SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Presentation of “Dossier Consequences of the Bolsonarism on human rights, higher education and scientific production in Brazil” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

Print version ISSN 1982-7199

Rev. Elet. Educ. vol.14  São Carlos Jan./Dec 2020  Epub Nov 16, 2023

https://doi.org/10.14244/198271993901 

A Revista

Carta ao Leitor

Aline Maria de Medeiros Rodrigues RealiI 

IUniversidade Federal de São Carlos - UFSCar- São Carlos - SP, Brasil


Caras leitoras, caros leitores da REVEDUC,

É com alegria que chegamos ao final de mais um ano e comemoramos o início de um novo ano. Nossa satisfação se dá em função de termos alçado, neste ano que se encerrou, a qualificação A2 na avaliação de meio-termo da CAPES. Essa conquista reflete o trabalho intenso e o compromisso com a divulgação científica com que ex e atuais editores, conselho editorial, corpo técnico, pareceristas, colaboradores e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar vêm incansavelmente investindo ao longo dos anos da revista.

Este volume inaugura uma nova fase da REVEDUC ao adotarmos a publicação contínua como modelo de prática editorial. Com tal opção, pretendemos imprimir rapidez na divulgação dos artigos aprovados e no acesso de nossos leitores à produção de novos conhecimentos. E de acordo com outras revistas que adotaram essa alternativa esperamos atender mais adequadamente os nossos colaboradores ao publicar suas produções sem a necessidade de aguardar a edição completa de um número. Neste sentido, aos poucos a publicação Ahead of Print deixará de existir.

Embora estejamos vivenciando tempos difíceis relacionados ao cenário educacional sombrio e com poucos recursos financeiros dedicados à pesquisa científica, temos buscado superar as adversidades, como a disponibilidade de recursos bastante limitados, com criatividade e inovação de maneira a aprimorar os processos editoriais. Um exemplo é a constituição do Corpo Técnico Editorial da REVEDUC-Revista Eletrônica de Educação formado por pós-graduandos do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar). Este grupo, selecionado em março de 2019, vem auxiliando os editores realizando atividades de acompanhamento das submissões e dos pareceres do material submetido para publicação, o que tem desafogado represamentos temporais dessa etapa editorial, dentre outras tarefas relativas às publicações da revista. Para os estudantes participantes da iniciativa, temos como propósito possibilitar o conhecimento do funcionamento e editoração de periódicos eletrônicos, considerando de um lado sua participação num programa de formação para executar as tarefas previstas em todo o processo de avaliação e editoração de um artigo científico, além de experienciar práticas editorais, como por exemplo, participar de reuniões do Conselho Editorial, ampliando desse modo sua formação acadêmica e científica.

Outro avanço observado é o apoio institucional tanto da Direção do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) bem como do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI da UFSCar, que ao apoiar respectivamente os processos editoriais e fortalecer o Portal de Periódicos da universidade, reafirma o compromisso político com a REVEDUC e o reconhecimento de seu papel na promoção da divulgação científica no campo educacional.

Olhando para o futuro, reiteramos nosso compromisso com a divulgação de pesquisa científica qualificada e acessível por meio do nosso investimento em cadastrar a REVEDUC em outros indexadores, ampliar a publicação de artigos originais na língua inglesa assim como dos originais em português vertidos para esta língua e na divulgação dos artigos publicados em mídias sociais.

Esperamos que 2020 seja um ano mais leve e distensionado e que possibilite o aumento de investimentos para a pesquisa brasileira e a sua divulgação. Atuaremos para que a REVEDUC continue sua trajetória de sucesso levando parte relevante da pesquisa educacional brasileira e internacional aos nossos leitores.

Referências

REALI, A. M. de M. R. Carta ao leitor . Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. e3901001, 2020. DOI: 10.14244/198271993901. Disponível em: Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3901 . Acesso em: 16 nov. 2023. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons