SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73THE CONTEMPORANEITY OF KNOWLEDGE PRODUCTION IN SPECIAL AND INCLUSIVE EDUCATION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Revista Teias vol.24 no.73 Rio de Janeiro Apr./June 2023  Epub Aug 24, 2023

https://doi.org/10.12957/teias.2023.73301 

Editorial

EDITORIAL

1Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) E-mail: janepaiva27@gmail.com

2Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) E-mail: leonardi.paula@gmail.com


Teias abre/fecha a edição do segundo trimestre de 2023 com temática candente da sociedade brasileira, que avança nas proposições legais quanto ao direito à educação, mas pouco ainda nas práticas que podem oferecer, garantir e consolidar a igualdade de direitos entre as pessoas — crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com deficiência, que demandam políticas e práticas de educação especial e inclusiva.

Pesquisadores e estudiosos, atentos e dedicados, cuidam de compreender os movimentos que vêm sendo feitos nas escolas e sistemas de ensino de todos os níveis do país, no sentido de cumprir a legislação em vigor e tornar a máxima do nenhum a menos uma realidade da educação brasileira.

Observa-se o quanto a temática do direito à diferença cresce entre as pessoas e, apesar de discursos pouco louváveis, a visibilização dos diferentes vai-se fazendo constante, presente, saindo das tantas histórias que muitos de nós conhecemos e vivemos em passado recente: deficiências como motivo de ocultamento e negação de direitos, em franco desrespeito à dignidade humana.

O país vem mudando e, com ele, os que estudam, pesquisam e pertencem ao campo da educação, seus fazeres e mistérios oferecem, cada dia mais, conhecimentos novos, necessários, como contributo ao desmonte de preconceitos e estigmas carregados por tantos, por tanto tempo.

Teias se alegra por poder oferecer aos leitores um número denso, que demonstra o vigor das investigações que o país vem produzindo, somando-se aos esforços de professores e demais profissionais que educam, apostam, experienciam, cuidam e acreditam nas potencialidades humanas que se pode perceber e conceber de muitas maneiras, como Américo um dia se deu conta observando seu tio Totanauá: “Américo descobriu que era assim então que os antigos pensavam. A pessoa mais sabida é aquela que são várias, dobrada por dentro com suas imagens nas quais até mesmo as cidades dos brancos estão desenhadas” (CESARINO, 2023, p. 28).

REFERÊNCIA

CESARINO, Pedro. A repetição. São Paulo: Todavia, 2023. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.