SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15ADDOR, Nicolas. Qualis periódicos: a regulação da pesquisa no Brasil. Curitiba: Íthala, 2019. 218 p.Políticas conservadoras na Educação Básica: a regulamentação do Plano Pedagógico Individual da Educação Domiciliar, as implicações para a Base Nacional Comum Curricular e a sociedade brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Práxis Educativa vol.15  Ponta Grossa  2020  Epub 10-Maio-2021

https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16890.097 

Resenhas

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.

Jefferson Mainardes* 
http://orcid.org/0000-0003-0401-8112

Magna do Carmo Silva** 
http://orcid.org/0000-0003-2810-3151

Simone Regina Manosso Cartaxo*** 
http://orcid.org/0000-0002-8670-6324

* Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: <jefferson.m@uol.com.br>.

** Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: <magna_csc@yahoo.com.br>.

*** Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: <simonemcartaxo@hotmail.com>.


Magda Becker Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fundadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), é uma das principais referências da área da Alfabetização no Brasil.

Em 2016, Magda Soares publicou o livro Alfabetização: a questão dos métodos, o qual recebeu o Prêmio Jabuti de 2017, na categoria “Educação e Pedagogia”. Trata-se de um livro de natureza teórica, que aborda aspectos linguísticos do processo de alfabetização, a partir de novas perspectivas e de evidências científicas revisadas. Ao integrar as “muitas facetas” da alfabetização1, a autora propõe, em lugar de método de alfabetização, a alfabetização com método.

Agora, em 2020, Magda Soares brinda-nos com o livro Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. O livro reitera a necessidade de democratizar o acesso e a qualidade do ensino público, visando garantir, a todas as crianças, a apropriação da leitura e da escrita. A obra baseia-se fortemente na experiência da autora no Projeto Alfaletrar, que vem sendo desenvolvido na cidade mineira de Lagoa Santa, desde 2007. O lema do Projeto é: “Ler e escrever, um direito de toda criança”:

Vamos garantir, a todas as crianças da rede pública de ensino de Lagoa Santa, o direito de aprender a ler e escrever, dando-lhes condições não só de prosseguirem com sucesso na escolarização, mas, sobretudo, de se apropriarem de competências indispensáveis para a plena inserção na vida social e profissional: competências de leitura e produção textual. (LAGOA SANTA, 2015, p. 1).

Nessa Rede Municipal, foi criado o Núcleo de Alfabetização e Letramento, responsável pelo desenvolvimento do Projeto Alfaletrar. Trata-se de um Projeto amplo que, em linhas gerais, estrutura-se em torno das “Metas em progressão”, da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental; de estratégias consolidadas de “desenvolvimento profissional” das professoras (na perspectiva da “formação de rede”); da realização de diagnósticos da aprendizagem dos alunos (três vezes durante o ano letivo); da realização de exposições de materiais didáticos criados pelas professoras e pelos alunos: o Alfalendo (anos pares) e Paralfaletrar (anos ímpares)2.

A repercussão desse projeto impulsionou um conjunto significativo de pesquisas, conforme sintetizaram Monteiro e Maciel (2018), e a publicação de entrevistas. Além de entrevistas e artigos3, há diversas informações no site http://www.alfaletrar.org.br, diversos vídeos no Canal “Alfaletrar Cenpec” e lives realizadas nos últimos meses.

Embora o Projeto Alfaletrar envolva todas as escolas de Educação Infantil até o 5ª ano do Ensino Fundamental, o livro Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever refere-se ao processo de alfabetização e de letramento da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental. A autora explica que o processo de alfabetização, nas escolas de Lagoa Santa, inicia-se na Educação Infantil. Assim, a maioria das crianças chega ao Ensino Fundamental na hipótese de escrita silábico-alfabética ou alfabética, e muitas se tornam rapidamente capazes de ler e de escrever com autonomia.

O livro, estruturado em uma perspectiva dialógica, é composto por seis capítulos, sendo que cada um é dividido em três unidades. Ao longo do livro, a autora propõe uma interlocução com o leitor, com algumas estratégias, em formato de quadros: “Pare e pense”, “Para saber mais”, “Na sala de aula” e “Na internet”4. Na seção PARE E PENSE, a autora coloca questões, problemas e reflexões para os leitores. As respostas podem ser confrontadas ao final do livro. Na seção PARA SABER MAIS, a autora traz informações complementares sobre conceitos, indicação de sites, exemplos, etc. Na seção NA SALA DE AULA, a autora convida o leitor a refletir sobre práticas que o/a professor/a ou futuro/a professor/a poderia desenvolver com os alunos. Na seção NA INTERNET, indica sites e obras. O leitor é desafiado a buscar mais informações, a refletir, a experimentar, tirar suas próprias conclusões. Consideramos que esse é um diferencial importante do livro. Com tais características, podemos dizer que o livro de Magda não é um livro para ser apenas lido; é um livro para ser estudado e consultado no exercício da docência na alfabetização! Ele é um convite à reflexão e a novas buscas, a partir de conceitos significativos da alfabetização, tendo como suporte a observação, o planejamento, a sistematização da prática e o redimensionamento das ações de ensino e de acompanhamento das aprendizagens das crianças.

