SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66La extensión y la universidad brasileña: del estatuto de las universidades hasta poner en el currículo las acciones de extensión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Educ. Teoria Prática vol.33 no.66 Rio Claro  2023  Epub 07-Ago-2024

https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s18161 

Editorial

Editorial

João Pedro Pezzato1 
http://orcid.org/0000-0002-9523-0954

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo2 
http://orcid.org/0000-0003-0490-7227

1Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo – Brasil. E-mail: joao.pezzato@unesp.br.

2Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo –Brasil. E-mail: mr.camargo@unesp.br.


Temos muitos motivos para festejar a publicação da Revista Educação: Teoria e Prática em 2023, volume 33, número 66! Encerramos o ano com diversos indicadores positivos para um período acadêmico do campo das humanidades. Neste ano, recebemos maior volume de submissões, 74% a mais que no ano anterior, e o número de material publicado desde 2020, quando adotamos o sistema de publicação contínua. O aumento tem sido, em especial, no número de artigos, que tem ultrapassado a soma de 50 ao ano. Antes desse período, o número das publicações era acima de 30.

As edições continuam vinculando autores e instituições representativos de todo território nacional e as produções internacionais vêm sendo submetidas regularmente e têm apresentado sinais de crescimento. O período de análise das submissões, que abrange desde a postagem do material no sistema do Periódico, mais a conclusão do conjunto de avaliadores pareceristas e as revisões, em língua estrangeira e materna, tem sido paulatinamente reduzido. Cabe observar que o tempo de análise depende, também, da qualidade do texto submetido, em termos de conteúdo e de forma. Além do aumento do número de submissões, apontado acima, o índice de rejeição continua alto, sendo que neste ano foi de 73%. Como registrado no editorial anterior, em 2022 alcançamos o score de A2 na avaliação CAPES. Importante observar que, no corrente ano, a revista teve um número recorde de pareceristas ativos. Estamos sempre buscando cadastrar novos avaliadores que contribuam para a manutenção da qualidade do periódico.

Outra ótima notícia é que, mais uma vez, fomos contemplados com recursos, da Pró - Reitoria de Pesquisa da Unesp (Edital 15/2023), o que tem assegurado meios para uma série de demandas significativas para a manutenção dos gastos de editoração, e de outros encargos. Tais recursos possibilitam que avancemos no processo de aprimoramento técnico profissional do Periódico.

Nesta edição, a Comissão Editorial publica um vídeo, um registro de entrevista, dois relatos de experiência, três resenhas, e 55 artigos.

Do total dos 55 artigos, 30% deles integram o Dossiê, intitulado “A imagem do mundo: leitura, escrita e ensino”, que inclui o referido vídeo que conta com a participação do professor Dr. Jader Janer Moreira Lopes (UFJF). No vídeo, é discutida a temática da fabricação da realidade a partir da aquisição da linguagem. A discussão tem como fundamento o texto de Izidoro Blikstein, edição de 2018, intitulado Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade. Dos 16 artigos do Dossiê, aproximadamente 60% deles abarcam temas do campo da geografia escolar. Os demais desse grupo abordam temas da área da Educação e suas interfaces, por exemplo, com a literatura ou com a promoção da saúde na escola.

Como apontado, dos 55 artigos, 37 deles, aproximadamente 70%, não são vinculados ao Dossiê, eles compõem um conjunto de artigos, de caráter interdisciplinar, que tratam de distintas temáticas. Destas, aproximadamente 45% dedicam-se ao Ensino Básico, 26% ao Ensino superior. Há, também, textos de caráter mais teórico analítico, não direcionado a uma linha empirista de pesquisa como, por exemplo, o que versa a respeito da questão de gênero e da biopolítica, do bullying ou, ainda, da promoção da saúde na escola.

Esperamos que os textos, em imagens e sons, possam contribuir, quiçá encantar nossos leitores.

Referências

PEZZATO, J. P.; CAMARGO, M. R. R. M. Editorial. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro. v. 33, n. 66, p. 1-2, 2023. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.