SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número57SOBRE AS FRONTEIRAS NA ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Revista Teias vol.20 no.57 Rio de Janeiro abr./jun 2019  Epub 18-Dez-2019

https://doi.org/10.12957/teias.2019.43619 

Editorial

EDITORIAL

Inês Barbosa de Oliveira

Rafael Marques Gonçalves

Jane Paiva


Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Afinal se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segredo! (Fernando Pessoa)

Seguindo com Fernando Pessoa, mas agora em paráfrase, dizemos: mudar é preciso, no sentido de necessário, neste caso. E estamos mudando. Temos uma nova editoria responsável assumindo a gestão da Revista, entre outras mudanças e crescimentos.

Nossa Revista Teias tem buscado mudar para melhorar, desapegando-se daquilo que foi importante, de coisas boas, abrindo-se, como propõe o poeta, para coisas melhores. Uma nova editoria, novas inserções acadêmicas com a entrada no Indexador Educ@, nova nomenclatura para nossas seções, algumas já implantadas há cerca de um ano, outras em processo. Tudo isso para favorecer nossa qualidade e a permanência de nossos leitores, que têm podido dispor, e cada vez mais terão à disposição, uma Revista ágil, mais completa, mas sempre buscando as mesmas metas: contribuir com a circulação da produção científica do campo, auxiliando pesquisadores interessados no que vimos publicando.

A partir do próximo número, nossa editora de tantos anos se despede, abrindo lugar para novas responsáveis, dispostas a seguir com a tarefa, sempre árdua e prazerosa, de estruturar um periódico capaz de mobilizar colegas e estudantes, que possa impactar o campo com tudo que divulga. Que possa auxiliar a pensar a educação e seus desafios em tempos tão sombrios como os que vivemos, em tempos de polícias e milícias que, desavergonhadamente, atingem as possíveis delícias de sermos o que somos: professores, pesquisadores, produtores e divulgadores de conhecimentos plurais.

Mas seguimos! Mudamos, nos reinventamos, nos adaptamos e nos aperfeiçoamos, sempre buscando mais e melhores energias para permanecer resistindo e criando, entendendo que essa é a maneira de melhor nos contrapormos ao que pretende nos oprimir e silenciar. Dessa forma fazemos nossas escolhas e dirigimos nossa Revista, buscando respeitar a pluralidade de vozes do campo e a diversidade dos conhecimentos que o habitam.

Especialmente neste número, abdicamos de nossa seção temática, que será retomada nos próximos, para priorizar, neste momento, a divulgação de artigos abordando um leque mais amplo de temas, esperando com isso fazer justiça aos tantos colegas cujos textos aprovados estavam à espera de um espaço para publicação.

Afinal, em tempos difíceis, torna-se cada vez mais importante assegurar a presença, acadêmica e política, da pluralidade de vozes existentes nesses espaços e no mundo. Publicamos, então, neste número, apenas artigos submetidos em demanda contínua, cada qual com enfoque próprio, buscando assegurar o debate e apostando no interesse da pluralidade do mundo para a discussão qualificada em torno de processos de conhecê-lo e de nele estar.

A despedida neste editorial, além de ser aquela corriqueira, que os convida à leitura e ao compartilhamento do conteúdo de nossa Revista, se reveste de um caráter especial. Despede-se uma editoria que, por quase dez anos, esteve com a equipe e com os leitores no desafio de fazer sempre mais e melhor em nome da circulação científica democrática e plural. Assim, na despedida de hoje, agradecemos a todos os que conosco estiveram nesta empreitada e desejamos que, sempre de mãos dadas, continuemos nossa caminhada.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.