Durante a pandemia e o surgimento de várias atividades virtuais, Magda participou de diversas lives. Na live realizada pelo CEALE, no dia 8 de setembro de 20205, ela foi indagada se o livro não poderia sugerir que se trata de um “método” de alfabetização. Magda respondeu que se trata, na realidade, de uma ação pedagógica bem estruturada que tem sido realizada pelas professoras, a partir do envolvimento em um projeto de rede, comprometido com o desenvolvimento profissional das participantes, que visa a construção coletiva e o processo formativo dialógico. Essa questão é abordada no livro:

É fundamental esclarecer que o que se propõe neste livro não é um “método”, mas uma orientação para ensinar com método, fundamentando-se em uma concepção de aprendizagem da língua escrita que articula contribuições de várias ciências: da psicogênese da escrita, da psicologia do desenvolvimento cognitivo e linguístico, da psicologia cognitiva da leitura e das ciências linguísticas que estudam a escrita, sobretudo a Fonética e a Fonologia. Todas essas ciências contribuem com “evidências científicas” para a compreensão do processo de alfabetização e, em decorrência disso, para o ensino. (SOARES, 2020, p. 112).

Acreditamos que, da forma como o livro foi escrito, fica claro que se trata de uma tentativa de esmiuçar o que é alfabetizar com método. As explicações e os exemplos de escrita das crianças, de práticas e de diálogos das professoras, indicam como as crianças podem apropriar-se do princípio alfabético e da norma ortográfica, assim como as implicações para o professor pensar e organizar a sua prática alfabetizadora.

No primeiro Capítulo, a autora explicita os conceitos de Alfabetização e Letramento. Ela destaca que a alfabetização não é a aprendizagem de um código, mas a aprendizagem de um sistema de representação, em que signos (grafemas) representam, não codificam, os sons da fala (os fonemas). Para explicar o processo de aprendizagem da língua escrita, a autora lança mão da metáfora das camadas: a) aprender o sistema de escrita alfabético (Alfabetização); b) ler e escrever textos: usos da escrita (Letramento); e c) contextos culturais e sociais de uso da escrita (Letramento). Cada aprendizagem diferencia-se das demais por processos próprios, mas interdependentes. Cada aprendizagem depende das demais, como a aprendizagem do sistema de escrita para que se possa ler e escrever, usando a escrita nas situações culturais e sociais em que a escrita está presente. A autora explica que, na sala de aula, o foco pode estar em uma camada (por exemplo, aprendizagem do sistema de escrita alfabético), mas as outras duas estão sempre presentes: alfabetizar e letrar - Alfaletrar. Alfaletrar, nesse caso, é um verbo criado para representar a integração possível entre alfabetização e letramento.

Os Capítulos 2, 3 e 4 focalizam o processo de alfabetização, sempre no contexto do letramento, sobretudo a partir das atividades de escrita (mas sempre com a presença da leitura). O Capítulo 2 apresenta uma síntese sobre o sistema de escrita alfabética, objeto do processo de alfabetização. Trata do desenvolvimento e da aprendizagem do sistema de escrita alfabética e as primeiras escritas da criança. Magda convida o leitor a refletir sobre atividades que desenvolvam a consciência fonológica, reconhecimento de letras.

No Capítulo 3, a autora conceitua consciência fonológica e suas dimensões, explica o despertar da consciência fonológica e a representação por letras (escrita silábica sem valor sonoro e escrita silábica com valor sonoro. Exemplifica, com uma parlenda, como poderia ser trabalhada a consciência fonológica (rimas e correspondência rimas-letras) e convida o leitor a compreender o conceito de escrita a partir do exemplo de escrita de crianças. Na Unidade 3, a pesquisadora argumenta que o texto é o eixo central das atividades de letramento e da aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Para o planejamento de uma sequência didática ou unidade didática, ela destaca que o professor precisa escolher um texto que desperte o interesse das crianças e esteja compatível com o nível linguístico e cognitivo delas.

