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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Práxis Educativa vol.16  Ponta Grossa  2021  Epub 21-Out-2021

https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18181.062 

Memória

Paulo Freire na UEPG*


A ideia de convidá-los para o evento partiu do grupo de professores/as e estudantes que participavam do Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo”. O evento teve como coordenadoras as professoras Jussara Ayres Bourguignon e Carmencita de Holleben Mello Ditzel, com o apoio dos/as docentes e dos/as acadêmicos/as que participavam do projeto, com especial destaque das acadêmicas de Serviço Social: Anair Pereira, Edi Glaucia Repula, Édina Schimanski, Lucimara dos Santos Silva, Rosilda da Silva Oliveira e Sandra Regina Wichert. Na época, o projeto era coordenado pelo Prof. Jefferson Mainardes (Departamento de Educação).

O evento atraiu muitos participantes. A palestra de Paulo Freire, realizada na noite de 25/09/1992, lotou o Grande Auditório da UEPG, mezanino e corredores. Alguns participantes lembram que, durante a palestra, fez-se um silêncio absoluto no Auditório1.

Breve histórico do projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” (1989-1998)

O Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” foi idealizado em 1989, sob a liderança da Prof.ª Carmencita de Holleben Mello Diztel. O Projeto inicial, protocolizado em 31 de outubro de 1989, contava com a participação das professoras Carmencita de H. M. Ditzel, Cleide Aparecida Faria Rodrigues, Thereza Cristina Pusch e Jussara Ayres Bourguignon. Em 1990, o Projeto passou a contar com a participação dos professores Jefferson Mainardes e Roque Zimmermann2. Nos anos de 1990 e 1991, foi coordenado pela Prof.ª Carmencita e, no período de 1992 a 1998, pelo Prof. Jefferson Mainardes. Na sua fase inicial, contou com a importante colaboração da Prof.ª Zenilda Batista Bruginski (Departamento de Serviço Social). A motivação principal para a elaboração do projeto era o compromisso de alfabetizar operários que trabalhavam nas obras da construção do campus de Uvaranas. De fato, o Projeto de Extensão teve início nas obras do campus de Uvaranas e foi estendido para a comunidade.

Em 1991, o Ministério da Educação lançou o Plano Nacional de Alfabetização e Cidadania, que destinaria recursos para a aquisição de equipamentos, de livros, de materiais pedagógicos; contratação de pessoal e realização de eventos de formação. A UEPG elaborou o Projeto e foi contemplada com recursos que permitiam o pagamento de uma bolsa para alfabetizadores/as da comunidade, que realizavam um curso inicial de formação para a alfabetização e participavam de um ciclo de estudos sobre Alfabetização de Jovens e Adultos, realizados aos sábados, a cada 15 dias. Com os recursos recebidos, foi possível criar diversos polos de alfabetização em diversos bairros de Ponta Grossa3. No ano de 1991, o Projeto contava com 29 polos de alfabetização e duas turmas de datilografia que funcionavam na UEPG para jovens que se encontravam em liberdade assistida e para guardas-mirins que atuavam na UEPG4. Os polos funcionavam em espaços cedidos pela comunidade (escolas municipais ou estaduais, associações de moradores etc.). Com o fim do repasse de recursos, a partir de 1992, o número de polos foi reduzido, mas as atividades continuaram até 1998. Foram realizadas parcerias com a Metalúrgica Schiffer (1990), Inpacel – Indústria de Papel Arapoti (1994 e 1995) e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de 1995 a 1998 (BRAGA; MAINARDES, 1997).

CETEP Paulo Freire

O Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CETEP) Paulo Freire funciona em um prédio situado no campus de Uvaranas, construído com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)5. O projeto inicial foi submetido à Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA – PROINFRA 01/2009, cujo resultado foi divulgado em 1º de outubro de 2010. O valor total do projeto foi de R$ 829.444,00. O projeto envolveu quatro Programas de Pós-Graduação (PPGs) da área de Ciências Humanas e Sociais (CHS), existentes na época, a saber: Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Geografia e Linguagem, Identidade e Subjetividade. A equipe técnico-científica informada no projeto inicial teve a seguinte composição: Jefferson Mainardes (coordenador geral), Aparecida de Jesus Ferreira, Cicilian Luiza Lowen Sahr, Djane Antonucci Correa, Edson Armando Silva, Emerson Urizzi Cervi, Joseli Maria Silva, Letícia Fraga, Lucia Cortes da Costa, Luis Fernando Cerri, Maria Isabel Moura Nascimento e Névio de Campos. A área total do prédio é de 733,04 m2 e área útil de 678,26 m2.

