SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número60APRESENTAÇÃO DA SESSÃO TEMÁTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Revista Teias vol.21 no.60 Rio de Janeiro ene./mar 2020  Epub 21-Mayo-2020

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48619 

Editorial

EDITORIAL TEIAS

1Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

2Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)


Tudo quanto vive, vive porque muda, muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente - se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida. (Fernando Pessoa)1

A Revista Teias inaugura o ano de 2020 com a estrutura que a consagrou como Revista relevante para o campo da educação: apresenta uma sessão temática, organizada por editores convidados por uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), seguida de artigos de demanda contínua, que podem abarcar uma variedade de gêneros conforme explicitado na aba capa (on - line) da Revista.

As editoras que redigem este editorial cumprem um novo mandato na Teias e dão sequência, sempre aperfeiçoando, o trabalho até aqui realizado pela editora Inês Barbosa de Oliveira junto a Rafael Marques Gonçalves que levaram, por dez anos, Teias ao patamar alcançado recentemente. Nosso agradecimento sincero e, certamente, de nossos leitores e colaboradores ao trabalho até há pouco desenvolvido, com o compromisso de manter a qualidade reconhecida da Revista.

Algumas mudanças foram introduzidas desde já, incluindo um modelo (template) de escrita e produção de artigos, o que facilitará, certamente, o trabalho de autores, de revisores e editores, considerando as muitas dificuldades pelas quais as instituições públicas de nível superior vêm passando no país. A conquista da indexação de Teias na plataforma Educ@ veio coroar o esforço até aqui feito pelos editores permanentes, pareceristas, conselhos e editores em transição que aprenderam processos de publicação com a qualidade de Teias.

Para o ano de 2020 definiram-se temáticas que guiarão os volumes de Teias, tendo em vista questões candentes e necessárias à reflexão no momento histórico que se vive na sociedade brasileira. O compromisso da Revista mantém-se vinculado ao favorecimento de argumentos, compartilhamento de achados e formulações teóricas e epistemológicas com pesquisadores e leitores em geral sobre temáticas indispensáveis à melhor compreensão e defesa das muitas complexidades que cercam e envolvem sociedades plurais e democráticas, mas imensamente desiguais, como a nossa. A prova desse compromisso tem sido dada pelo interesse de autores que, em média, submetem de dois a três artigos por semana na plataforma da Revista, demonstrando o entendimento do papel que Teias representa no campo da educação.

Nesse volume 21, n. 60, a sessão temática Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação em muito contribui com os propósitos e escopo da Revista, seguida de artigos que, se nem sempre dialogam diretamente com os da sessão temática, podem abrir espaço para novas discussões e debates entre leitores e pesquisadores. Boas leituras!

1Livro do Desassossego. Vol. I. Fernando Pessoa. (Organização e fixação de inéditos de Teresa Sobral Cunha.) Coimbra: Presença, 1990. p. 238.

E-mail:janepaiva27@gmail.com

E-mail:leonardi.paula@gmail.com

Jane Paiva Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) E-mail: janepaiva27@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3501-8740Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3049044829510326

Paula Leonardi Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) E-mail: leonardi.paula@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4046-9703Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6930629041565848

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons