SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63DOCÊNCIA, CURRÍCULO, DIDÁTICA, AULA: fantástico arquivo político da diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Revista Teias vol.21 no.63 Rio de Janeiro out./dez 2020  Epub 08-Fev-2022

https://doi.org/10.12957/teias.2020.56554 

Editorial

EDITORIAL: Teias pratica uma Didática da invenção, como Manoel de Barros

1Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

2Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)


El intelectual, ante todo y sobre todo, debe cumplir con su tarea: escribir, investigar, pensar, pintar, construir, enseñar. Ahora bien, la crítica es inseparable del quehacer intelectual.

En un momento o en otro, como don Quijote y Sancho con la Iglesia, el intelectual tropieza con el poder. Entonces el intelectual descubre que su verdadera misión política es la crítica del poder y de los poderosos. (Octavio Paz, p. 12)1

Nunca Octavio Paz foi tão necessário como nos tempos em que vivemos e produzimos, escrevendo, investigando, pensando, construindo, ensinando, em nosso quefazer intelectual — matéria pura do cotidiano. Junto a esta matéria, o exercício inseparável da crítica ao poder e aos poderosos que, mais do que nunca, exacerbam e demonstram o desprezo pelas gentes, pelas pessoas e suas identidades plurais que pesquisadores e pesquisadoras insistem em fazer emergir nessa sociedade duramente castigada na história pela mão do açoite que forjou o racismo estrutural, a negação do diferente, que impôs como castigo a masculinidade com regra sórdida e aniquiladora de corpos e mentes subjetivados em outros diapasões da vida e da cultura.

Como Quixotes, cumprimos nossa missão política de desvendar e desbravar territórios, defender causas e desvelar encobrimentos torpes que classificam, diluem e cegam as mais fortes hierarquizações doentias de uma sociedade que se pensa sã, mas em verdade nega a si mesma suas dores, suas fraquezas e monstruosidades, normalizando a barbárie de atos e de pensamentos que passaram a coexistir com a grandeza e a generosidade de tantos, com a solidariedade e a mão amiga que, estendida, faz re-existir a esperança que não é espera e que anuncia para dois terços que nem tudo está perdido, que há-de resistir.

E, no entanto, mesmo nas lutas fratricidas que assistimos o poder comandar, sem pena nem dó, oprimindo os tantos cidadãos que sobrevivem a uma pandemia que não tem fronteiras, há chance para a beleza, para a melodia, para a poesia, para a arte, a escrita, a estética que encanta a vida e acolhe vidas que param para vê-las e ouvi-las.

Lançar o quinto número de Teias nesse ano de 2020, reforçando a parceria com a Associação Brasileira de Currículo (ABdC), que coordenou a seção temática que este número apresenta, tem muito de ato heroico, tem muito de quixotesco da parte de muitos de nós aqui presentes em ideias, pensamentos, reflexões, resistências, poéticas de vida, filosofias e literariedade. Sem omitir a crítica que nos anima a assumir o papel de intelectuais, os artigos que dialogam nesse número tomaram, mesmo que de forma invisível, o poeta mato-grossense Manoel de Barros2 pela mão e com ele ressignificaram sua Didática da invenção que, em subtítulo, nomeia esse editorial, alinhando a potência dos versos à grandeza de sua poesia-raiz, que inspira e carreia a cada um de nós, educadoras e educadores, “[...] para apalpar as intimidades do mundo” e [...] “saber: a) que o esplendor da manhã não se abre com faca” [...] e que para isso precisaremos “Desaprender oito horas por dia”, pois só isto “[...] ensina os princípios”.

1In: SCHERER GARCIA, Julio. Encuentro: Octavio Paz y Julio Scherer. México: FCE, 2014. (Colec. Centzontle).

2BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. São Paulo: LeYa, 2013.

Informações das editoras

Jane Paiva

Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

E-mail:janepaiva27@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3501-8740

Unk Lattes: http://lattes.cnpq.hr/3049044829510326

Paula Leonardi

Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

E-mail:leonardi.paula@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4046-9703

Link Lattes: http://lattes.cnpq.hr/69.30629041565848

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.