SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Cesar Prieto Martinez and the Paraná educational reform debated in Gazeta do Povo: organization/uniformization of the school system and teacher training (1920-1924)Documento: O que o Paraná tem feito nestes ultimos 2 annos (1922): “Da memoria apresentada ao Exmo. Dr. Secretário Geral de Estado pelo Snr. Inspector Geral do Ensino”. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Práxis Educativa vol.19  Ponta Grossa  2024  Epub Jan 23, 2025

https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.24439.117 

Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa - Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)

Apresentação do Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa - Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)

Presentation of the Dossier: Centennial of the Escola Normal de Ponta Grossa - Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)

Presentación del Dossier: Centenario de la Escola Normal de Ponta Grossa - Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)

*Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ex-aluno do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (Turma de 1984)

**Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. Ex-aluna do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez

***Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR)


A história deste dossiê está relacionada a um compromisso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com a realidade educacional paranaense e ponta-grossense. Sabíamos que, no ano de 2024, o Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, de Ponta Grossa, Paraná (PR), completaria 100 anos de criação. Em virtude disso, um dos coordenadores deste dossiê (Jefferson Mainardes), em outubro de 2023, entrou em contato com a equipe gestora do Instituto de Educação (IE), como egresso do Curso de Magistério (ano de 1984), para contribuir com o planejamento das festividades que, por certo, seriam realizadas.

Já no primeiro contato, a equipe gestora permitiu o acesso a documentos históricos que haviam sido reunidos na biblioteca do IE, sob a responsabilidade da Professora Lindamar de Fátima Galiotto Miranda. Ao verificar o material, localizamos um livreto intitulado “Biografias de diretores da Escola Normal de Ponta Grossa (1924-1956)”, organizado pelas formandas do ano de 1956. Imediatamente, surgiu o interesse de republicar o material. Com a autorização da direção do IE, iniciamos a preparação para publicação, em formato de e-book e livro impresso. Como seria um livro muito restrito aos primeiros anos da Escola Normal de Ponta Grossa (atualmente, Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez), optamos por expandir o período de diretores/as. Essa decisão foi importante, pois permitiria dar mais visibilidade a mulheres que ocuparam a direção do IE após 1956.

Aos poucos, à medida que verificávamos os materiais históricos, localizamos fotos, livros de ata, livros de matrícula de alunos, documentos sobre a história da Escola Normal, jornais publicados pela escola, notícias de jornais localizadas na hemeroteca da Biblioteca Nacional. A seleção de materiais mais significativos permitiu a organização do livro Biografias de diretores e diretoras - Escola Normal de Ponta Grossa - Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (Pinto; Mainardes; Miranda, 2024), publicado em fevereiro de 2024. O lançamento do livro foi realizado no dia das festividades do centenário, 27 de fevereiro de 2024. A segunda edição do livro foi publicada em setembro de 2024, com fotos do dia da solenidade do centenário e alguns acréscimos e correções que se fizeram necessárias.

Tendo em vista o volume de documentos históricos localizados no acervo do IE, em outros acervos digitais e em acervos pessoais, surgiu a ideia de organizar um dossiê com documentos da história da Escola Normal/IE e de textos e entrevistas de Cesar Prieto Martinez, considerado o “criador da Escola Normal de Ponta Grossa”. A partir de levantamentos bibliográficos, identificamos pesquisadores/as que já haviam desenvolvido ou estavam desenvolvendo pesquisas sobre a atuação de Cesar Prieto Martinez no Paraná (1920-1924) e fizemos o convite para que submetessem artigos inéditos.

Como resultado desse esforço de registrar o centenário da Escola Normal de Ponta Grossa/Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, este dossiê conta com quatro artigos (Castro, 2024; Palhano; Nascimento, 2024; Silva; Machado; Schelbauer, 2024; Subtil, 2024) e 11 documentos:

  • a) Jornal “O Educandário” (1934): trata-se de um jornal editado pela “Associação de Cultura da Criança Pontagrossense” (dos alunos do Curso Primário da Escola de Aplicação que funcionava em anexo à Escola Normal de Ponta Grossa), sob a responsabilidade da professora Ernestina Franco da Silveira (1898-1941). Publicou-se, na íntegra, o Ano I, nº 2, de 1934. O jornal traz como manchete o falecimento de Cesar Prieto Martinez, ocorrido em 7 de novembro de 1934, na cidade de Santos, estado de São Paulo.

  • b) Jornal “Normalista”: foi um veículo de comunicação da Escola Normal Secundária Prof. Cesar Prieto Martinez. Foram publicados três números no ano de 1958, que foram cedidos pela Professora Maria Claudia Domingues Stemmler (1941-2024). Alguns dias antes de falecer, a Professora Maria Claudia nos informou que havia guardado os três volumes do jornal, da época em que era aluna da Escola Normal (era formanda do ano de 1959). Além desses jornais, cedeu também uma tela do Dr. Caetano Munhoz da Rocha (Presidente do Estado de 1920 a 1928) e outra do Professor Joaquim Meneleu de Almeida Torres (primeiro diretor da Escola Normal de Ponta Grossa). Ambas as telas foram pintadas por José Daros, em 1957. Segundo a Professora Maria Claudia, na sala da direção da Escola Normal/IE, havia quatro telas: Caetano Munhoz da Rocha (Presidente do Estado, na época da criação da Escola Normal de Ponta Grossa), Cesar Prieto Martinez (Inspetor Geral do Ensino, de 1920 a 1924), Joaquim Meneleu de Almeida Torres (primeiro diretor da Escola Normal de Ponta Grossa) e Padre Anchieta. Na década de 1930, os estudantes da Escola Normal criaram a “Sociedade de Estudos Padre Anchieta” (Pinto; Mainardes; Miranda, 2024, p. 104). As telas foram descartadas indevidamente, sendo as de Caetano Munhoz da Rocha e Joaquim Meneleu de Almeida Torres recolhidas e entregues à Professora Maria Claudia.

  • c) Resumo histórico do Instituto de Educação de Ponta Grossa (1966): trata-se de um resumo histórico, localizado no acervo do IE, produzido em 1966, quando era diretor o Professor Raul Machado (1915-1997).

  • d) Histórico do Instituto Estadual de Educação de Ponta Grossa (1970): trata-se de um resumo histórico, localizado no acervo do IE, produzido em 1970, quando era diretora a Professora Admée Santos Ribas da Costa (Lélia) (1917-2010).

  • e) Atas do Jardim da Infância (1926-1930): no livro de atas, localizado no acervo do IE, há registros das atividades do Jardim de Infância feitos pela Professora Balbina Madureira Branco (1869-1955). A Professora Balbina Branco foi a primeira docente do Jardim de Infância da cidade de Ponta Grossa. O primeiro Jardim de Infância foi criado em 1918, e Balbina foi professora e, em seguida, diretora. Funcionava no centro da cidade de Ponta Grossa, entre a Rua Augusto Ribas e a Avenida Vicente Machado (atualmente prédio dos Correios). Em 1924, com a inauguração da Escola Normal de Ponta Grossa, o Presidente do Estado, Caetano Munhoz da Rocha, assinou o Decreto 135, de 12 de fevereiro de 1924, anexando a Escola Intermediária e o Jardim de Infância existente em Ponta Grossa à Escola Normal. Com o referido Decreto, as professoras Judith Macedo Silveira, Lucia Victoria Dechandt, Balbina Madureira Branco, Francisca Rocha e a “guardiã” Anna Aurora C. Martins foram removidas para a Escola Normal. A partir de 1924, Balbina Branco foi a primeira professora do Jardim de Infância que funcionava como anexo da Escola Normal de Ponta Grossa (prédio onde hoje está o Colégio Estadual Regente Feijó). Julieta Sant’Anna era a sua adjunta. Posteriormente, com o aumento do número de crianças, Balbina “[...] tornou-se diretora do Jardim de Infância, até a sua aposentadoria, em 7/11/1938” (Pinto; Mainardes; Miranda, 2024, p. 73).

  • f) Documento: A Instrução Pública no Paraná - Entrevista com o Professor Cesar Martinez (1923): trata-se de uma entrevista com o Professor Cesar Prieto Martinez, publicada na Revista Nacional (São Paulo), n. 6, 1923. O documento original é de acesso restrito. Com a publicação, os pesquisadores da temática passam a ter acesso a essa importante entrevista.

  • g) Entrevista: A Instrucção publica no Paraná (1920): trata-se de uma entrevista com o Professor Cesar Prieto Martinez, publicada no Álbum do Paraná, de 1920.

  • h) Documento: “O que o Paraná tem feito nestes ultimos 2 annos” (1922): trata-se de um texto escrito por Cesar Prieto Martinez, publicado na revista O Ensino, ano 1, n. 1, 1922. Uma das ações de Cesar Prieto Martinez à frente da Inspetoria Geral de Ensino do Paraná foi a criação da revista O Ensino, com o objetivo de subsidiar o trabalho dos professores. Nesse texto, Martinez faz um balanço das ações realizadas de 1920 a outubro de 1921.

  • i) Discurso da Professora Doutora Maria do Rosário Knechtel na solenidade comemorativa do Centenário do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, no dia 27 de fevereiro de 2024: trata-se do discurso da Professora Maria do Rosário Knechtel, representando ex-alunos e ex-professores da Escola Normal/IE.

  • j) Homenagem da Professora Maria Eulina dos Santos Schena no Jubileu de Ouro do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1974): trata-se de um texto escrito pela Professora Maria Eulina dos Santos Schena (1908-1981), por ocasião do cinquentenário da Escola Normal de Ponta Grossa, em 1974. Integra o acervo do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez.

  • k) Relatório da “Escola Normal Primária de Ponta Grossa, apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Hostilio Cezar de Souza Araujo, DD. Diretor Geral do Ensino pelo Prof. Roberto Emilio Mongruel, director (1928)”: trata-se de um relatório produzido em junho de 1928, sob a responsabilidade do Professor Roberto Emilio Mongruel, diretor da Escola Normal.

A publicação deste dossiê é uma contribuição altamente relevante para a preservação da história da Escola Normal de Ponta Grossa. Infelizmente, ao longo dos anos, diversos documentos foram descartados. Alguns foram resgatados por pessoas que compreenderam a importância da preservação e guardaram o material. No entanto, o material extraviado, dificulta a composição de uma história mais completa da Escola Normal/Instituto de Educação no futuro.

Referências

CASTRO, F. B. G. de. Cesar Prieto Martinez e as Exposições Escolares no Centenário da Independência - 1922. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 19, p. 1-13, 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23463.110Links ]

PALHANO, I. C.; NASCIMENTO, M. I. M. Cesar Prieto Martinez: o percurso da educação escolar e a modernização (1920-1924). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 19, p. 1-12, 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23580.104Links ]

PINTO, C. L. S.; MAINARDES, J.; MIRANDA, L. F. G. (org.). Biografias de diretores e diretoras - Escola Normal de Ponta Grossa - Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez. 2. ed. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2024. [ Links ]

SILVA, J. R. S. da; MACHADO, M. C. G.; SCHELBAUER, A. R. Cesar Prieto Martinez e a reforma educacional paranaense debatida na Gazeta do Povo: organização/uniformização do aparelho escolar e a formação de professores (1920-1924). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 19, p. 1-24, 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24061.113Links ]

SUBTIL, M. J. D. Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-1996): caminhos e descaminhos de uma escola de formação de professores. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 19, p. 1-17, 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23518.059Links ]

Publicado: 17 de Dezembro de 2024

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.