No Capítulo 4, Magda Soares discute o desenvolvimento da consciência fonêmica e o avanço na compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabética. A autora apresenta propostas de sistematização da aprendizagem das relações fonemas-letras: jogo “Onde moram os fonemas”, “Jogo das casinhas”, autoditado, atividades que levam as crianças a diferenciar a escrita de palavras que começam com o mesmo fonema, etc.

Enquanto os Capítulos 2, 3 e 4 abordam o processo de alfabetização, o Capítulo 5 trata da leitura e da escrita na apropriação do sistema de escrita alfabético (Unidade 1). As unidades 2 e 3 destacam o letramento: o desenvolvimento dos usos do sistema alfabético para ler e interpretar textos, no ciclo de alfabetização e letramento (até o 3º ano do Ensino Fundamental). A autora explica que “[...] vencida a fase da apropriação do sistema alfabético e das normas ortográficas básicas, a leitura é que se torna mais fácil que a escrita” (SOARES, 2020, p. 196). A autora apresenta os gêneros preferenciais para leitura no ciclo de alfabetização e letramento e critérios para a escolha de textos. Ela explica que os textos devem e podem propor desafios para as crianças, oportunidades para desenvolverem habilidades de compreensão e de interpretação e ampliação de conhecimentos e de experiências. A leitura envolve preparação e pode ser independente ou mediada. A unidade 3 trata especificamente da produção de textos.

Por fim, o Capítulo 6 trata do planejamento no processo de alfabetização. A organização do planejamento requer compreensão de todo o processo de ensino, o estabelecimento do objetivo de aprendizagem e a possibilidade de acompanhamento do desenvolvimento da criança por meio de uma ação pedagógica bem estruturada, com possibilidade de ressignificação e de replanejamento das ações desenvolvidas. Nesse capítulo, a autora apresenta como estão organizadas as metas em progressão da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental e explica os princípios de continuidade e de integração. A unidade 3 é de especial relevância, pois Magda apresenta os procedimentos que são empregados para acompanhar a aprendizagem dos alunos: os diagnósticos. No Alfaletrar, o processo envolve as metas em progressão, o ensino com método (ensino-aprendizagem) e os instrumentos diagnósticos permanentes e periódicos. O resultados dos diagnósticos periódicos, realizados três vezes ao ano, são organizados em quadros (planilhas) que subsidiam as intervenções necessárias.

É importante destacar que, ao propor a alfabetização com método, a autora destaca a importância do planejamento, da mediação e do ensino direto, explícito. Tais questões foram mais extensivamente exploradas no livro de 2016. Em Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever, Magda destaca o papel da mediação pedagógica e os aspectos que necessitam de ensino explícito (por exemplo, os padrões silábicos complexos, norma ortográfica). A autora propõe também alguns exemplos de agrupamentos produtivos para atividades em pequenos grupos, sem deixar de destacar que “[...] crianças em fases muito distantes da maioria de seus colegas demandam atendimento individual” (SOARES, 2016, p. 116).

Reafirmamos, portanto, que o livro de Magda Soares é para ser estudado e, principalmente, consultado, por ser um livro teórico-prático do início ao fim. Sua leitura é indicada para professores/as alfabetizadores/as, para professores/as-formadores/as, para alunos/as de Pedagogia e de outros Cursos de formação de professores/as, principalmente por problematizar sobre como o/a professor/a pode organizar os processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização.

Não se trata de um livro com conceitos hipotéticos ou uma visão idealizada do que ocorre nas escolas. Todas as discussões, propostas e exemplos baseiam-se no Projeto Alfaletrar. Dois dos autores desta resenha (Magna e Jefferson) já tiveram oportunidades de participar das exposições Paralfaletrar e Alfalendo, bem como visitar escolas da Rede Municipal de Lagoa Santa. Pudemos ver, in loco, o trabalho das professoras em sala de aula, diálogo de Magda com as crianças e com as professoras, as atividades sendo desenvolvidas pelas crianças. Tivemos a oportunidade de participar da reunião do Núcleo de Alfabetização e Letramento, com representantes de Secretarias Municipais de Educação, com a presença de Magda6. Trata-se de um trabalho primoroso, extremamente comprometido e com resultados muito positivos. Assim, como se trata de uma experiência muito rica, o livro de Magda pode ser comparado a uma sinfonia inacabada. Todos aqueles que conheceram a experiência do Alfaletrar, aqueles que ainda conhecerão e os leitores deste livro ficarão, certamente, com desejo de saber mais. Em especial, destacamos três temas que persistem:

  • O trabalho com a Língua Portuguesa no Ciclo de Consolidação de Alfabetização e Letramento (4º e 5º anos).

  • A escolarização da literatura infantil no Ciclo da Alfabetização e Letramento (mencionada pela Professora Francisca Maciel, na live do dia 8 de setembro de 2020 - CEALE em debate).

  • A experiência do desenvolvimento profissional e da “formação de rede” no contexto do Projeto Alfaletrar.

Finalmente, não poderíamos deixar de registrar a nobreza do trabalho da Professora Magda Soares, pelo esforço que tem realizado ao longo dos anos, como professora, pesquisadora e líder de um projeto que teve início em uma cidade mineira e que de lá alcançou todo o país. Além disso, ela subsidiou a escrita de obras que, decerto, permanecerão na história da alfabetização no Brasil. Não poderíamos deixar de registrar também o papel dos/as gestores/as educacionais, gestores/as escolares, professores/as e demais profissionais que atuam nas escolas de Lagoa Santa no desenvolvimento do Alfaletrar, que dá sustentação ao livro.

1 No artigo Letramento e alfabetização: as muitas facetas, Magda Soares (2004) discute a relação entre os conceitos de alfabetização e letramento, bem como dos neologismos “desinvenção” e “reinvenção” da alfabetização. A reflexão aponta para a necessidade de práticas sistemáticas de alfabetização.

2 Até 2014, havia duas exposições por ano: Paralfaletrar, no 1º semestre, e Alfalendo, no 2º semestre. A partir de 2015, a rede passou a ter apenas uma exposição por ano, sempre em setembro. Nos anos pares, acontece o Alfalendo, e, nos anos ímpares, o Paralfaletrar. O Alfalendo é a exposição dos materiais construídos a partir do trabalho com a literatura infantil. O Paralfaletrar é a exposição dos materiais didáticos, jogos, construídos para o processo de alfabetização e letramento. É importante destacar que todas as escolas de Lagoa Santa possuem biblioteca estruturada e com acervo muito rico e variado. Agradecemos à Professora Janair Cândida Cassiano pelas informações. O artigo de Janair Cassiano e Eliana Araújo (2018), além de apresentar o Projeto Alfaletrar, possui fotos das exposições e imagens dos resultados do diagnóstico e acompanhamento dos alunos das escolas de Lagoa Santa.

3 Ver, por exemplo: Cassiano e Araújo (2018), Monteiro e Maciel (2018), Morais (2018), Silva e Oliveira (2018), Silva (2018) e Soares (2012, 2014).

4 “Pare e pense”: com 26 quadros; “Para saber mais”: com oito quadros; “Na sala de aula”: 12 quadros; e “Na internet”: quatro quadros.

5 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=devkCGKPfO8. Acesso em: 14 set. 2020.

6 Além da reunião com Secretarias de Educação e universidades, realizada durante as exposições, o Núcleo de Alfabetização e Letramento recebe a visita de equipes de Secretarias Municipais de Educação de diferentes estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina).

Referências

CASSIANO, J.; ARAÚJO, E. P. O Projeto Alfaletrar na Rede Municipal de Lagoa Santa - MG: elementos centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 838-856, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0012 [ Links ]

LAGOA SANTA. Secretaria de Educação. Projeto Alfaletrar. 4. ed. Lagoa Santa: Secretaria de Educação, 2015. [ Links ]

MONTEIRO, S. M.; MACIEL, F. I. P. Formação docente, avaliação e prática pedagógica - questões debatidas em pesquisas acadêmicas produzidas no âmbito do Projeto Alfaletrar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 878-893, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0014 [ Links ]

MORAIS, A. G. A republicana proposta curricular de Língua Portuguesa que Magda Soares vem construindo com os educadores de Lagoa Santa - MG: coerência e inovação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 857-877, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0013 [ Links ]

SILVA, M. do C. Novas perspectivas para o processo de alfabetização: reflexões a partir das contribuições recentes de Magda Soares e do Projeto Alfaletrar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 894-927, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0015 [ Links ]

SILVA, M. C.; OLIVEIRA, R. A. J. Dialogando com Magda Soares sobre alfabetização, práticas pedagógicas e formação de rede. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 928-940, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0016 [ Links ]

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016. [ Links ]

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. [ Links ]

SOARES, M. Formação de rede: uma alternativa de desenvolvimento profissional de alfabetizadores/as. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 146-173, dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.18676/2237-998322014294 [ Links ]

SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002 [ Links ]

SOARES, M. “Não existe um currículo no Brasil” - Entrevista concedida a Sara Mourão Monteiro e Maria Zélia Versiani Machado. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 18, n. 107, p. 5-13, set./out. 2012. [ Links ]

Publicado: 21 de Setembro de 2020

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.