Temos muitos motivos para festejar a publicação da Revista Educação: Teoria e Prática em 2023, volume 33, número 66! Encerramos o ano com diversos indicadores positivos para um período acadêmico do campo das humanidades. Neste ano, recebemos maior volume de submissões, 74% a mais que no ano anterior, e o número de material publicado desde 2020, quando adotamos o sistema de publicação contínua. O aumento tem sido, em especial, no número de artigos, que tem ultrapassado a soma de 50 ao ano. Antes desse período, o número das publicações era acima de 30.
As edições continuam vinculando autores e instituições representativos de todo território nacional e as produções internacionais vêm sendo submetidas regularmente e têm apresentado sinais de crescimento. O período de análise das submissões, que abrange desde a postagem do material no sistema do Periódico, mais a conclusão do conjunto de avaliadores pareceristas e as revisões, em língua estrangeira e materna, tem sido paulatinamente reduzido. Cabe observar que o tempo de análise depende, também, da qualidade do texto submetido, em termos de conteúdo e de forma. Além do aumento do número de submissões, apontado acima, o índice de rejeição continua alto, sendo que neste ano foi de 73%. Como registrado no editorial anterior, em 2022 alcançamos o score de A2 na avaliação CAPES. Importante observar que, no corrente ano, a revista teve um número recorde de pareceristas ativos. Estamos sempre buscando cadastrar novos avaliadores que contribuam para a manutenção da qualidade do periódico.
Outra ótima notícia é que, mais uma vez, fomos contemplados com recursos, da Pró - Reitoria de Pesquisa da Unesp (Edital 15/2023), o que tem assegurado meios para uma série de demandas significativas para a manutenção dos gastos de editoração, e de outros encargos. Tais recursos possibilitam que avancemos no processo de aprimoramento técnico profissional do Periódico.
Nesta edição, a Comissão Editorial publica um vídeo, um registro de entrevista, dois relatos de experiência, três resenhas, e 55 artigos.
Do total dos 55 artigos, 30% deles integram o Dossiê, intitulado “A imagem do mundo: leitura, escrita e ensino”, que inclui o referido vídeo que conta com a participação do professor Dr. Jader Janer Moreira Lopes (UFJF). No vídeo, é discutida a temática da fabricação da realidade a partir da aquisição da linguagem. A discussão tem como fundamento o texto de Izidoro Blikstein, edição de 2018, intitulado Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade. Dos 16 artigos do Dossiê, aproximadamente 60% deles abarcam temas do campo da geografia escolar. Os demais desse grupo abordam temas da área da Educação e suas interfaces, por exemplo, com a literatura ou com a promoção da saúde na escola.
Como apontado, dos 55 artigos, 37 deles, aproximadamente 70%, não são vinculados ao Dossiê, eles compõem um conjunto de artigos, de caráter interdisciplinar, que tratam de distintas temáticas. Destas, aproximadamente 45% dedicam-se ao Ensino Básico, 26% ao Ensino superior. Há, também, textos de caráter mais teórico analítico, não direcionado a uma linha empirista de pesquisa como, por exemplo, o que versa a respeito da questão de gênero e da biopolítica, do bullying ou, ainda, da promoção da saúde na escola.
Esperamos que os textos, em imagens e sons, possam contribuir, quiçá encantar nossos leitores.