SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue53APRESENTAÇÃO: IMAGENS E SONS PARA ALÉM DAS ESCOLAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Revista Teias vol.19 no.53 Rio de Janeiro Apr./June 2018  Epub Feb 19, 2020

 

Editorial

EDITORIAL

Inês Barbosa de Oliveira

Rafael Marques Gonçalves

Jane Paiva


Antes mesmo de apresentar este número 53 da Revista Teias, anunciamos, com muita alegria, que nossa Revista passou a contar com mais uma responsável por sua Editoria, a Professora Jane Paiva. A novidade dá início a um processo de transição que estamos fazendo, para que a Revista possa manter seu padrão, melhorar o que for possível e seguir recebendo, avaliando e publicando artigos, resenhas, entrevistas e dossiês de interesse da área e com excelência acadêmica. Lembramos que o escopo da nossa Teias é amplo e que, no campo da Educação, propostas de textos são bem-vindas em todos os temas de pesquisa que o integram. A mudança na Editoria não mudará nossa vocação nem nossos compromissos, mas pode nos ajudar a otimizar processos de avaliação, a incorporar novos pareceristas e a aperfeiçoar nossas publicações. A incorporação de Jane Paiva à nossa equipe editorial principal é, para nós, motivo de alegria e otimismo em uma Teias cada vez melhor, buscando atender crescentemente as expectativas de nossos leitores, autores e avaliadores.

Para além da alegria deste anúncio, temos também a alegria de apresentar este número e seu dossiê IMAGENS E SONS PARA ALÉM DAS ESCOLAS, organizado pelas colegas Nilda Alves e Mailsa Passos. Como consta na Apresentação feita pelas colegas, a quem agradecemos, o dossiê “tem como foco pesquisas que tratam de repertórios culturais distintos que estão sempre em diálogo em todo processo educativo, mas que muitas vezes são invisibilizados”. Alertando-nos para o fato de que aquilo que está para além da escola não está, no entanto, fora dela, as organizadoras entendem e assumem a ideia de que as práticas culturais e sociais - nas quais se incluem as práticas de conhecimentos, como alerta Boaventura de Sousa Santos em alguns de seus escritos - acontecem dentrofora das escolas, nos interditando leituras que apartam aquilo que se desenvolve fisicamente fora das escolas daquilo que a integra oficialmente.

Outra importante defesa que fazem as autoras em sua apresentação, é a da liberdade da e na produção de conhecimento. Lembram-nos que são crescentes os ataques a esta liberdade, por grupos sociais conservadores e reacionários, politicamente organizados que, em nome de Deus, de moralismos diversos, ou ainda de valores sociais que excluem os direitos de existência de seus “outros”, vêm promovendo perseguições a pesquisadores e suas atividades. A luta assumida pelas organizadoras é também a luta da Revista Teias, que de modo contínuo e intransigente, vem defendendo a pluralidade de ideias, a justiça na relação entre conhecimentos e seus produtores e o direito de todxs a viverem como vivem, a serem quem são e a compreender o mundo como compreendem. Assim, e mais uma vez incorporando o que dizem nossas organizadoras, proclamamos, junto com elas, “o direito ao livre pensamento, o direito a fazer uma Ciência

comprometida com as populações subalternizadas, com os historicamente excluídos, com as mulheres e homens ‘praticantespensantes’ dos cotidianos, (re) inventores de sonhos e de esperanças, afirmando sua presença - mesmo que invisibilizada - na criação de múltiplos processos curriculares. Pensamos, assim, em uma Educação, que, em sua dimensão tanto ética quanto estética, abrace um projeto emancipatório, participativo e criativo”.

Além do nosso dossiê, como sempre fazemos, este número traz uma entrevista e artigos submetidos por colegas sem identificação de número temático.

Finalizando o que tínhamos a dizer neste Editorial, reiteramos nossa intenção de seguir em frente e buscar caminhos com os quais possamos juntos, em nossas redes de relações e conhecimentos, agora acrescidas de nova colaboradora, produzir e divulgar, sempre ancoradas em nossas - e dos colegas - experiências científicas e acadêmicas na/da e com a educação, produções diversas, plurais e promotoras dos tão necessários diálogos e embates entre eles, contributo fundamental para o desenvolvimento científico e social, ancorado na inexpugnável pluralidade epistemológica,. política, social, cultural - como vemos no nosso dossiê - e individual do mundo.

Assim, esperando que o conjunto de textos que compõem esta edição sejam recebidos pelos nossos leitores e parceiros como instrumento de luta e resistência, e de existência e criação nos despedimos na expectativa de que o que publicamos continue sendo útil aos pesquisadores e expresse possibilidades plurais de pesquisa, também elemento importante de nossa política editorial!

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.