Caras leitoras, caros leitores da REVEDUC,
É com alegria que chegamos ao final de mais um ano e comemoramos o início de um novo ano. Nossa satisfação se dá em função de termos alçado, neste ano que se encerrou, a qualificação A2 na avaliação de meio-termo da CAPES. Essa conquista reflete o trabalho intenso e o compromisso com a divulgação científica com que ex e atuais editores, conselho editorial, corpo técnico, pareceristas, colaboradores e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar vêm incansavelmente investindo ao longo dos anos da revista.
Este volume inaugura uma nova fase da REVEDUC ao adotarmos a publicação contínua como modelo de prática editorial. Com tal opção, pretendemos imprimir rapidez na divulgação dos artigos aprovados e no acesso de nossos leitores à produção de novos conhecimentos. E de acordo com outras revistas que adotaram essa alternativa esperamos atender mais adequadamente os nossos colaboradores ao publicar suas produções sem a necessidade de aguardar a edição completa de um número. Neste sentido, aos poucos a publicação Ahead of Print deixará de existir.
Embora estejamos vivenciando tempos difíceis relacionados ao cenário educacional sombrio e com poucos recursos financeiros dedicados à pesquisa científica, temos buscado superar as adversidades, como a disponibilidade de recursos bastante limitados, com criatividade e inovação de maneira a aprimorar os processos editoriais. Um exemplo é a constituição do Corpo Técnico Editorial da REVEDUC-Revista Eletrônica de Educação formado por pós-graduandos do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar). Este grupo, selecionado em março de 2019, vem auxiliando os editores realizando atividades de acompanhamento das submissões e dos pareceres do material submetido para publicação, o que tem desafogado represamentos temporais dessa etapa editorial, dentre outras tarefas relativas às publicações da revista. Para os estudantes participantes da iniciativa, temos como propósito possibilitar o conhecimento do funcionamento e editoração de periódicos eletrônicos, considerando de um lado sua participação num programa de formação para executar as tarefas previstas em todo o processo de avaliação e editoração de um artigo científico, além de experienciar práticas editorais, como por exemplo, participar de reuniões do Conselho Editorial, ampliando desse modo sua formação acadêmica e científica.
Outro avanço observado é o apoio institucional tanto da Direção do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) bem como do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI da UFSCar, que ao apoiar respectivamente os processos editoriais e fortalecer o Portal de Periódicos da universidade, reafirma o compromisso político com a REVEDUC e o reconhecimento de seu papel na promoção da divulgação científica no campo educacional.
Olhando para o futuro, reiteramos nosso compromisso com a divulgação de pesquisa científica qualificada e acessível por meio do nosso investimento em cadastrar a REVEDUC em outros indexadores, ampliar a publicação de artigos originais na língua inglesa assim como dos originais em português vertidos para esta língua e na divulgação dos artigos publicados em mídias sociais.
Esperamos que 2020 seja um ano mais leve e distensionado e que possibilite o aumento de investimentos para a pesquisa brasileira e a sua divulgação. Atuaremos para que a REVEDUC continue sua trajetória de sucesso levando parte relevante da pesquisa educacional brasileira e internacional aos nossos leitores.