SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Educação e Espaço Público em experiências históricas latino-americanas (Séculos XIX-XX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Cad. Hist. Educ. vol.17 no.3 Uberlândia set./dez 2018  Epub 08-Maio-2019

 

Editorial

Dossiê

DÉCIO GATTI JÚNIOR1 

1Presidente da Comissão Editorial dos Cadernos de História da Educação. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutorado realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Professor Titular de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: degatti@ufu.br


Este é o terceiro e último número publicado do periódico dos Cadernos de História da Educação em 2018. Nele constam 15 colaborações, 05 artigos em dossiê, 09 artigos em fluxo contínuo e 01 documento. Dentre os 14 artigos publicados, 05 constam em versão bilíngue (inglês/português); 01 consta em versão trilíngue (inglês/português/espanhol); 03 constam em espanhol; 05 em português.

Deste modo, 42% dos artigos publicados neste número possuem versões em inglês, o que é inédito no âmbito do periódico, colaborando no processo de internacionalização da pesquisa em História da Educação e do próprio periódico Cadernos de História da Educação. Situação está que só foi possível alcançar pelo esforço consistente da Comissão Editorial e dos Editores Associados, bem como dos autores, que não mediram esforços, para que seus textos tivessem publicadas versões em inglês, para além, do original em português. Todavia, não foram negligenciados os leitores da língua portuguesa, dado que a maior parte dos textos deste número está disponibilizada em seu idioma original, o português.

O presente número é iniciado pela publicação do dossiê, intitulado “Educação e Espaço Público em experiências históricas latino-americanas (Séculos XIX-XX)”, organizado por Matheus da Cruz e Zica (Universidade Federal da Paraíba), por meio da reunião de cinco artigos, com importantes autores brasileiros e estrangeiros.

Na seção de artigos, há 09 contribuições que reafirmam a pujança da pesquisa em História da Educação. Em termos de colaborações internacionais temos: René Medina Esquivel, vinculado a Divisão de Estudos de Pós-Graduação da Benemérita y Centenaria Escuela Normal del Estado de San Luis Potosí (México); Felipe Andres Zurita Garrido, da Escuela de Pedagogía en Historia y Ciencias Sociales de la Facultad de Pedagogía de la Universidad Academia de Humanismo Cristiano (Chile); Xosé Manuel Malheiro Gutiérrez, do Departamento de Pedagoxía e Didáctica da Universidade da Coruña (Espanha).

Além disso, há textos de importantes pesquisadores brasileiros, vinculados à 17 diferentes instituições de educação superior nacionais, em ordem alfabética: Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Anhanguera, Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Tiradentes.

É importante ressaltar que nesta edição foram publicados trabalhos de 26 autores, com apenas 02 vinculados à UFU, o que reafirma o caráter eminentemente exógeno do periódico Cadernos de História da Educação.

Finalizamos, com a reiteração de nossos mais sinceros agradecimentos aos membros da Comissão Editorial, dos Conselhos Editorial e Consultivo e, sobretudo, dos editores associados para a língua inglesa, espanhola e portuguesa (exceto Brasil). Ressaltamos ainda o apoio prestado pela Editora e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, bem como pelo suporte recentemente reconquistado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com projeto que se encontra em fase de implantação, com benefícios que deverão ser percebidos proximamente.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado.