Os Cadernos de História da Educação chegam a sua segunda publicação de 2015 com 16 colaborações de autores brasileiros e estrangeiros vinculados a importantes instituições de educação superior.
Inicialmente, ressaltamos o dossiê temático intitulado “História da Educação e História Regional Paulista”, apresentado por Profa. Dra. Raquel Discini de Campos, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, e por Sérgio César da Fonseca, da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto). O dossiê conta com seis diferentes artigos, redigidos por pesquisadores brasileiros e por um professor e pesquisador da França, Laurent Vidal, da Université de La Rochelle.
Na seção de artigos, há um conjunto de nove colaborações que reafirmam a pujança da pesquisa em História da Educação no Brasil e no exterior. O destaque fica para dois artigos enviados por colegas de renomadas instituições universitárias da Hungria e da Argentina.
Por fim, encontra-se publicada uma resenha, redigida pelo Prof. Dr. José Carlos Souza Araújo, que aborda o livro intitulado Per una storia dell’asilo nido in Europa tra Otto e Novecento de autoria de Dorena Caroli, professora e pesquisadora da conceituada Univesitá degli Studi di Macerata, na Itália. Obra densa e de alta qualidade que foi publicada em 2014, tratando-se de uma história das creches na Europa entre os anos oitocentos e os novecentos do século XX.
Ao todo, esta edição traz 21 autores, com apenas três deles vinculados à UFU, o que reitera o caráter eminentemente exógeno da publicação, sendo os demais autores, em número de 18, vinculados a três diferentes universidades do exterior e a 12 diferentes instituições brasileiras de educação superior.
Finalizamos, reiterando nossos mais sinceros agradecimentos aos membros da Comissão Editorial, dos Conselhos Editorial e Consultivo pela agilidade no difícil trabalho de avaliação das propostas recebidas. Ressaltamos ainda o apoio consistente e contínuo da Editora da Universidade Federal de Uberlândia, bem como da prestigiosa Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, que sempre dispensaram à publicação deste periódico.