SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Apresentação do Dossiê “Educação, Cultura e Subjetividade” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Rev. Elet. Educ. vol.13 no.2 São Carlos maio/ago 2019  Epub 01-Jan-2020

https://doi.org/10.14244/198271993359 

A Revista

Carta ao Leitor

João dos Reis da Silva Junior I  

IUniversidade Federal de São Carlos - São Carlos-SP, Brasil


Apresentamos o número dois de 2019 da Revista Eletrônica de Educação num contexto sombrio no país e de ataque ideológico às instituições republicanas. A democracia se apresenta ameaçada na maioria dos países europeus, nos Estados Unidos em quase toda América Latina com exceção do Uruguai. A cultura do medo é, hoje, uma realidade palpável e a violência avança em escalada nunca vista na história recente do país. As informações são sempre duvidáveis num país em que todas as formas de mídia têm uma natureza imaterial predominante e é um instrumento de manipulação da constituição da forma de pensar dos cidadãos brasileiros. A educação e o conhecimento tornaram-se mercadoria. Livros, artigos em revistas passaram a socialização do conhecimento ao segundo plano, enquanto os direitos autorais assumiram a predominância. A sociabilidade produzida e reproduzida nas instituições educacionais e na sociedade brasileira indica um sequestro da subjetividade do cidadão e as instituições educacionais estão sob ataque censor e violento. Nesse quadro triste, este periódico apresenta contribuição esclarecedora sobre o mal que nos aflige. Trata-se do dossiê Educação, Cultura e Subjetividade, organizado pelos professores Nilson Fernandes Dinis e Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa. O dossiê aqui publicado comemora uma década da linha de pesquisa que dá nome ao conjunto de textos e mostra o respeito à diversidade epistemológica que identifica seus pesquisadores. Os organizadores apresentam sua produção como segue.

“Abrindo o dossiê, encontra-se o artigo de Sandra Riscal, pesquisadora da linha, que utiliza conceitos de Max Weber para discutir o papel do dever profissional na constituição da subjetividade moderna. Já no artigo seguinte, os pesquisadores da linha Antonio Zuin e Luiz Roberto Gomes discutem a Idade da Mídia na qual a onipresença das telas das tecnologias digitais atua na reconfiguração da subjetividade e na redefinição dos espaços públicos e privados. Alessandro Garcia Paulino, Alan Victor Pimenta e Nilson Dinis, também pesquisadores da linha, propõem discutir as possibilidades de uma pedagogia da imagem entrecruzando os processos de montagem cinematográfica, bem como o modo de endereçamento e a recepção por parte do espectador. No artigo seguinte: “Vagando na noite: encontros entre filosofia, educação e música, ao som de Derrida e Debussy”, Andréia Marin, pesquisadora externa convidada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Marcos Câmara de Castro, da Universidade de São Paulo, percorrem intersecções entre a filosofia, a educação e a música para discutir o enfraquecimento das políticas representacionais nos processos de subjetivação e alteridade. Ana Godinho, pesquisadora da Universidade Nova de Lisboa, no seu artigo “A contradição que não se comunica” retoma o conceito de “duplo impasse” para pensar a relação entre educação, conhecimento e política no contexto atual da aceleração dos processos de informação e conhecimento e dos impasses da incomunicabilidade. Retornando aos pesquisadores da linha, Maria Cecília Luiz, Flávio Caetano da Silva e Clarissa Galvão Bengtson utilizam a metodologia da análise do discurso, em uma perspectiva foucaultiana, para analisar (...) por meio de significativa amostra a produção de conhecimento do programa de pós-graduação em educação da UFSCar no período de 2017 a 2018. Andrea Braga Moruzzi, também pesquisadora da linha, busca da mesma forma no referencial foucaultiano apoio para pensar os processos de pedagogização do sexo da criança entendendo a infância como um dispositivo histórico de relações de poder. A infância e o referencial foucaultiano também são retomados no artigo “Infância e relações étnico-raciais: uma questão de saber poder”, de autoria dos pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Edmacy Quirina de Souza e Reginaldo Santos Pereira. No artigo discutem sobre infância e racismo nos espaços educativos e sobre os desafios de uma pedagogia antirracista. No artigo seguinte, “Desafios curriculares no ensino superior: contribuições do Programa Abdias Nascimento”, as pesquisadoras da linha Ana Cristina Juvenal da Cruz, Tatiane Cosentino Rodrigues, Denise Cruz e Ivanilda Amado Cardoso apresentam resultados da primeira fase do projeto “Conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes” do NEAB/UFSCar. Finalizando o dossiê, encontra-se o artigo “Los conceptos epistemológicos de la Educación Inclusiva y la emergencia de un terreno: discusiones y reflexiones para un espacio político y educativo atento a la multiplicidad”, do pesquisador externo convidado Aldo Ocampo González (diretor do CELEI-Chile).”

A clareza solar do dossiê é acompanhada por artigos que foram apresentados para publicação nesta revista.

O artigo A desgenerificação do trabalho nas novas configurações do capitalismo: implicações para pensar o trabalho docente de autoria de Renata Porcher Scherer busca o entendimento das principais implicações das metamorfoses no mundo do trabalho na passagem de um paradigma fordista para um pós-fordista, para a profissionalização do trabalho docente. Segue o artigo Evasão na educação superior de um instituto federal do nordeste brasileiro de Lenin Cavalcanti Brito Guerra, Rita Maria Correia Ferraz, Jássio Pereira de Medeiros. Nele os autores buscam analisar os fatores que contribuem para a evasão no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, cujos dados organizados indicam a condição dos alunos dos institutos.

Os autores Sabrina Pereira Soares Basso e Luciana Maria Lunardi Campos assinam o artigo Licenciaturas em Ciências e Educação Inclusiva: a visão dos/as licenciandos/as em que buscam apresentar e discutir a percepção dos estudantes sobre a sua formação inicial das universidades estatais paulistas. A pesquisadora Wânia Maria Guimarães Lacerda é autora do artigo Estudantes de camadas populares e a afiliação à universidade pública, tendo como autor-universo Bourdieu, o objetivo buscado consiste na interpretação dos princípios que engendram as práticas cotidianas dos estudantes da graduação e os das escolas estudadas, bem como a incorporação e/ou atualização de disposições favoráveis à constituição de percursos acadêmicos de qualidade.

William de Goes Ribeiro, Clarissa Bastos Craveiro e Adriano Vargas Freitas são os autores do texto Teorização curricular e formação docente: uma aposta em grupos de pesquisa, nele os autores buscam destacar a relevância da teorização curricular para pensar os processos de formação docente e os sentidos em disputa que se realiza diante das políticas de regulação política e cultural oficiais. Segue o artigo Los docentes frente a las demandas de las familias: aproximando contextos de autoria coletiva de Adriana Wagner, María del Luján Tornaría González, Lisiane Alvim Saraiva Junges e Esthella Hernández que buscam discutir a possível mudança do papel dos docentes diante das exigências e responsabilidades dos alunos e de suas famílias. O artigo de Danielle Abdel Massih Pio, Silvia Cristina Mangini Bocchi, Camila Mugnai Vieira e Mara Quaglio Chirelli, intitulado A reciprocidade na relação professor-estudante em um curso médico que utiliza métodos ativos tem como objetivo o entendimento do processo experiencial de professores médicos com a formação profissional do estudante de Medicina do curso médico de uma Faculdade do interior paulista, bem como a elaboração de um modelo teórico representativo desse processo.

O campo de pesquisa sobre currículo volta em outro artigo nomeado Metodologias interativas para facilitar a integração da Unidade Curricular de Semiologia Humana produzido por Maria Cristina de Andrade, Cristina Mangia, Elena Barragán, Roseani Diniz, Maria Wany Lousada Strufaldi e Regina Helena Petroni Mennin, cujo objetivo consiste na produção de estratégias para a integração da unidade curricular (UC) de semiologia humana (clínica médica, pediatria, diagnóstico por imagem, psicologia e informática em saúde) por meio da implantação de metodologias interativas, e da avaliação da percepção dos estudantes do módulo de semiologia humana. Segue o artigo com a mesma temática Currículo interdisciplinar no ensino integral: concepções de professores paulistas de Ciências da Natureza e Matemática de autoria de Harryson Júnior Lessa Gonçalves, Bianca Rafaela Boni e Ana Clédina Rodrigues Gomes em que os autores têm como objetivo caracterizar a implementação de uma proposta de escola integral e sua interface com a interdisciplinaridade com base na análise sobre a práxis de professores de Ciências da Natureza e Matemática no contexto de uma escola pública paulista.

O trabalho Criança Feliz Program and the constitution amendment proposal (PEC) for the ceiling of public spending: once there was a right…, de autoria de Eliane Fernandes Neris e Adriana Missae Momma pretende produzir uma reflexão sobre a redução do papel do Estado na esfera pública por meio da análise do Programa Criança Feliz, bem como sobre a aprovação de uma proposta de emenda constitucional (PEC 55/2016 para o teto do gasto público - CE 95 atualidade), que prevê o congelamento das despesas primárias do Governo Federal e, nesse sentido, cortes em políticas sociais proeminentes, com destaque para ações posteriores ao impeachment sofrido pela presidente Dilma Rousseff (31/08/2016), Brasil.

José Paulo Gatti redige o artigo Leitura, escrita e literatura: análise multidisciplinar da inserção na cultura em que busca articular as ideias defendidas por pensadores das áreas da linguística, da filosofia, e da literatura, no que se refere ao processo social de individuação - integração dos sujeitos à cultura -, considerando as contradições desse processo dentro do modelo social contemporâneo.

Priscila Bernardo Martins e Edda Curi assinam o artigo Estágio Curricular Supervisionado: uma retrospectiva histórica na legislação brasileira cujo objetivo consiste em estudar o percurso histórico das legislações que organizam o Estágio Supervisionado. Trata-se de uma pesquisa documental em que foram analisados decretos, leis, portarias e diretrizes que regulamentam os estágios. Segue o trabalho Fiandar com escritas de futuras pedagogas: alguns rastros das incendiadoras de caminhos de autoria de Alice Copetti Dalmaso e Marilda Oliveira de Oliveira que relata uma experiência de leitura e escrita realizada em atual percurso formativo acadêmico, nos espaços e tempos passíveis da captura de signos, afetos e pensamentos.

Maria de Fátima Duarte Martins, Tânia Maria Araújo, Jarbas Santos Vieira e Janaina Barela Meireles assinam o texto Educação Infantil e saúde das professoras: estudos que se aproximam ao tema, nele as autoras buscam apresentar estudos que abordam a relação do trabalho docente das professoras de educação infantil com a sua saúde.

Os relatos de experiências apresentam relevantes observações que contribuem para o entendimento das relações institucionais na escola. O primeiro intitulado Prática de escrita no processo formativo: a constituição de uma pesquisadora de autoria de Liliane Silva de Antiqueira, Celiane Costa Machado e Cleiva Aguiar de Lima tem como objetivo relatar uma experiência com base em prática de escrita, denominada de relatoria, vivenciada na disciplina Educação Profissional: Desafios Contemporâneos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Já o segundo cujo título é Projeto Teto Térmico: um documentário envolvendo interdisciplinaridade em uma escola pública assinado por Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva relata a produção do documentário educacional intitulado Projeto Teto Térmico, o qual aborda um trabalho interdisciplinar desenvolvido em uma escola estadual pública na cidade de São José do Rio Preto-SP.

Finaliza este número da revista o bom ensaio Abordagens de avaliação educacional: a constituição do campo teórico no cenário internacional redigido pelos pesquisadores do campo temático Regilson Maciel Borges e José Carlos Rothen. No ensaio os autores apresentam uma revisão teórica das principais abordagens de avaliação que marcaram a trajetória da avaliação educacional no cenário internacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que, referenciada na literatura da avaliação, busca estudar as variadas dimensões e os diferentes sentidos que constituíram historicamente o campo da avaliação educacional.

Boa leitura.

Referências

SILVA JUNIOR, J. dos R. da Carta ao Leitor. Revista Eletrônica de Educação. v.13 n.2, p. 361-364. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 2019. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/view/34/showToc Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons