SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Apresentação Dossiê Temático A relação público-privada da educação na américa latina: apontamentos de uma pesquisaFormação de professores dos anos iniciais da escolarização: um estudo comparado entre Argentina, Brasil e Paraguai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

J. Pol. Educ-s vol.15  Curitiba  2021  Epub 09-Abr-2022

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.84216 

Dossiê: A Educação Básica na América Latina

A Educação básica na América Latina

Basic education in Latin America

Educación básica en América Latina

Andréia Vicência Vitor Alves1 
http://orcid.org/0000-0002-5179-4053

1Doutora em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD nos cursos de graduação e na pós-graduação. Dourados, MS. Brasil. E-mail: andreiaalves@ufgd.edu.br


Este dossiê propõe uma reflexão concernente a Educação Básica na América Latina. Constitui-se resultados de esforços investigativos empreendidos sobre a política pública, gestão, formação de professores e direito a educação básica em países da América Latina, sendo estudos imprescindíveis que nos possibilita conhecer um pouco da realidade desses países, que, em sua maioria, fazem fronteira com o Brasil, influenciando nossa cultura. Vale ressaltar que a maior parte desses estudos são contribuições de alguns integrantes da pesquisa em rede “A Educação Básica em países do Mercosul, coordenado pela professora Andréia Vicência Vitor Alves, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O artigo “As práticas de advocacy para a Educação Infantil latino-americana: a ênfase em práticas exitosas pelas agências internacionais”, de autoria de Camila Maria Bortot e Ângela Mara de Barros Lara, tem em vista analisar as políticas de advocacy para a educação infantil latino-americana no âmbito dos organismos multilaterais, que apresentam como protagonistas a Organização das Nações Unidas (Onu), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Em contrapartida, o artigo intitulado “Política nacional para educação da criança no Brasil e na Argentina: inventário dos aspectos normativos e práticos”, de autoria de Andréia Vicência Vitor Alves, Magda Carmelita Sarat Oliveira e Mónica Fernández Pais, procura apresentar as iniciativas voltadas para a Educação Infantil no Brasil e na Argentina a partir de 1988, abordando a normatização educacional e seus programas e ações para a Educação da criança, em busca de apreender as ações que os governos desses dois países vêm formulando para a política voltada para essa Educação a partir de então.

Já o artigo “Concepções de gestão educacional nos países da América Latina: Brasil e Chile”, de Andressa Gomes de Rezende Alves e Leandro Picoli Nucci, busca fazer uma análise das concepções de gestão educacional no contexto das reformas educacionais que ocorreram na América Latina e que influenciaram as políticas colocadas em prática no Brasil e no Chile e, tomando como referencial histórico o final da ditadura militar ocorrida nesses países. E, a partir das evidências expressas nos trabalhos dos alunos do Mestrado em Educação por Competências da Universidade de Talca, o artigo “Privatización de la gestión escolar en Chile: El caso del Proyecto Educativo Institucional (PEI)”, de Jorge Alarcón-Leiva e Catalina Gotelli-Alvial, analisa as possibilidades e desafios da gestão escolar, tendo como base os Projetos Educacionais Institucionais (PEI), com especial atenção a relenvância do PEI como instrumento de execução da política educacional do Chile,

O artigo intitulado “Gestão educacional Brasil-Paraguai: concepções de políticas educacionais”, das autoras Pamela Caetano Gimenes, Ana Claudia Dantas Cavalcanti e Míria Izabel Campos, tem como intuito apreender as concepções de políticas educacionais que a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 do Brasil e a Lei Geral da Educação de 1998 do Paraguai apresenta, a fim de evidenciar a concepção de gestão por elas apresentada. E o artigo “Estrutura e funcionamento da educação básica: um estudo comparado entre Brasil e Cuba”, das autoras Francielle de Camargo Ghellere, Maria Nilvane Fernandes e Silvana

Aparecida de Souza, por meio de estudo comparado, procura realizar discussão sobre elementos da estrutura e do funcionamento da educação básica do Brasil e de Cuba, afim de analisar a organização administrativa e pedagógica dos referidos países.

No que concerne a formação de professores, o artigo “A profissionalização docente no município de Mundo Novo – MS” de Patrícia da Silva Carvalho, Larissa Wayhs Trein Montiel e Roseli Maria Rosa de Almeida, busca apresentar o processo de profissionalização docente em Mundo Novo, que se constitui em um município de Mato Grosso do Sul que faz fronteira com o Paraguai. Já o artigo “Formação de professores dos anos iniciais da escolarização: um estudo comparado entre Argentina, Brasil e Paraguai” de autoria de Fabio Perboni, Alessandra Fonseca Farias e Isadora de Souza Nogueira, visa investigar a formação de professores para os anos iniciais de escolarização, nos países fronteiriços Argentina, Brasil e Paraguai.

Desejamos que estes estudos possam concorrer para conhecimento sobre a educação básica em países da América Latina, podendo evidenciar algumas de suas similitudes e divergências, e esperamos, ainda, que seja uma oportunidade de leitura que permita avançar na pesquisa de tais temáticas.

Boa leitura!

Recebido: Outubro de 2021; Aceito: Outubro de 2021; Publicado: Dezembro de 2021

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado.