre as questões educacionais.

Os estudos e as pesquisas realizadas pelos pesquisadores do Gepefe têm sido divulgados em eventos acadêmicos e científicos, por meio da apresentação e da publicação dos trabalhos efetivados. Os membros do Gepefe têm investido na publicação de artigos em periódicos, e em três coletâneas (2014, 2017, 2019) do grupo. A última coletânea (2019) reúne a produção acadêmica da Educação Física escolar e Formação de professores, efetivada em 25 anos do PPGE/UEPG.

O Gepefe tem estado também à frente de iniciativas que visam propiciar um espaço acadêmico para divulgar o que tem sido realizado no grupo, possibilitando a atualização e fomentando as discussões sobre temáticas relacionadas à EF no âmbito escolar, profissional e de FP. Assim sendo, o Gepefe realizou dois Seminários (2017, 2018), os quais tiveram grande repercussão entre a comunidade acadêmica da EF. Em 2017, foi realizado o “I Seminário de Educação Física Escolar: perspectivas no âmbito da pesquisa e da prática pedagógica”, que tiveram por objetivos: divulgar as pesquisas no contexto da Educação Física Escolar e de formação de professores; apresentar práticas pedagógicas inovadoras realizadas no contexto escolar; fomentar as reflexões e as discussões nos âmbitos da Educação Física Escolar e de formação de professores. Em 2018, foi realizado o “2º Seminário do Gepefe: BNCC consequências e perspectivas para a Educação Física Escolar”, com os objetivos de: fomentar reflexões e discussões sobre os pressupostos da BNCC (BRASIL, 2017) para a Educação Física Escolar; divulgar algumas pesquisas realizadas pelos membros do Gepefe (UEPG/CNPq) no âmbito da Educação Física Escolar e de Formação de professores.

Constata-se que, por meio dos trabalhos e dos encaminhamentos desenvolvidos no Gepefe, professores e acadêmicos têm usufruído do espaço no contexto da universidade para ampliar e divulgar conhecimentos, compartilhar experiências pedagógicas, perspectivar encaminhamentos e um redimensionamento pedagógico para a Educação Física no contexto escolar e de FP, bem como elaborar e divulgar pesquisas em eventos científicos e periódicos na área da Educação e da Educação Física.

1Disponível em: http://www.gepefe.com/ Acesso em: 12 jun. 2019.

2Disponível em: http://www.pitangui.uepg.br/propesp/ppge/ Acesso em: 10 maio 2019.

3Disponível em: http://www.gepefe.com/ Acesso em: 12 jun. 2019.

Apêndice A

Quadro 3 Dissertações concluídas no PPGE/UEPG, na Linha de pesquisa de EA, no período de 2010 a 2018 

Ano/Temática Educação Física/Critério título Ano/ Outra Temática Palavras-chave Área Autor(a) Área Orientador (a) Total da produção acadêmica
2010
- Representações sociais da dança na Educação Física Escolar (EFE).

2010
Ensino e aprendizagem em outros espaços.
2010
Dança. Educação Física. Escola.
2010
Adolescentes em conflitos com a lei. Evasão escolar e Políticas Públicas de Educação e Socioeducação.
2010
Educação Física
2010
Pedagogia
Educação Física
Educação Física
2
2011
- Formação profissional em Educação Física (FPFEF).
2011
- Educação Infantil (EI).

2011
- Produção acadêmica em Atendimento educacional especializado.
2011
Formação profissional docente. Educação Física. Estágio Supervisionado, Currículo.
2011
Corpo. Criança. Brincar corporal. Prática pedagógica. Docilização. Disciplinamento.
2011
Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Epistemologia. Produção científica. Práxis.
2011
Educação Física
2011
Pedagogia
2011 Ciências e Biologia
Educação Física
Educação Física
Educação Física
3
2012
- Formação docente e prática pedagógica da Educação Física (EF).
2012
- Esporte na Educação Física Escolar (EFE).
  2012
Formação docente. Diretrizes Curriculares. Educação Física. Prática pedagógica.
2012
Educação Física escolar. Manifestações do esporte. Intervenção docente. Estratégias de ensino.
2012
Educação Física
2012
Educação Física
Educação Física
Educação Física
2
2013
- Avaliação da Educação Física Escolar (EFE) no contexto inclusivo.
2013
- Esporte na Educação Física Escolar (EFE).
2013
-Prática pedagógica dos professores de Educação Infantil (EI).

2013
- Construção social do conceito de adolescência.
2013
Inclusão. Educação Física escolar. Avaliação.
2013
Esporte. Escola. Educação Física escolar. Ensino fundamental.
2013
Educação Infantil. Práticas pedagógicas. Corpo em movimento.
2013
Adolescência. Habitus. Estigma. Relações professor/aluno.
2013
Educação Física
2013
Educação Física
2013
Pedagogia
2013
Pedagogia
Educação Física
Educação Física
Educação Física
Educação Física
4
2014
- Educação Física (EF) e inclusão escolar.
  2014
Educação Física escolar. Inclusão. Plano Municipal de Educação. Matriz Curricular da Educação Física.
2014
Educação Física
Educação Física 1
2015
- Programas sociais esportivos na escola na concepção dos Prof. de Educação Física (EF).
2015
- Lutas na Formação do professor de Educação Física (FPEF) e o ensino na escola.
  2015
Esporte. Programas sociais. Programa Segundo Tempo. Programa Mais Educação.
2015
Educação Física. Lutas. Formação de professores. Abordagem crítico-superadora.
2015
Educação Física
2015
Educação Física
Educação Física
Educação Física
2
2016
- Esporte na Educação Física Escolar (EFE).
2016
-Atividade física e saúde na Educação Física Escolar (EFE).
  2016
Educação Física. Esporte. Saberes e conhecimentos docentes. Ensino fundamental.
2016
Educação Física. Atividade física.Aula de Educação Física.Saúde. Ensino médio.
2016
Educação Física
2016
Educação Física
Educação Física
Educação Física
2
2017
- Educação Física (EF) na rede municipal PG/PR anos iniciais EF.

2017
Disciplina de Libras na formação do pedagogo.
2017
Educação Física escolar. Anos iniciais do ensino fundamental. Prática pedagógica. Ensino e Aprendizagem.
2017
Disciplina de Libras. Formação do pedagogo. Lócus da disciplina.
2017
Educação Física
2017
Pedagogia
Educação Física
Educação Física
2
2018
- Corpo em movimento na Educação Infantil (EI).
2018
- Pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Física (EF) nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
  2018
Educação Infantil. Ludicidade. Corpo em movimento. Prática pedagógica. Brincar.
2018
Educação Física escolar. Escola pública. Anos finais do Ensino Fundamental.
2018
Educação Física
2018
Educação Física
Educação Física
Educação Física
2
Subtotal 16 4        
Total         20

Fonte: Dados da pesquisa organizados pela autora.

Apêndice B

Quadro 4 Teses concluídas no PPGE/UEPG, na Linha de pesquisa de EA, no período de 2015 a 2018 

Ano/Temática Educação Física/Critério título Ano/
Outra Temática
Palavras-chave Área Autor (a) Área Orientador (a) Total da produção acadêmica
  2015
A atividade docente no processo formativo de acadêmicos para atuar com a diversidade humana em contextos inclusivos.
2015
Inclusão. Diversidade humana. Totalidade. Contradição. Práxis docente.
2015
Pedagogia
Educação Física 1
  2016
Cultura de paz e Educação para a paz: olhares a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin.
2016
Teoria de Complexidade. Cultura de Paz. Educação para a Paz. Prevenção das Violências na Educação.
2016
Educação Física
Educação Física 1
2017
- Representações sociais dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física (EF) sobre o que é ser professor.

2017
- A inclusão de pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais no ensino regular: vozes e significados.
2017
Teoria das Representações sociais. Licenciatura em Educação Física. Formação do professor de EF. Acadêmicos.
2017
Inclusão. Escolarização de pessoas com deficiência. Cotidiano escolar.
2017
Educação Física
2017
Pedagogia
Educação Física
Educação Física
2
2018
- O fenômeno esporte na Formação profissional na Licenciatura em Educação Física (FPFEF).

2018
Um estudante bilíngue, uma mãe surda e a escola: percurso de encontros, desencontros e contradições.
2018
Formação profissional. Esporte. Licenciatura em Educação Física.
2018
Altas Habilidades/Superdotação (AH/S). Filhos ouvintes de pais surdos. Formação de professores. Inclusão. Libras. Psicanálise.
2018
Educação Física

2018
Letras Português/Inglês;
Bacharel em Letras/Libras
Educação Física
Educação Física
2
Subtotal 2 4        
Total         6

Fonte: Dados da pesquisa organizados pela autora.

Apêndice C

Quadro 5 Produção acadêmica no PPGE/UEPG de 1996 a 2018, ano da produção e quantidade de pesquisas, orientadores e temáticas específicas (EF, EFE, FPEF, FPFEF, EI), orientadores e outras temáticas e palavras-chave 

Período/Orientador/Ano/
Nº de trabalhos/Temáticas/
Critério título
Dissertações
EF, EFE, FP, FPEF, EI
Teses
EF, EFE, FP, FPEF, EI
Dissertações
Outras temáticas
Teses
Outras temáticas
Palavras-chave Total produção acadêmica
1996-2002 (Orientador Outra área)
1996 (1)
- Formação do professor de Educação Física (FPEF).
1998 (2)
- Organização da Educação Física Escolar (EFE) no Brasil.
- Formação profissional em Educação Física (FPFEF).
2001 (1)
- Formação profissional em Educação Física (FPFEF).
2002 (1)
Projeto Político Pedagógico: articulador da identidade da escola

1

1

1

1
  1  
Educação Física.
Educação Física escolar.
Formação de professores.
Formação profissional.
Projeto Político Pedagógico.
Escola.
5
2010-2018
(Orientador Área de Educação Física)
2010 (2)
- Representações sociais da dança na Educação Física Escolar (EFE).
2011 (3)
- Educação Infantil (EI).
- Formação profissional em Educação Física (FPFEF).
2012 (2)
- Formação docente e prática pedagógica da EF.
- Esporte na Educação Física Escolar (EFE).
2013 (4)
- Prática pedagógica dos professores de Educação Infantil (EI).
- Avaliação da Educação Física Escolar (EFE) no contexto inclusivo.
- Esporte na Educação Física Escolar (EFE).
2014 (1)
- EF e inclusão escolar.
2015 (2)
- Programas sociais esportivos na escola.
- Lutas na Formação do professor de Educação Física (FPEF) e o ensino na escola.
2016 (2)
- Esporte na Educação Física Escolar (EFE).
-Atividade física e saúde na Educação Física Escolar (EFE).
2017 (2)
- EF na Rede Municipal PG/PR anos iniciais EF.
2018 (2)
- Corpo em movimento na Educação Infantil (EI).
- Pressupostos teóricos e metodológicos da EF nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
16   4  
Educação Física.
Escola.
Dança.
Corpo. Criança.
Brincar corporal.
Formação profissional docente.
Estágio supervisionado.
Formação Docente.
Diretrizes curriculares.
Educação Física escolar.
Estratégias de ensino.
Educação Infantil.
Corpo em movimento.
Inclusão.
Avaliação.
Esporte.
Programas sociais.
Lutas.
Formação de professores.
Saberes e conhecimentos docentes.
Atividade física.
Aulas de Educação Física. Saúde.
Ensino e aprendizagem.
Brincar.Ludicidade.
Escola Pública.
Anos finais do Ensino Fundamental.
20
2014-2018
(Orientador Área de Educação Física)
2015 (1)
A atividade docente no processo formativo de acadêmicos para atuar com a diversidade humana em contextos inclusivos.
2016 (1)
Cultura de paz e Educação para a paz: olhares a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin.
2017 (2)
- A inclusão de pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais no ensino regular: vozes e significados.
- Representações sociais dos acadêmicos da Licenciatura em EF sobre o que é ser professor
2018 (2)
- O fenômeno esporte na Formação profissional (FP) na Licenciatura em EF.
- Um estudante bilíngue, uma mãe surda e a escola: percurso de encontros, desencontros e contradições.
  2   4
Processo formativo.
Diversidade humana.
Teoria da Complexidade.
Cultura de Paz.
Educação para a Paz.
Prevenção das violências na Educação.
Contextos inclusivos.
Ensino regular.
Vozes e significados.
Teoria das Representações sociais. Licenciatura em EF.
Formação do professor de EF.
Acadêmicos.
Formação profissional.
Esporte.
Altas Habilidades/Superdotação (AH/S).
Filhos ouvintes de pais surdos.
Formação de professores.
Inclusão.
Libras.
Psicanálise.
6
Subtotal 20 2 5 4    
Total           31

Fonte: Dados da pesquisa organizados pela autora

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. [ Links ]

AZZI, S. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 35-60. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. [ Links ]

CAMPOS, N. Criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1993-2010). Práxis Educativa, v. 14, n. 2, p. 744-767, maio/ago. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.019Links ]

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Apostila. Fortaleza: UEC, 2002. [ Links ]

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argós, 2012. [ Links ]

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999. [ Links ]

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora UNIJUI, 1998. [ Links ]

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. [ Links ]

THOMAS, J.; NELSON, J.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividades físicas. Porto Alegre: Artmed, 2007. [ Links ]

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. [ Links ]

Recebido: 31 de Março de 2019; Revisado: 23 de Agosto de 2019; Aceito: 25 de Agosto de 2019; Publicado: 04 de Setembro de 2019

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.