Ao longo do tempo, os novos PPGs de CHS foram sendo incorporados ao CETEP. Atualmente, envolve os seguintes PPGs: Educação, Ciências Sociais Aplicadas, Linguagem, Geografia, Jornalismo, Economia, Ensino de Ciências e Educação Matemática, Mestrado Profissional de História e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva.

Em 2013, a Resolução CA Nº 99, de 1º de abril de 2013, aprovou o Regimento Interno do CETEP, o qual criou os critérios para a eleição de coordenador/a e da composição do seu Conselho, formado por um representante de cada PPG de CHS e, ainda, de representantes discentes, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UEPG) e do Comitê local do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UEPG).

No período de 2010 a 2014, a coordenação do CETEP esteve sob a responsabilidade de coordenadores dos PPGs de CHS, com a colaboração de docentes dos PGGs, destacando-se os seguintes: Luis Fernando Cerri, Edson Armando Silva, Silvia Meri de Carvalho e Cicilian Luiza Lowen Sahr. O regimento aprovado em 2013 foi elaborado sob a liderança do Prof. Dr. Luis Fernando Cerri. A partir de 2014, teve os seguintes coordenadores:

  • - de 11/06/2014 a 31/07/2015: Prof. Dr. Jefferson Mainardes (Portaria R. nº 228/2014, de 10 de julho de 2014);

  • - de 1º/08/2015 a 31/07/2017: Prof. Edson Armando Silva (Portaria R. nº 363/2015, 12 de agosto de 2015);

  • - de 1º/08/2017 a 31/07/2019: Prof. Edson Armando Silva (Portaria R. nº 447/2017, de 22/09/2017);

  • - de 23/08/2019 a 22/08/2021: Prof. Dr. Jefferson Mainardes (Portaria R. – nº 160/2019, de 23 de agosto de 2019).

No dia 08/07/2019, a coordenação do CETEP protocolizou a solicitação da nomeação de “Paulo Freire” para prédio (Processo SEI nº 19.000007793-5)6, tendo sido aprovado pelo Conselho Universitário da UEPG no dia na reunião do dia 12 de dezembro de 2019, pela Resolução UNIV - Nº 2019.16 (UEPG, 2019).

A inauguração do prédio foi realizada no dia 30 de julho de 2019. Em agosto de 2019, os Grupos de Pesquisas de PPGs de Ciências Humanas e Sociais iniciaram a utilização do novo prédio.

O prédio possui os seguintes espaços:

  • - uma sala de Videoconferência (31,44 m2), com TV 49 polegadas, com o programa Cisco meeting, 2 notebooks com câmera e microfone, balcão, mesa para cinco cadeiras e 35 cadeiras estofadas;

  • - uma sala de 31,44 m2 destinada a reuniões de Grupos de Pesquisa, com mesa e 25 cadeiras;

  • - uma sala de 31,44 m2 para coordenação, com softwares de pesquisa instalados (Sphinx) e secretaria editorial de revistas;

  • - uma sala de 31,44 m2destinada ao PPG de Geografia;

  • - uma sala de 31,44 m2 destinada ao Núcleo de Diversidade e Cidadania e Grupo de Pesquisa de Educação Social;

  • - uma sala de 64,19 m2 destinada ao PPG de História e Mestrado Profissional em História;

  • - uma sala de 64,19 m2 destinada ao PPGE de Educação e PPG de Ensino de Ciências e Matemática;

  • - uma sala de 64,19 m2 destinada ao PPG de Ciências Sociais e Jornalismo;

  • - uma sala de 154,84 m2 destinada ao Centro de Memória;

  • - uma Hall de exposições; e

  • - dois banheiros.

Além dos equipamentos da sala de Videoconferência, o CETEP Paulo Freire possui câmeras e filmadoras, Datashow, impressora, computadores, scanners, book scanners, leitor óptico, e softwares de pesquisa. De modo geral, a sua inauguração resultou na ampliação dos espaços para os Grupos de Pesquisa dos PPGs de Educação, Ciências Sociais Aplicadas, Geografia, História, Mestrado Profissional em História, Ensino de Ciências e Educação Matemática e Jornalismo.

A nomeação de Paulo Freire a um prédio destinado a Grupos de Pesquisa de CHS é muito significativa, pois há um compromisso com a realização de pesquisas comprometidas com a realidade social e com a transformação dessa mesma realidade.

Paulo Freire: presença e pensamento marcantes no Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo”, na perspectiva do serviço social

Jussara Ayres Bourguignon7

Um projeto de extensão universitária tem por finalidade estabelecer mediações entre o conhecimento produzido na academia e as demandas que emergem da realidade social. Assim, constitui-se em um espaço fértil de formação profissional e desenvolvimento de pesquisas. Nesse sentido, e de forma articulada ao ensino, o Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” constituiu-se em um rico espaço de formação profissional para o/a Assistente Social.

O Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” objetivava desenvolver ações de educação popular e de alfabetização de adultos em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais. Nesse contexto, um dos desdobramentos foi a realização da I Jornada de Educação de Jovens e Adultos, em setembro de 1992, em que Paulo Freire reafirmou, presencialmente, sobre o significado teórico e prático de uma educação que se propõe libertadora.

Ancorado nos objetivos do Projeto, o Curso de Serviço Social foi um dos cursos protagonistas e coparticipante na organização da jornada em que a presença de Paulo Freire marcou a UEPG. Trata-se de um registro histórico, pelo que Paulo Freire representou e continua representando na qualidade de educador e, principalmente, pelo seu pensamento que mantém força e atualidade. Trata-se de um pensamento que desafia a Universidade a estabelecer relações com a comunidade e a sociedade de natureza inclusiva e que coloca o conhecimento produzido por meio do ensino, da pesquisa e da própria extensão a serviço da transformação das relações sociais.

Os ensinamentos de Paulo Freire junto ao Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” sedimentaram a concepção de práxis como orientadora dos processos interventivos e de educação desenvolvidos junto aos grupos trabalhados na comunidade. Como expressão da práxis, a metodologia empregada no “Redescobrindo o Mundo” mobilizou a troca de saberes entre universidade e comunidade, a democratização do conhecimento, a reflexão crítica e interdisciplinar acerca das práticas desenvolvidas pelos docentes e acadêmicos, tendo como base o encontro e o confronto com a realidade concreta local e regional que expressava as desigualdades sociais.

Em síntese, Paulo Freire mobilizou a UEPG, docentes, discentes, profissionais de diferentes áreas e a comunidade local e regional a refletirem sobre o compromisso que a Universidade tem, continuamente, de construir um conhecimento científico de natureza crítica e propositiva e orientado por uma teleologia, cuja direção deve ser a construção de uma sociabilidade emancipatória, pautada na justiça social e na democracia.

Acervo: Jefferson Mainardes.

Figura 1 Cartaz de divulgação do evento I Jornada de Educação de Adultos. 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Figura 2 Notícia do Diário da Manhã (Ponta Grossa, 18/08/1992). 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Figura 3 Notícia do Diário da Manhã (Ponta Grossa, s.d.). 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Figura 4 Notícia do Jornal Diário da Manhã (Ponta Grossa, 14/11/1992). 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Figura 5 Notícia de Jornal (Ponta Grossa, 8/05/1992). 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Figura 6 Notícia do Jornal Campos Gerais – UEPG (Ponta Grossa, dezembro de 1992). 

Acervo: Projeto de Extensão Redescobrindo o Mundo.

Foto 1 Paulo Freire e Reitor Prof. João Carlos Gomes. UEPG, 25/09/1992. Sala dos Conselhos – Prédio Central da UEPG. 

Acervo: Projeto de Extensão Redescobrindo o Mundo.

Foto 2 Reitor Prof. João Carlos Gomes e Paulo Freire UEPG, 25/09/1992. Sala dos Conselhos – Prédio Central da UEPG. 

Acervo: Projeto de Extensão Redescobrindo o Mundo.

Foto 3 Mesa de abertura do evento: da esquerda para a direita: Leide Mara Schmidt, Jefferson Mainardes, João Carlos Gomes, Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire e Lauro Fanchin. Auditório da Reitoria - UEPG, 25/09/1992. 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Foto 4 Solenidade de Abertura do I Encontro de Alfabetização de Adultos. Auditório da Reitoria – UEPG – 25/09/1992. 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Foto 5 Palestra de Paulo Freire, em 25/09/1992 – Manhã. Auditório da Reitoria da UEPG. Da esquerda para a direita: Jefferson Mainardes, Ana Maria Araújo Freire e Zélia Maria Lopes Marochi. 

Acervo: Projeto de Extensão Redescobrindo o Mundo.

Foto 6 Paulo Freire. Auditório da Reitoria da UEPG, 25/09/1992. 

Acervo: Projeto de Extensão Redescobrindo o Mundo.

Foto 7 Ana Maria Araújo Freire, Paulo Freire e participantes do evento. Auditório da Reitoria da UEPG, 25/09/1992. 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Foto 8 Da esquerda para a direita: Carmencita de Holleben Mello Ditzel, Paulo Freire, Jussara Ayres Bourguignon, Jefferson Mainardes e Xyko Ferreira. Auditório da Reitoria – UEPG, 25/09/1992. 

Acervo: Projeto de Extensão Redescobrindo o Mundo.

Foto 9 Da esquerda para a direita: Zélia Maria Lopes Marochi, participante, Mônica Mongruel, Paulo Freire, Denise Gaia e outra participante. Auditório da Reitoria – UEPG, 25/09/1992. 

Acervo: Projeto de Extensão Redescobrindo o Mundo.

Foto 10 Paulo Freire, Ana Maria Freire e participantes (Auda Ramos, Denise Gaia e Marize - aluna de Pedagogia). Auditório da Reitoria - UEPG, 25/09/1992. 

Acervo: Graciete Tozetto Góes.

Foto 11 Da esquerda para a direita: Zélia Maria Lopes Marochi, Rita de Cássia Oliveira, Carmencita de Holleben Mello Diztel, Mariná Holzmann Ribas, Paulo Freire, Xyko Ferreira, Leide Mara Schmidt, Christina Miranda Ribas, Cleide Aparecida Faria Rodrigues, Lindamir Santos Policarpo, Lucília Ester Tramontin e Graciete Tozetto Góes. Auditório da Reitoria – UEPG (25/09/1992). 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Foto 12 Palestra de Ana Maria Araújo Freire, 26/09/1992. Na mesa, Jefferson Mainardes, Ana Maria Araújo Freire e Paulo Freire. Auditório da Reitoria – UEPG. 

Figura 7 Mensagem de Paulo Freire a uma participante do evento da cidade de Irati – PR. UEPG, 25/09/1992. 

Acervo: João Carlos Gomes.

Foto 13 Paulo Freire e Reitor João Carlos Gomes. Jantar de Confraternização – 25/09/1992. 

Acervo: CETEP.

Foto 14 CETEP Paulo Freire (2020). UEPG – Campus de Uvaranas. 

Acervo: CETEP.

Foto 15 CETEP Paulo Freire (2020). UEPG – Campus de Uvaranas. 

Acervo: CETEP.

Foto 16 CETEP Paulo Freire (2020). UEPG – Campus de Uvaranas. 

Acervo: CETEP.

Foto 17 CETEP Paulo Freire (2020). UEPG – Campus de Uvaranas. 

Acervo: CETEP.

Foto 18 CETEP Paulo Freire – Hall de entrada (2020). UEPG – Campus de Uvaranas. 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Foto 19 CETEP Paulo Freire – Vista do fundo, com vista do Hospital Universitário Regional. UEPG – Campus de Uvaranas. 

Acervo: Jefferson Mainardes.

Foto 20 CETEP Paulo Freire – Vista do fundo, com vista do Hospital Universitário Regional. UEPG – Campus de Uvaranas. 

Figura 8 Localização do CETEP no Campus de Uvaranas – UEPG. 

Figura 9 Cartaz no Hall do CETEP (2020). 

Acervo: CETEP.

Foto 21 Inauguração do CETEP – 30/07/2019. Ao microfone, Prof. Edson Armando Silva. 

Acervo: CETEP.

Foto 22 Inauguração do CETEP – 30/07/2019. Ao microfone, Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. 

Acervo: CETEP.

Foto 23 Placa do CETEP – Inauguração. 

Acervo: CETEP Paulo Freire.

Figura 10 Ofício do CETEP solicitando a nomeação de Paulo Freire para o prédio do Cetep. 

Assinaturas: PPG em Educação: Jefferson Mainardes; PPG em Ciências Sociais Aplicadas: Sandra Mara Scheiffer; PPG em Geografia: Marcio José Ornat; PPG em História: Edson Armando Silva; PPG em Jornalismo: Marcelo Engel Bronoski; PPG em Economia: Alex Sander Souza do Carmo; PPG em Ensino de Ciências e Educação Matemática: Bettina Heerdt; PPG em Estudos da Linguagem: Leticia Fraga; Mestrado Profissional em História: Paulo Mello. Julho de 2019.

Figura 11 Lista de assinaturas de representantes de PPGs de Ciências Humanas e Sociais – Ofício de solicitação de nomeação de Paulo Freire para o prédio do CETEP. 

Figura 12 Resolução UNIV nº 16/2019 – Nomeação de Paulo Freire para o CETEP. 

