SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73A CONTEMPORANEIDADE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Revista Teias vol.24 no.73 Rio de Janeiro abr./jun 2023  Epub 24-Ago-2023

https://doi.org/10.12957/teias.2023.73301 

Editorial

EDITORIAL

1Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) E-mail: janepaiva27@gmail.com

2Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) E-mail: leonardi.paula@gmail.com


Teias abre/fecha a edição do segundo trimestre de 2023 com temática candente da sociedade brasileira, que avança nas proposições legais quanto ao direito à educação, mas pouco ainda nas práticas que podem oferecer, garantir e consolidar a igualdade de direitos entre as pessoas — crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com deficiência, que demandam políticas e práticas de educação especial e inclusiva.

Pesquisadores e estudiosos, atentos e dedicados, cuidam de compreender os movimentos que vêm sendo feitos nas escolas e sistemas de ensino de todos os níveis do país, no sentido de cumprir a legislação em vigor e tornar a máxima do nenhum a menos uma realidade da educação brasileira.

Observa-se o quanto a temática do direito à diferença cresce entre as pessoas e, apesar de discursos pouco louváveis, a visibilização dos diferentes vai-se fazendo constante, presente, saindo das tantas histórias que muitos de nós conhecemos e vivemos em passado recente: deficiências como motivo de ocultamento e negação de direitos, em franco desrespeito à dignidade humana.

O país vem mudando e, com ele, os que estudam, pesquisam e pertencem ao campo da educação, seus fazeres e mistérios oferecem, cada dia mais, conhecimentos novos, necessários, como contributo ao desmonte de preconceitos e estigmas carregados por tantos, por tanto tempo.

Teias se alegra por poder oferecer aos leitores um número denso, que demonstra o vigor das investigações que o país vem produzindo, somando-se aos esforços de professores e demais profissionais que educam, apostam, experienciam, cuidam e acreditam nas potencialidades humanas que se pode perceber e conceber de muitas maneiras, como Américo um dia se deu conta observando seu tio Totanauá: “Américo descobriu que era assim então que os antigos pensavam. A pessoa mais sabida é aquela que são várias, dobrada por dentro com suas imagens nas quais até mesmo as cidades dos brancos estão desenhadas” (CESARINO, 2023, p. 28).

REFERÊNCIA

CESARINO, Pedro. A repetição. São Paulo: Todavia, 2023. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.