SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Medical education, race and health: what is missing for the construction of an antiracist pedagogical project? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Rev. Bras. Educ. Med. vol.46 no.4 Rio de Janeiro  2022  Epub Nov 25, 2022

https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-editorial 

Editorial

Revista Brasileira de Educação Médica: 45 anos de história

Rosiane Viana Zuza Diniz1  2  , concepção, desenvolvimento, revisão e aprovação da versão final do manuscrito
http://orcid.org/0000-0002-3883-2780

Dyanara Lays Rohte Sbruzzi1  3  , concepção, desenvolvimento, revisão e aprovação da versão final do manuscrito
http://orcid.org/0000-0002-4914-3438

Denise Herdy Afonso1  4  , concepção, desenvolvimento, revisão e aprovação da versão final do manuscrito
http://orcid.org/0000-0002-4781-0364

1Associação Brasileira de Educação Médica, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

2Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

3União Pioneira de Integração Social, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

4Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.


PRIMEIRA EDIÇÃO

A Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) é o veículo de divulgação científica da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem)1),(2. Publicou-se o primeiro número da RBEM em 1977 (Figura 1) e foram responsáveis pela divulgação duas diretorias da Abem, o conselho editorial e a coordenação de redação (Quadro 1).

Fonte: Acervo da Abem.

Figura 1 Primeira edição da RBEM publicada em 1977 

Quadro 1 Equipes responsáveis pela publicação da primeira edição da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) 

Diretorias da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem)
Cargos 1976-1978 1978-1980
Presidente Horácio Kneese de Melo João Paulo do Vale Mendes
1º vice-presidente Rodrigo D’Argolo Ferrão Naum Kelserman
2º vice-presidente João Paulo do Vale Mendes Luiz Paula Castro
Tesoureiro Benjamin Albagli Alice Reis Rosa
Diretor-executivo Fernando Bevilacqua
Conselho editorial
Antonio C. de Mattos Paiva
Clementino Fraga Filho
Ítalo Suassuna
João Paulo do Valle Mendes
Marcello Vasconcellos Coelho
Mário Chaves, Michel Jamra
Otávio Ribeiro Ratto
Rubens Maciel
Coordenação de redação
Fernando Bevilacqua
Antenor Amancio Filho
Mabel Imbassahy

Fonte: Elaborado pelas autoras.

Segundo o editorial de Horácio Kneese de Melo, presidente da diretoria da Abem de 1976 a 1978, publicado na edição 1.1 da revista, o motivo para o lançamento da RBEM foi “O acentuado aumento do número de faculdades de medicina existentes no país, o interesse sempre marcante de professores e estudantes em relação ao ensino médico e a principal finalidade da ABEM que é ‘o aprimoramento da educação médica’”3.

Fonte: Acervo da Abem.

Figura 2 Primeiro editorial da RBEM 

O volume 1 da RBEM contou apenas com um fascículo, e, nessa edição, foi publicado o material oriundo do 1º Seminário Regional da Abem, realizado em Curitiba.

Conforme consta no livro A educação médica e a arena política: os 60 anos da Abem4, o primeiro número da RBEM foi apresentado no Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem) de 1977, realizado em novembro, na cidade de Belém, no Pará, com proposta de três números anuais. Nessa edição, a reflexão condutora era a relação entre educação médica e serviços de assistência diante dos avanços científicos e tecnológicos em saúde, dividida em três painéis: “Ensino das disciplinas básicas na área da saúde face à Reforma Universitária”, “Ensino de clínica médica” e “Realidade da matrícula por disciplinas nas escolas médicas”4.

VOLUMES E FASCÍCULOS

Os volumes iniciais da RBEM foram quadrimestrais. A revista chegou a ser publicada anualmente, retornou a ser quadrimestral e, a partir de 2008, passou a ser trimestral, formato adotado atualmente. Além disso, publicaram-se edições especiais e suplementos voltados para temáticas centrais para a educação médica. Vale ressaltar também que alguns fascículos não foram publicados (Quadro 2).

Quadro 2 Resumo dos volumes e fascículos da RBEM 

ANO VOLUME FASCÍCULOS SUPLEMENTOS
1977 1 1 - - -
1978 2 1 2 3 - Suplemento 1 -
1979 3 1 2 3 - - -
1980 4 1 2 3 - - -
1981 5 1 2 3 - - -
1982 6 1 2 3 - - -
1983 7 1 2 3 - - -
1984 8 * 2 * - - -
1985 9 1 2 3 - - -
1986 10 - 2 3 - - -
1987 11 1 2 3 - - -
1988 12 1 2 - - - -
1989 13 1 - - -
1990 14 1 - - -
1991 15 1 - - -
1992 16 1 - - -
1993 17 1 2 3 - - -
1994 18 1 2 3 - - -
1995 19 1 - - -
1996 20 1 2/3 - Edição especial -
1997 21 1 2/3 - - -
1998 22 1 2/3 - Suplemento 1 -
1999 23 1 2/3 - - -
2000 24 1 2 3 - - -
2001 25 1 2 3 - - -
2002 26 1 2 3 - Suplemento 1 Suplemento 2
2003 27 1 2 3 - - -
2004 28 1 2 3 - - -
2005 29 1 2 3 - - -
2006 30 1 2 3 - - -
2007 31 1 2 3 - - -
2008 32 1 2 3 4 - -
2009 33 1 2 3 4 Suplemento 1 -
2010 34 1 2 3 4 - -
2011 35 1 2 3 4 - -
2012 36 - 2 3 4 Suplemento 1 Suplemento 2
2013 37 1 2 3 4 - -
2014 38 1 2 3 4 - -
2015 39 1 2 3 4 - -
2016 40 1 2 3 4 - -
2017 41 1 2 3 4 - -
2018 42 1 2 3 4 - -
2019 43 1 2 3 4 Suplemento 1 -
2020 44 1 2 3 4 Suplemento 1 -
2021 45 1 2 3 4 Suplemento 1
2022 46 1 2 3 4

* Fascículos não publicados.

Fonte: Acervo da Abem.

Até 2013, a revista foi publicada em formato impresso, passando a ser disponibilizada somente em formato virtual a partir de 2014, e, atualmente, adota o sistema de publicação em fluxo contínuo. Em 2007, foi admitida na coleção Scientific Electronic Library Online (SciELO), na qual constam publicados os seus artigos atualmente (https://www.scielo.br/j/rbem/grid). A RBEM é também indexada nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual de Educação em Ciências da Saúde (Educa), Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias (Periódica), Base de dados sobre Educación (Iresie), Directory of Open Access Journals (Doaj) e Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex). Em 2022, a RBEM submeteu o processo para indexação na base de dados Scopus (Elsevier).

EDITORES

Nas primeiras edições da revista, não houve menção de um nome para a função de editor. Apenas em 1981, na edição 5.1, determinou-se a figura de editor representado por Clementino Fraga Filho (Figura 3). A partir de então, todas as edições contaram com editores na elaboração do material a ser publicado (Quadro 3).

Fonte: Acervo da Abem.

Figura 3 Edição 5.1 da RBEM, primeiro editor 

Quadro 3 Editores da RBEM 

ANO DE POSSE EDITORES
1981 Clementino Fraga Filho
1983 Fernando Figueira
1985 Alice Reis Rosa
1986 Celia Lucia Monteiro de Castro
1987 Heloisa Maria Mendonça de Morais
1988 Frederico Simões Barbosa
1993 William Saad Hossne
1997 Jadete Barbosa Lampert
1998 Sérgio Tavares de Almeida Rêgo
2015 Lilian Koifman
2016 Olavo Franco Ferreira Filho
2019 Daniela Chiesa
2020 Rosiane Viana Zuza Diniz

Fonte: Acervo da Abem.

O editor-chefe recebe os manuscritos que atendem às normativas para publicação na revista e designa aos editores associados (EA) os manuscritos que estão no escopo da RBEM e apresentam caráter inovador para seguimento do processo editorial. Os EA são responsáveis pela condução do processo, desde a escolha de revisores até a emissão da decisão final de cada manuscrito.

LOGOTIPO

O primeiro logotipo da RBEM era composto por todas as letras do seu nome, e, a cada volume, alterava-se a cor de fundo da capa. Em 1997, alterou-se a disposição das letras, porém a cor continuava sendo modificada a cada edição. No final de 2019, mudou-se o logotipo da revista que passou a estampar em conjunto com seu nome o logotipo da Abem. Os logotipos da RBEM podem ser observados na Figura 4.

Fonte: Acervo da Abem.

Figura 4 Logotipo da RBEM de 1977 a 2022 

PROCESSO EDITORIAL

Com base em um processo de avaliação por pares, duplo-cego (double-blind peer review), a revista aumentou o seu corpo editorial em 2021, a partir de um processo público de convite aos interessados, contando com EA que representam, pela primeira vez, todas as regionais da Abem. Ademais, incorporou EA internacionais à equipe e passou também a divulgar no artigo publicado a equipe de editores responsáveis pelo processo editorial.

O processo editorial da revista é complexo e vem sendo aperfeiçoado, especialmente ao longo dos últimos cinco anos, visando à agilidade e melhoria da qualidade das decisões. Nesse contexto, a RBEM como membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec Brasil) tem divulgado e estimulado a participação dos membros do corpo editorial em atividades de atualização relacionadas às competências necessárias para revisores e EA e equipe administrativa da revista. Temas como a ética e integridade científica, a ciência aberta e como revisar artigos científicos foram centrais nos últimos dois anos5.

São quatro as possibilidades de decisões finais oriundas da revisão por pares, como apresentado na Figura 5. Manuscritos com decisão de revisão maior e menor são adequados pelos autores e submetidos a novo processo de revisão por pares, o que pode resultar em rejeição ou aceite do artigo.

Forte: Elaborada pelas autoras.

Figura 5 Decisões finais após a revisão por pares na RBEM 

Nos 45 anos de existência, a RBEM vem apresentando crescimento expressivo, sobretudo no que concerne ao número de submissões e artigos publicados, o que foi especialmente observado durante o período da pandemia da coronavirus disease 2019 (Covid-19). Além disso, preservando as diversas temáticas do escopo da revista, observa-se uma variedade de assuntos relevantes publicados sobre as perspectivas da educação médica. Chama a atenção a presença do tópico central Covid-19 entre os temas das publicações em 2022, o que corrobora a importância da revista para a divulgação científica de assuntos emergentes (Figura 6).

Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica. Disponível em: https://reports04.manuscriptcentral.com/cognos10/cgi-bin/cognos.cgi.

Figura 6 Temas das publicações e número de submissões à Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) nos últimos sete anos 

Embora predominem as submissões nacionais, a RBEM tem recebido manuscritos de muitos continentes, como o americano (América do Norte: nove e América do Sul: 1.529), europeu (nove), africano (seis) e asiático (um). A distribuição das publicações de acordo com o país de origem dos autores pode ser vista na Figura 7.

Fonte: SciELO2. Disponível em: https://analytics.scielo.org/?journal=0100-5502&collection=scl.

Figura 7 Distribuição das publicações na RBEM de acordo com o país de origem dos autores 

Ainda mais relevante tem sido a atenção às boas práticas editoriais com o rastreamento de similaridade realizada pela utilização sistemática do software iThenticate6 desde 2021.

É importante destacar que os recursos para sustentabilidade da RBEM são oriundos das fontes de financiamento da Abem, o que garante a preservação, durante todos esses anos, de diretrizes editoriais independentes sem o aceite de material publicitário com fins comerciais.

Compreendendo o papel da interação entre as distintas iniciativas da Abem, desde 2019, os trabalhos submetidos aos Congressos Brasileiros de Educação Médica e Regionais da Abem com maior pontuação na avaliação final recebem o incentivo de isenção da taxa para publicação na RBEM, do artigo completo, desde que aprovado pelos fluxos habituais.

Em sinal de reconhecimento da importância da vida associativa para a saúde da RBEM, desde 2022 garantimos a isenção da taxa de publicação de artigos aprovados que trazem 100% dos autores associados da Abem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acesso aberto e gratuito, além de ser a única revista brasileira sobre o tema de educação médica, a missão da RBEM “é ser um periódico proeminente no campo da educação médica e publicar material de alta qualidade sobre temas e perspectivas relevantes nesta área1.

No primeiro editorial publicado pela RBEM, Horácio Kneese de Melo mencionou o seguinte: “Lançamos, assim, o primeiro número da Revista Brasileira de Educação Médica, convictos de que ela atuará dentro das finalidades precípuas da ABEM e na certeza de seu sucesso”2.

Além de ser o periódico brasileiro dedicado a consolidar a produção científica em relação à educação médica, a RBEM, a partir de suas publicações, revelou o seu papel no resgate da história da própria Abem como demonstrado nas diversas citações e referências às publicações contidas no livro A educação médica e a arena política: os 60 anos da Abem4.

Este editorial é também um agradecimento especial a todos os sujeitos que fazem possível essa trajetória de sucesso da RBEM: aos associados da Abem que garantem a sustentabilidade, aos funcionários administrativos que atuam na estruturação do periódico, aos editores e revisores que dedicam seu tempo e sua experiência à revisão dos manuscritos, e, em especial, aos autores que confiam na qualidade da produção compartilhada e não medem esforços para mantê-la.

Para o seguimento da sua história,

que o seu sucesso coletivo continue.

REFERÊNCIAS

1. Gálvez KRN. ABEM: 22 anos de história. Rev Bras Educ Med. 1984;8(3):141-65. [ Links ]

2. SciELO. Homepage RBEM. 2021 [acesso em 14 jul 2021]. Disponível em: Disponível em: https:www.scielo.br/jornal/rbem/about/#about . [ Links ]

3. de Mello HK. Editorial. Rev Bras Educ Med . 1977;1(1):7. [ Links ]

4. Nemi A, dos Santos ÍV, de Almeida TA. A educação médica e a arena política: os 60 anos da Abem. Brasília: Abem. 2022. E-book. 216 p. [acesso em 15 nov 2022]. Disponível em: Disponível em: https://website.abem-educmed.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Abem_60anos_site.pdf . [ Links ]

5. Associação Brasileira de Editores Científicos [acesso em 15 nov 2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/novo/ . [ Links ]

6. iThenticate plagiarism Checker [acesso em 09 set 2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.ithenticate.com . [ Links ]

Recebido: 16 de Novembro de 2022; Aceito: 16 de Novembro de 2022

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons