SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número64A PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A EXPERIÊNCIA EM QUEBECQUANTOS ANOS TEM PAULO FREIRE? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Educ. Teoria Prática vol.31 no.64 Rio Claro jan. 2021  Epub 03-Dez-2021

https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16353 

Dossiê

Apresentação

Andreia Osti

Eliane Aparecida Bacocina

Filipe Rafael Gracioli

João Pedro Pezzato

Laura Noemi Chaluh

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo


Dossiê Paulo Freire faz 100 anos: . . .

O ano de 2021 ainda nos encontra em um contexto mundial de pandemia, de tristeza e de desesperança. Ano quase findo e pouco mudou.

Ao mesmo tempo é um ano de lembranças e saudades de uma pessoa singular e especial para todos nós, educadores e educadoras: Paulo Freire.

Nestes momentos, retornamos a ele e às suas contribuições no campo da Educação tendo no horizonte ações que compartilhem esperança e sonhos e utopias por um mundo justo, por uma educação libertadora, por uma educação que faz com que cada um, uma, de nós, agentes e protagonistas, nos transformemos. Por uma EDUCAÇÃO.

Esperançar. É a partir do ato que conjumina esperança, fundada em um modo humano de pensar criticamente as condições conturbadas por intervenientes externos e que, no entanto, estão em forte aderência com a nossa existência, que apresentamos uma produção fertilizada com e nas ideias fundantes de Paulo para (re)pensar e (re)inventar a Educação e nossas práticas, assim como ele defendeu, realizou e enunciou.

Práticas e políticas pensadas e postas em ação, por Paulo Freire, correram mundo. Hoje, nosso desafio é (re)inventar tais práticas e políticas retomadas da memória e por ela sustentadas, por suportes de registros diversos.

Por essas vias, nosso desafio é retomar e manter vivo um legado inestimável buscando reaproximarmo-nos de sua produção, no calor de quando foram concebidas.

Conhecedores de uma parcela ínfima do que vem sendo produzido no Brasil e pelo mundo afora buscamos organizar o dossiê que se apresenta trazendo contribuições em relação ao pensamento freireano.

Convidamos você, leitor e leitora, a ler o que ora publica o periódico Educação: Teoria e Prática e adentrar em alguns desdobramentos da herança cultural - educacional - política de autores e autoras que nos brindam com profícuo material na modalidade de artigo científico, ensaio, ou memórias afetivas que compõem o Dossiê comemorativo Paulo Freire faz 100 anos: . . .

Atenciosamente,

Andreia Osti Eliane Aparecida Bacocina Filipe Rafael Gracioli João Pedro Pezzato Laura Noemi Chaluh Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo Integrantes da Equipe Editorial do periódico Educação: Teoria e Prática.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons