SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Entrevista com Monica Ribeiro da Silva: a contrarreforma do ensino médioBERRO! Uma educação transviada em química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Linhas Críticas vol.25  Brasília ene./dic 2019  Epub 11-Feb-2019

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.20096 

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade

Editorial – Dossiê Ciência, Educação e Sociedade

1Docente do Centro de Ciências Naturais e Humanas Universidade Federal do ABC

2Docente do Departamento de Física Experimental Universidade de São Paulo


A ciência é um tema que comparece nos espaços acadêmicos, nas escolas e na sociedade em geral. A preocupação recorrente entre aqueles que atuam no ensino de ciências vem da demanda em reconhecer seu papel enquanto saber privilegiado para compreender os problemas sociais e culturais atrelados aos problemas tecnológicos e ambientais que estão associados à sociedade contemporânea. Portanto, o dossiê Educação, Ciência e Sociedade se propõe a discutir com jovens pesquisadores e intelectuais reconhecidos no Brasil, Portugal e Espanha sobre como o saber científico pode ser apresentado nos contextos educacionais para construir uma sociedade mais reflexiva e comprometida com a ciência.

Partindo de uma temática bastante atual, o dossiê abre o trabalho de José Eduardo García Días, da Universidade de Sevilha, e Giselle Watanabe, da Universidade Federal do ABC, que apresentam o artigo “Menos pode ser mais: do decrescimento e descomplexificação à complexidade”. Nele, os autores realizam uma reflexão sobre a disseminação de temáticas socioambientais que podem gerar equívocos e limitações diante dos desafios associados a essas temáticas.

De Portugal, Elisabete Linhares, da Escola Superior de Educação, e Pedro Reis, da Universidade de Lisboa, apresentam o artigo “Capacitação de futuros professores para a ação sociopolítica através de exposições interativas”, onde apresentam dentro do projeto IRRESISTIBLE da União Europeia a possibilidade de promover formação de professores para a ação sociopolítica.

Juliano Camillo, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Cristiano Mattos, da Universidade de São Paulo, são os autores de “Ensaio sobre as relações entre Educação, Ciência e Sociedade a partir da perspectiva do desenvolvimento humano” em que se debate a “relevância da ciência” a partir de quatros formas de compreender tal debate.

O artigo “Por uma educação científica que problematize a mídia”, de autoria de Danilo Cardoso, do Instituto Federal de São Paulo, e Ivã Gurgel, da Universidade de São Paulo, debate como as mídias se tornaram um elemento fundamental das sociedades contemporâneas e defende que os processos educativos em ciências devem ter como ponto de partida a problematização da mídia.

Suiane Ewerling da Rosa da Universidade Federal do Oeste da Bahia e Roseline Beatriz Strieder da Universidade de Brasília apresentam a discussão sobre o sentido da neutralidade científica na perspectiva dos estudos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade no artigo “Não neutralidade da ciência- tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação”.

Da Universidade Federal do Pará, Sebastião Rodrigues-Moura e Licurgo Peixoto de Brito debatem em “Eixos de convergência da alfabetização científica e técnica no ensino médio integrado” como meios de consolidação de um novo ensino médio para articulação entre saber científico e formação tecnológica.

Os pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz Valéria Bonfim, Josenilda Assunção, Manuela Gomes Bomfim, Jeruza Rocha Lima Arcanjo e Simoni Tormohlen Gehlen apresentam “Levantamento preliminar como potencial para selecionar questões sociocientíficas: o exemplo de areia em Olivença/BA”. As autoras defendem o levantamento como parte importante para seleção de temas contextualizados socialmente na perspectiva da abordagem temática.

Em “Controvérsias sociocientíficas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências”, Graciella Watanabe, da Universidade Federal do ABC, e Pedro Reis, da Universidade de Lisboa, debatem como os aspectos sociais influenciam os sentidos e impactos para inserir questões controversas nas aulas de ciências na educação básica.

Os pesquisadores Giovanni Scataglia Botelho Paz, Paulo de Avila Junior e Ségio Henrique Bezerra de Sousa Leal da Universidade Federal o ABC apresentam no artigo "Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço: a bioquímica como contexto formativo” como as práticas formativas podem proporcionar a alfabetização científica dos professores.

Seguindo a temática anterior, em “Alfabetização científica e ensino de ciências: construções de concepções e abordagens no contexto de formação de professores”, Patrícia da Silva Sessa, Júlio Carvalho de Paiva, Emile Ferreira da Cunha Casasco e João Rodrigo Santos da Silva, da Universidade Federal do ABC, apresentam as ideias de professores de ciência sobre o que compreendem acerca da alfabetização científica.

Esperamos que esse dossiê seja um instrumento de reflexão e que possibilite reconhecer temas e propostas que tenham o compromisso por uma educação científica que dialogue com as demandas sociais e os problemas escolares. O mesmo foi pensado de forma a abranger diferentes problemas atuais relacionados com a temática proposta e, em especial, buscou-se trazer autores com diferentes linhas de pensamento, de modo a garantir a pluralidade de ideias necessárias ao tratamento de temáticas tão complexas.

Creative Commons License Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.