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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Educ. Teoria Prática vol.28 no.58 Rio Claro mayo/agosto 2018  Epub 01-Ene-2019

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p200-203 

Editorial

Editorial - Eduteo v28n58

Roberto Tadeu Iaochitel 

1Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, Brasil roberto.iaochite@unesp.br.


Prezados leitores e prezadas leitoras,

Neste ano a Revista Educação: Teoria e Prática comemora 25 anos e, ao longo desse tempo, não tem medido esforços para que as publicações nos campos da pesquisa e da prática profissional acompanhassem o desenvolvimento da área tanto no nível da produção do conhecimento, quanto de sua aplicação nos diversos cenários.

A pesquisa no contexto educacional tem se tornado mais complexa, colaborativa, dinâmica, internacionalizada e, consequentemente, ampliou o espectro de temáticas, abordagens e metodologias capazes de contribuir para a reflexão, a busca de entendimento e de possíveis soluções para os diversos desafios que se apresentam para a área educacional.

No âmbito da prática profissional, mesmo com a elaboração de políticas públicas que visavam melhorar as condições de quem aprende, como as de quem ensina, muito ainda há para ser planejado e realizado. Superar os obstáculos que naturalmente surgem é possível quando se há vontade política para se planejar e implementar políticas que, de fato, cheguem às escolas para que se promovam ensino de qualidade, valorizando os profissionais que lá estão.

Nesses 25 anos, políticas públicas voltadas para a educação foram criadas, regulações delas decorrentes foram elaboradas e implicações foram percebidas por todos aqueles que, de uma forma ou de outra, trabalham para e pela educação no nosso país. Avanços e retrocessos foram, e ainda são, marcados pelo incessante desejo de contribuir para, em última análise, melhorar a condição de vida das pessoas que estão dentro e fora das escolas.

Parte dessa superação se dá por meio da investigação científica séria e comprometida com uma educação qualificada que promova, dentre outros valores, igualdade de oportunidades, pluralidade, conhecimentos, atitude interdisciplinar e colaborativa em defesa de uma sociedade justa, democrática e plural. As pesquisas apresentadas nas edições anteriores obviamente estavam comprometidas com esses e outros ideais. Da mesma forma, os artigos que fazem parte do presente número trazem contribuições e reflexões importantes para à área educacional no âmbito da pesquisa e de sua aplicação nos diversos cenários.

Os artigos desta edição são de temáticas, metodologias, abordagens teóricas e contextos diversos, discutindo entre outros fenômenos, relação ensino e pesquisa, estágio no cursos de magistério, divulgação científica, ensino e educação inclusiva, trabalho colaborativo, habilidades sociais, eficácia de programa de auxílio estudantil, vocação e ensino, jogos e tecnologias digitais, cinema e gênero, escolas multisseriadas e ensino.

O artigo intitulado A relação entre ensino e pesquisa na percepção de professores da língua inglesa no ensino superior investigou como professores do ensino superior percebem a participação dos estudantes na relação entre ensino e pesquisa em um curso de Letras - Inglês de uma universidade catarinense. Já o artigo Diários de aula de uma quase professora: memórias de estágio do curso de magistério, analisou as narrativas construídas durante o processo de formação profissional, especificamente, na disciplina de estágio supervisionado.

O artigo Evolução da pesquisa em educação não-formal e divulgação científica no Brasil: um meta-estudo analisou a literatura sobre o assunto e confirmou o crescimento dessa temática no Brasil nas últimas décadas, porém, ainda considerado baixo. Já o artigo O ensino de matemática aos alunos com deficiência intelectual: uma concepção dos professores destacou a importância de formação inicial e ou continuada para o trabalho com deficiência na escola.

O artigo Trabalho colaborativo entre licenciandos e professores: incentivo às práticas “autorais” considerando o currículo paulista nos apresenta como a colaboração na escola tem sido um dos objetivos mais desejados pela equipe gestora, como forma de promover tanto a formação continuada em serviço, como, também, promover a análise de material didático e a produção individual. O artigo Habilidades sociais e público-alvo da educação especial: análise da produção científica brasileira buscou na análise da literatura, respostas para identificar diversos aspectos relacionados às habilidades sociais para o ensino de pessoas com deficiência.

Já o artigo intitulado Avaliação da eficácia do programa de auxílio estudantil em um campus de universidade federal brasileira discutiu a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social no ensino superior, coeficientes acadêmicos e a relação com processo de distribuição de bolsas de auxílio numa instituição federal.

Fundamentado no pensamento de Heidegger, o artigo Vocação, ressonância do ser-aí questionou o papel da vocação para o trabalho considerando a sociedade atual, cuja valorização da qualificação e aptidão face ao entrelaçamento de atividades está cada vez mais crescente. Relevante contribuição que vem do campo da Filosofia para o campo da Educação.

Com o objetivo de discutir o papel das tecnologias educacionais, em especial da gamificação digital para a aprendizagem, o artigo Jogos digitais para o desenvolvimento da habilidade espacial: uma revisão da literatura internacional retratou os achados da literatura no campo das tecnologias educacionais digitais e abordou suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades espaciais.

Na direção do uso das tecnologias digitais como ferramenta para o ensino, o artigo Indústria cultural e cinema: projeções da comunicabilidade de gênero na educação analisou as questões de gênero que se evidenciam na escola tendo o cinema como meio para problematizar os processos formativos e discutir sobre o papel da escola na resistência à disseminação de estereótipos e à exclusões no meio social.

O artigo Professores eficientes: como garantir melhores resultados com a política do banco mundial de controle docente refletiu, à luz da perspectiva de Fairclough, sobre a visão do banco mundial acerca da valorização do magistério face às políticas para o aumento da eficiência docente e do desempenho acadêmico em exames nacionais e internacionais. Destacou, ainda, aspectos ligados ao sistema de controle do comportamento docente, estabilidade no emprego e remuneração baseada em resultados.

A partir do referencial da pedagogia histórico-crítica, o artigo Escolas multisseriadas e a pedagogia histórico-crítica: início de uma reflexão analisou a materialidade das práticas pedagógicas em um município do Tocantins. Ao considerar o referencial teórico citado, os resultados apontaram para a carência de uma pedagogia revolucionária.

Já o artigo Ensino de história e teoria histórico-cultural: reflexões sobre a organização do processo de ensino-aprendizagem buscou refletir sobre as possibilidades didáticas que promovam aprendizagem e assimilação de conceitos, bem como o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, tendo os pressupostos da teoria histórico-cultural como base para o aprendizado de história.

Ao longo desses 25 anos da Revista Educação: Teoria e Pratica muitas e importantes mudanças ocorreram no cenário político-educacional em nosso país. É fato que ligado a esse movimento esteve e está atrelado, para além da boa vontade e competência política dos governantes, o papel que a pesquisa e sua divulgação nos âmbitos acadêmicos e profissionais podem (e deveriam) oferecer aos que legislam, aos que administram e, em especial, aos que promovem diariamente nas salas de aula, as mudanças que todos nós almejamos para a educação no nosso país.

Boa leitura!

Referências

Iaochite R. T. Editorial. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, SP. Vol. 28, n.58. 2018. [ Links ]

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