SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS EM CONTEXTOS DE INCERTEZA E CRISE: interdependências e corresponsabilidade ética do cuidado em tempo de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Revista Teias vol.22 no.65 Rio de Janeiro abr./jun 2021  Epub 26-Dez-2019

https://doi.org/10.12957/teias.2021.59696 

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise

Editorial

1Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

2Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)


Toda história contemporânea começa com a “a última catástrofe em data” (ROUSSO, 2016)

O título do livro de Henry Rousso, publicado em 2016 no Brasil, nos estimula a pensar de que maneira o momento histórico que vivemos determinará a continuidade da existência humana na Terra. A Revista Teias cumpre seu papel de estimular trabalhos que pensem o momento presente, que construam narrativas informadas e analíticas sobre esse tempo histórico. A Seção Temática Práticas Pedagógicas Alternativas em Contextos de Incerteza e Crise traz um conjunto relevante de estudos de pesquisadores que responderam a esta proposta e vem seguida de outro conjunto de artigos de demanda contínua que indicam o vigor da produção científica, mesmo em tempos tão adversos. Ainda que na ementa/chamada da Seção Temática “tempos” estivesse no plural, nenhum dos artigos abordou experiências passadas, possível sintoma da urgência de pensarmos o aqui e o agora. Quem sabe o que teremos daqui a um ano em nova proposição de Seção Temática no campo da História?

Esta edição traz ainda textos em Resenhas, Ensaios, Em Pauta e Elos. Que a leitura seja proveitosa para pensar nosso tempo.

REFERÊNCIAS

ROUSSO, Henry. A última catástrofe. A história, o presente, o contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016. [ Links ]

Informações das autoras

Jane Paiva

Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

E-mail: janepaiva27@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3501-8740

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3049044829510326

Paula Leonardi

Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

E-mail: leonardi.paula@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4046-9703

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6930629041565848

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.