Introdução
Na atualidade, percebe-se que o emprego das tecnologias da informação e comunicação (TIC) exerce um papel cada vez mais importante na forma de agirmos em sociedade. No ambiente educacional, por exemplo, as TIC emergem à medida que as tecnologias digitais (TD) evoluem. Observam-se nas instituições das redes públicas da educação básica, tendências quanto ao emprego das TD no processo ensino-aprendizagem com distribuição de tecnologia, formação de gestores, professores, estudantes e pessoal administrativo, com vistas à melhoria da qualidade educacional e inclusão digital. Na educação superior, nota-se por intermédio da Educação a Distância (EaD), e ambicionam o investimento intelectual da graduação à pós-graduação, com reflexo na melhoria da prática docente e na expansão da oferta da educação superior em múltiplas plataformas midiáticas. Na sociedade contemporânea, as TIC exercem cada vez mais papéis importantes que repercutem nas dimensões sociais, econômicas, técnicas, comunicacionais, culturais, políticas e educacionais.
Contudo, os modelos educacionais anteriores ao século XXI apresentavam-se defasados científica, tecnológica e culturalmente para atender à necessidade da oferta da educação mais pluralista e significativa voltada à aquisição de conhecimento e habilidades com o uso das TIC, especialmente as tecnologias digitais com recursos midiáticos interativos.
Não obstante, observam-se nas cinco regiões geográficas brasileiras, tendências das instituições das redes públicas da educação básica quanto ao emprego das TD no processo ensino-aprendizagem com distribuição de tecnologia, formação de gestores, professores, estudantes e pessoal administrativo, com vistas à melhoria da qualidade educacional e da inclusão digital. Na educação superior, por intermédio da EaD, ambicionou-se o investimento intelectual da graduação à pós-graduação com reflexo na melhoria da prática docente e na expansão da oferta da educação superior em múltiplas plataformas midiáticas.
Considerando os princípios básicos adotados pela comunidade internacional na Conferência Mundial sobre a Educação Superior (CMES), ocorrida em Paris, no ano de 1998, a Educação Superior (ES) deveria “tirar todo benefício das novas tecnologias, em particular das novas tecnologias de informação cujo acesso deve ser o mais amplo possível no mundo inteiro”, (UNESCO, 2012, p. 56). Nesse rumo, o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) faz referência às metas e estratégias que se utilizam dos meios e TIC no processo ensino-aprendizagem, utilizando inclusive metodologias, recursos e tecnologias de EaD apoiadas na Lei de Diretrizes e Bases nº 9394, de 1996.
Contudo, há recomendações do órgão internacional, UNESCO (2015), para o Brasil melhorar a competência do professor em utilizar as TIC na educação a partir de pesquisas que mostraram que grandes parcelas dos alunos de diferentes níveis educacionais apresentam deficiências de aprendizagens em diferentes disciplinas. Logo, a baixa absorção de conceitos científicos prejudica a inclusão desses indivíduos na sociedade moderna. São indícios que sinalizam que, não basta apontar oportunidade de mudança, como afirma Jenkins (2009, p. 330), “é preciso identificar os vários obstáculos que bloqueiam a realização dessa possibilidade e buscar modos de contorná-los”. Assim, são apontadas estratégias para potencializar as habilidades dos participantes em EaD, apoiadas em Jenkins et al. (2009), como: jogar ou ludicidade; performance; simulação; apropriação; desempenho de multitarefa; cognição; inteligência coletiva; julgamento; navegação transmidiática; trabalho em rede e negociação.
Nesta perspectiva, as competências midiáticas que se fazem necessárias, como propõem Ferrés e Piscitelli (2012), não se limitam à competência tecnológica. Além da dimensão tecnológica há que considerar outras cinco: a) dimensão de linguagem; b) dimensão de tecnologia c) processos de interação; d) processo de produção e difusão; e) ideologia e valores; e f) estética. Tais competências envolvem compreensões, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias consideradas em relação a determinados contextos e, neste trabalho, quanto à utilização/apropriação das tecnologias da informação e da comunicação em uma educação midiática.
Considerando a vocação estabelecida na Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para EaD, as metas PNE e Unesco (2015), este artigo desenvolveu a revisão da literatura sistemática a fim de selecionar os estudos sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação na educação superior a distância no processo ensino-aprendizagem, com coleta de dados via Portal da CAPES em diferentes bases de dados. Para tanto, optou-se pela revisão sistemática (RS) apoiada pela ferramenta StArt1 para aplicação do protocolo de pesquisa apresentado na metodologia.
Metodologia
Neste artigo são apresentados e analisados os estudos publicados em periódicos sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação superior a distância na perspectiva do processo ensino-aprendizagem em uma abordagem de revisão sistemática. Sabe-se que a revisão da literatura é indispensável não somente para definir bem o problema, mas para obter uma ideia precisa a propósito do estado atual dos conhecimentos de um dado tema, suas lacunas e a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento. Com esta expectativa, foram pesquisados os estudos publicados em periódicos avaliados por pares apoiado em Dane (1990) e na revisão sistemática como um método científico (BIOLCHINI et al., 2005; KITCHENHAM; DYBA; JORGENSEN, 2004; BOTELHO; CUNHA; MACEDO, 2011).
Para a configuração do protocolo de pesquisa foram realizadas buscas no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Portal CAPES reúne em um único espaço virtual as diversas publicações em bases de dados distintas. Nesse portal foi configurada a localização dos descritores, em qualquer lugar do texto, todo tipo de material (artigos, teses, dissertações, material de áudio etc.), nos últimos cinco anos, a partir de 2012. Para o critério de inclusão (I) dos estudos: a) disponibilidade do periódico indexado em base de dados; b) trabalhos completos na área de investigação; c) estar relacionado a educação superior a distância; d) o uso das TIC. Para o critério de exclusão dos estudos (II): a) não ser resumo; b) não ser pôster; c) não apresentar estratégias quanto ao uso das TIC.
Para tratamento da coleta de dados apropriou-se da ferramenta StArt3 (State of the Art through Systematic Review) na fase de seleção, aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, definidos no protocolo para a revisão sistemática (RS), Hernandes et al. (2010), auxiliou nas análises dos resultados. Sinteticamente, o protocolo seguiu alguns procedimentos para a RS: a) Planejamento e formalização da pesquisa via Protocolo de Estudo; b) Execução da pesquisa segundo o Protocolo de Estudo; c) Sumarização dos dados coletados.
Após tratamento, os estudos foram apresentados em seções para promover os encadeamentos propostos da revisão da literatura na perspectiva sistemática.
Resultados
Considerando as aplicações de diferentes filtros na máquina de busca, via Portal Periódicos CAPES, obtiveram-se os seguintes resultados para o termo “Use* of “information and communication technologies” in “Higher Education”: a) filtro revisado por pares retornaram 1.300 estudos em diferentes bases de dados; b) filtro últimos cinco anos, retornaram 195 estudos. Base de dados localizadas: Scopus (Elsevier), OneFile (GALE), ProQuest Advanced Technologies & Aerospace Collection, Directory of Open Access Journals, SpringerLink Open Access, Social Sciences Citation Index (Web of Science), Dialnet, ERIC, Technology Research Database, Science Citation Index Expanded, ScienceDirect Journals (Elsevier), Advanced Technologies Database with Aerospace, Elsevier (CrossRef), Computer and Information Systems Abstracts, Springer (CrossRef), Trove (Australian Theses), SpringerLink, Wiley Online Library, MEDLINE/PubMed, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.
Os 195 estudos foram exportados para a ferramenta StArt 3 e avaliados segundo os critérios de inclusão (I) e exclusão (E).
Após aplicação dos critérios de inclusão ou exclusão retornaram 45 estudos a serem incluídos para análise, 19 estudos rejeitados e 3 estudos duplicados. Posteriormente, os estudos incluídos para análise foram avaliados pela pertinência quanto à aplicação: a) no ensino; b) na aprendizagem; c) na instituição; d) tecnologia:
O Gráfico 2 apresenta a síntese dos estudos classificação por prioridade de leitura, sendo considerados: 27 com baixa prioridade, 10 baixíssima prioridade, 6 com alta prioridade e 2 altíssima prioridade (A, B, C e D). Em seguida os estudos representativos foram organizados sinteticamente para compor a análise e crítica, conforme os critérios (A, B, C e D).
Ano | Título | Fontes | Foco do Estudo |
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2016 | Investigating website appearance and usability effects on student satisfaction with the website: a descriptive analysis in three countries | International Review on Public and Nonprofit Marketing | B; C; D |
2015 | Determining the factors influencing students intention to use m-learning in Jordan higher education | Computers in Human Behavior | C; D |
2015 | El estudiante en la educación superior: Usos académicos y sociales de la tecnología digital | International Journal of Educational Technology in Higher Education | B; D |
2015 | A conceptual framework to identify spatial implications of new ways of learning in higher education | Facilities | A; C |
2015 | Administration's Perception about the Feasibility of Elearning Practices at the University of Guyana | International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology | A; C |
2015 | Teaching Faculty's Perception about Implementing Elearning Practices at the University of Guyana | International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology | A; C |
2015 | Desarrollo de competencias integrales con tecnologías de la información y de la comunicación en educación superior a distancia | Springer Science & Business Media B.V. | A; B; D |
2014 | La virtualización universitaria en América Latina University virtualisation in Latin America | International Journal of Educational Technology in Higher Education | C |
2014 | Key Factors that Influence the Diffusion and Infusion of Information and Communication Technologies in Kenyan Higher Education | Studies in Higher Education | A; C |
2014 | Autoevaluación a través de una estrategia de blended-learning para la mejora del rendimiento en una asignatura de contabilidad Self-assessment via a blended-learning strategy to improve performance in an accounting subject | International Journal of Educational Technology in Higher Education | A; B; D |
2014 | Campus virtual: Necesidades de formacion docente en habilidades tecnologicas Virtual campus: Teacher training needs in technology skills. | Revista Q | A |
2013 | Dimensions of Perceived Service Quality in Higher Education Virtual Learning Environments | RUSC | B; D |
2013 | Investigating Student Use and Value of E-Learning Resources to Develop Academic Writing within the Discipline of Environmental Science | Journal of Geography in Higher Education | B |
2013 | Innovation attributes and pedagogical quality: a concretization of joint theories on course management systems acceptance | Quality & Quantity | A; D |
2013 | Innovation in Ibero-American Universities | International Journal of Educational Technology in Higher Education | A; C |
2013 | Motivation and learning strategies in the use of ICTs among university students | Computers & Education | A; B |
2012 | La influencia de las TIC en la interacción docente y discente en los procesos formativos universitarios | International Journal of Educational Technology in Higher Education | A; D |
2012 | ICT as a tool for building social capital in higher education | Campus-Wide Information Systems | A; D |
2012 | Technology Innovation: Electronic Game in the Brazilian Higher Education | Journal of technology management & innovation | A; D |
2012 | Engaging Students in Higher Education through Mobile Learning: Lessons Learnt in a Chinese Entrepreneurship Course | Educational Research for Policy and Practice | A; D |
2012 | Didactics of the use of ICT and traditional teaching aids in municipal higher education institutions | NAER: Journal of new approaches in educational research | A; C |
2012 | Implementing Web 2.0 Technologies in Higher Education: A Collective Case Study | Computers & Education | A; B; D |
2012 | Intelligent classrooms and smart software: Teaching and learning in today university | Education and Information Technologies | A |
2012 | Influencia de las TIC en la utilización de materiales y recursos en los procesos de enseñanza-aprendizaje de la Universidad de Lleida: Uso o abuso? | RIED: revista iberoamericana de educación a distancia | A |
Fonte: Elaborado pelos autores.
Nessa categorização resultaram em: 4 (quatro) estudos com 3 (três) categorias; 15 (quinze) estudos com 2 (duas) categorias, 5 (cinco) estudos com 1 (uma) categoria e nenhum estudo com 4 (quatro) categorias. Na sequência apresenta-se a síntese geral dos estudos selecionados.
Síntese dos resultados
Esta seção apresenta uma síntese dos resultados da pesquisa desenvolvida a partir da revisão sistemática. Buscou-se firmar alguns pontos de fundamental importância para o desenvolvimento de novos estudos voltados ao uso das tecnologias da informação e comunicação na educação superior.
Considera-se que o uso das TIC, seja na educação básica ou na superior, não acontece de forma simples, espontânea; a exigência do pessoal docente para fazer a mudança para um curso virtual é clara: treinamento na produção de objetos de aprendizagem, infraestrutura, tempo e apoio (ZERMEÑO; OVIES; ARREDONDO, 2014). Pode-se complementar que interferem para o seu alcance pontos basilares como a contratação de equipe multidisciplinar, baixa remuneração, descontinuidade do trabalho pedagógico, dificuldade quanto à apropriação da teoria, da técnica e da prática voltada ao uso das TIC como apoio pedagógico. São pontos que insinuam em desfavor do acesso, da participação e da interação com o emprego das TIC (FERREIRA, 2012) que afetam a cultura acadêmica na EaD.
Não obstante, a prática docente vinculada à aprendizagem em atos intrínsecos ao processo ensino-aprendizagem, dependendo da técnica aproveitada pode direcionar para o tipo de aprendizagem individualizada, cooperativa, colaborativa ou uma metodologia de aprendizagem combinada (SÁNCHEZ; SOLDADO; LÓPEZ, 2014). Neste caso, podendo levar ao isolamento ou a sua complementaridade, conforme o grau de competência quanto ao uso das TIC pelo professor e estudantes ou competências abrangentes (MUÑOZ et al., 2015). Assim, são fatores ambientais, tecnológicos, organizacionais e individuais que desempenham papel significativo na difusão e na infusão das TIC, inclusive, a sua disponibilidade. O acesso à TIC e as características dos gestores da instituição desempenham um papel fundamental na difusão das TIC no contexto de um país em desenvolvimento (MACHARIA; PELSER, 2014), Por outro lado, quanto à qualidade da oferta do serviço relacionado à difusão do e-learning e da competência neste domínio é vital desenvolver sistemas, modelos e escalas que permitam às instituições obter medições válidas, confiáveis e consistentes da qualidade dos serviços educacionais prestados por meio de ambientes virtuais de aprendizagens (AVA) com apoio da literatura sobre a qualidade de serviço percebida (PSQ) (MARTÍNEZ-ARGÜELLES; CALLEJO; FARRERO, 2013). As universidades se tornam um instrumento indispensável para apoiar e replicar a mudança na sociedade, bem como a parte crucial da inovação educativa envolverá não só a formação de professores para a utilização das TIC, mas também a mudança do paradigma educativo da sua prática docente, para construir um modelo organizacional que lhes permita adaptar-se ao seu ambiente complexo e mutável (CASAS; STOJANOVIC, 2013).
Há muitos estudos teóricos e empíricos focados em analisar se o design do site ou se as características pessoais dos alunos são os fatores mais influentes na sua satisfação – Taffs e Holt (2013) e Cerda Suárez (2016). Mas é muito importante diferenciar o impacto desses fatores para melhorar a satisfação dos estudantes em sala de aula. Por exemplo, foco na aparência, na usabilidade, no modelo de aceitação de tecnologia (MAT), teoria da ação racional (TAR) e teoria unificada de aceitação e uso de tecnologia (TUAUT) (ALTHUNIBAT, 2015)2 e na viabilidade (LIVINGSTONE, 2015).
Diversas pesquisas (BECKERS; VAN DER VOORDT; DEWULF, 2015; LIVINGSTONE, 2015; LIN; CHEN, 2013; VALENTÍN et al., 2013; ARAUJO, PAIVA; GOMES, 2012; BENNETT et al., 2012; FLORES; ARCO, 2012; MENKHOFF; BENGTSSON, 2012) evidenciam que o espaço de sala de aula está progressivamente sendo substituído por uma variedade de configurações e aplicações para apoiarem as atividades de aprendizagens contemporâneas com o uso das TIC, sejam elas por meio das plataformas sociais, técnicas, acadêmicas, educacionais, jogos eletrônicos, web 2.0, e-mail, fóruns, chats e wiki. Essas pesquisas sugerem que a variação e a associação de diferentes TIC elevam as expectativas de melhor desempenho e satisfação de seu uso na educação superior. Uma das principais tarefas do ensino universitário contemporâneo é aprofundar os meios racionais e eficazes de ensino em uso em sala de aula (LOMBILLO; LÓPEZ; ZUMETA, 2012).
Uma das aplicações no AVA, em distintas IES, como resultado do emprego das tecnologias digitais que nem sempre se espelharam nos estudos e pesquisas que direcionam os “como”, “quais”, “quem” e “onde”, as TIC são mais adequadas para serem utilizadas pelos estudantes em atividades sociais e acadêmicas. Os estudos de Gallardo Echenique, Marqués Molías e Bullen (2015) mostraram que se os estudantes têm certo nível de competência digital em tecnologia, as formas como usam as tecnologias varia de acordo com o seu propósito, e que as redes sociais e o WhatsApp são considerados as aplicações mais importantes para os estudantes. Livingstone (2015) explicita que o e-learning facilita o processo de ensino-aprendizagem com uma variedade de canais e tecnologias e tem o potencial de revolucionar as práticas de ensino em instituições de ensino em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Uma avaliação positiva do interesse e da utilização dos estudantes da educação superior nas atividades realizadas em plataforma e web 2.0 destaca tensões entre a aplicação da web 2.0 e práticas educacionais (SÁNCHEZ; SOLDADO; LÓPEZ, 2014; BENNETT et al., 2012). Os estudos de Flores e Arco (2012) demostraram que independentemente da modalidade formativa das atribuições usou-se uma variedade dos recursos para a informação da entrada aos estudantes, embora tenham detectado média baixa entre os materiais que o profissional publicou e o acesso a estes por parte dos estudantes, mas ainda existe um caminho por percorrer no aproveitamento dos recursos das TIC nos processos formativos universitários.
A incorporação da tecnologia digital implica uma transformação da tradicional educação a distância e a criação de novas dinâmicas da EaD neste campo, com instituições que substituem os programas científicos por virtuais, e uma crescente digitalização da instrução presencial (RAMA, 2014). Nesse estudo, inclui o estado da arte das mudanças educacionais provocadas pela digitalização educativa na América Latina e descreve que há o início lento na região de forma de educação convergente entre a distância tradicional e modos de face a face.
Os resultados sugerem que aquelas IES com vocação dupla (presencial e EaD) tendem a caminhar junto quanto à incorporação das TIC no processo ensino-aprendizagem, desta maneira, segundo Macharia e Pelser (2014), possam fornecer impulso positivo para a mudança dos conceitos tradicionais de ensino e aprendizagem, bem como a principal motivação por trás da mudança nas atividades acadêmicas e profissionais. Para Aleksic-Maslac e Magzan (2012), a utilização eficaz das TIC melhora a comunicação e o intercâmbio de informações seguidas por oportunidades de aprendizagem intercultural. A implementação eficaz das TIC permite a expansão das redes sociais e econômicas e fortalece os laços institucionais e acadêmicos, construindo assim o capital social.
Portanto, os estudos evidenciaram que as TIC estão, lentamente, sendo integradas no processo de ensino-aprendizagem e procedimentos administrativos relacionados à vida acadêmica em algumas instituições de ensino superior (IES). Extraiu-se que a aceitação dos estudantes quanto ao uso das TIC é boa, especialmente, para formação de grupos sociais (rede), como WhatsApp e Facebook. Todavia, alerta-se que para uma maior aceitação da integração das TIC, os dados sugerem adequação da infraestrutura física, de pessoal, formação continuada e aporte financeiro quanto ao emprego das TIC em ambientes educacionais apontado por alguns estudos. Acrescente-se que para integrar as TIC no processo ensino-aprendizagem recomenda-se mudança de paradigma.
Considerações finais
O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação superior a distância, de modo geral, é empregado em ambientes educacionais para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e apoiar o planejamento do espaço na educação superior. Nesse espaço educacional observa-se o apelo à necessidade da melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes de forma mais abrangente. Essa compreensão poderia ser identificada e implementada nas estratégias didáticas para desenvolvimento de competências integrais para os professores, os estudantes e equipes acadêmico-administrativas da educação superior. Independentemente de a instituição ofertar a modalidade presencial, semipresencial ou totalmente a distância, a diversificação das TIC poderá favorecer a aceitação positiva dos recursos a elas relacionadas pelos usuários. Por outro lado, a baixa variação das TIC tende a resultar em baixo acesso dos estudantes aos materiais produzidos pelo professor.
Destaca-se a existência de distintas formas de expressar sobre as TIC, tanto é que alguns estudos consideraram a denominação de mídia, linguagem, ferramentas educacionais, adicionando complexidade quanto ao agrupamento dos termos em categorias. A diversidade, na prática, insinua que para a integração de estratégias e técnicas voltadas à melhoria do processo ensino-aprendizagem não se recomenda generalização para diferentes sistemas educativos. Considerando os diferentes requisitos para implantação, desenvolvimento e execução educacional, as culturas que se estabelecem nas instituições educacionais as tornam diferentes entre si. Logo, a compreensão da cultura acadêmica, segundo Ferreira (2012), passa a ser uma das variáveis mais importantes no momento de implantação e adaptação das TIC. Neste sentido, os estudos sugerem a necessidade de pesquisas relacionadas ao contexto cultural que se estabelece quanto à integração das TIC, no sentido de compreender as possibilidades da convergência das TIC na educação superior.
As evidências dos resultados apontaram que os ambientes educacionais abastecidos pelas TIC, especialmente, aqueles estruturados para atividades colaborativas, podem desenvolver um tipo de inteligência compartilhada. Neste aspecto, infere-se que as instituições de educação superior poderiam ser instrumento indispensável para apoiar e replicar a mudança na sociedade pelas dinâmicas colaborativas consensuais. Todavia, essas instituições precisam ir além da formação de professor para buscar as plenitudes das habilidades, dimensões e indicadores quanto às competências necessárias para a formação ao longo da vida no século XXI.
Assim, podem-se constatar pontos que direcionam para o desenvolvimento de novos estudos conexos à integração das TIC na educação superior a distância, especialmente, à questão de uma cultura acadêmica capaz de promover a integração das TIC no processo ensino-aprendizagem na perspectiva da mudança de mera transferência de informação.