Figura 13 Logo oficial do CETEP Paulo Freire (2020). 

*Memória organizada por Jefferson Mainardes, Érico Ribas Machado, Lucimara Cristina de Paula e Simone Regina Manosso Cartaxo.

1Ainda a respeito da vinda de Paulo Freire à UEPG, sugerimos a leitura do relato de Holleben (2021), neste dossiê.

2Ao longo dos anos, participaram do projeto os seguintes docentes e servidores da UEPG: Carmencita de H. M. Ditzel, Cleide Aparecida Faria Rodrigues, Édina Schimanski, Esméria de Lourdes Saveli, Jefferson Mainardes, Jussara Ayres Bourguignon, Marilda Coutinho Woznika (1940-2005), Róbinson Benedito Chagas, Roque Zimmermann (1939-2019), Thereza Cristina Pusch (1952-2001) e Vanessa Saboia Zappia. Outros docentes e funcionários técnico-administrativos contribuíram de forma mais esporádica: Zenilda Batista Bruginski, Joselfredo Cercal de Oliveira (1930-2004), Neuza Helena Postiglione Mansani, Alfredo Bertholdo Klas (1915-2013), José Roberto Galdino, Maria Aparecida de Oliveira Hinshing e Maria de Fátima Miranda (UEPG, 1994, 1998).

3Os polos de alfabetização que funcionavam em 1991 eram os seguintes: Núcleo Santa Paula (cinco turmas), Vila Dayse (duas turmas), Olarias (uma turma), Vila Izabel (uma turma), Vila Coronel Claudio (uma turma), Vila Rubini II (uma turma), Núcleo Bortolo Borsato (uma turma), Construtora Terra Brasilis (uma turma), Jardim Sabará (uma turma), Vila Madureira (uma turma), Vila Maria Otília (uma turma), Palmeirinha (uma turma), Parque Tarobá (uma turma), Igreja Bom Jesus (uma turma), Santa Luiza – Casa do Idoso (uma turma), Vila Ricci (uma turma), Vila Cipa (uma turma), Ronda (uma turma) Núcleo Dal’Col (uma turma) e Monteiro Lobato (uma turma) (UEPG, 1994).

4O Curso de Datilografia era conduzido por Marilda Coutinho Wosznika, que era funcionária da Assessoria de Planejamento da UEPG. Além do curso de datilografia na UEPG, havia turmas do curso na Casa do Menor Irmãos Cavanis.

5A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio (FINEP, 2021).

6A solicitação de nomeação de Paulo Freire ao CETEP foi assinada pelos seguintes professores que, na época, representavam seus respectivos PPGs: PPG em Educação: Jefferson Mainardes; PPG em Ciências Sociais Aplicadas: Sandra Mara Scheiffer; PPG em Geografia: Marcio José Ornat; PPG em História: Edson Armando Silva; PPG em Jornalismo: Marcelo Engel Bronoski; PPG em Economia: Alex Sander Souza do Carmo; PPG em Ensino de Ciências e Educação Matemática: Bettina Heerdt; PPG em Estudos da Linguagem: Leticia Fraga; Mestrado Profissional em História: Paulo Mello.

7Professora do Departamento de Serviço Social e do PPG em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou no Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo”, de 1990 a 1994. Juntamente à Prof.ª Carmencita de Holleben Mello Ditzel e estudantes do Curso de Serviço Social da UEPG, coordenou o evento com a presença de Paulo Freire.

Referências

BRAGA, E. dos S.; MAINARDES, J. Alfabetização: início de diálogo como MST. Trabalho apresentado no 11º COLE - Congresso de leitura do Brasil. Unicamp, 1997. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.10381.46562Links ]

FINEP. Financiadora de Estudos e Projetos. Institucional. 2021. Disponível em: http://www.finep.gov.br/institucional. Acesso em: 19 jun. 2021. [ Links ]

HOLLEBEN, I. M. A. D. Paulo Freire e os usos da esperança: um relato de experiência. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2116827, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16827.056Links ]

UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Projeto de Extensão Redescobrindo o Mundo – Projetos e relatórios de 1989 a 1994. Ponta Grossa: UEPG, 1994. [ Links ]

UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Projeto de Extensão Redescobrindo o Mundo – Projetos e relatórios de 1995 a 1998. Ponta Grossa: UEPG, 1998. [ Links ]

UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Resolução UNIV - Nº 2019.16 – Nomeia de Paulo Freire o Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Ponta Grossa: UEPG, 2019. [ Links ]

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