SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Escolarización, libros escolares y movimientos migratórios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Cad. Hist. Educ. vol.18 no.2 Uberlândia mayo/ago 2019  Epub 26-Sep-2019

https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-1 

EDITORIAL

Editorial

1Universidade Federal de Uberlândia (Brasil) degatti@ufu.br


Este é o segundo número dos Cadernos de História da Educação publicado em 2019. Nele constam 16 colaborações, 06 artigos em dossiê, 08 artigos em fluxo contínuo e 02 resenhas. O dossiê intitulado “Escolarização, livros escolares e movimentos migratórios” foi organizado por Terciane Ângela Luchese, da Universidade de Caxias do Sul (Brasil) e Alberto Barausse, da Università degli Studi del Molise (Itália), por meio da reunião de seis artigos, com autores de destaque na pesquisa em História da Educação do Brasil e da Itália.

De um total de 14 artigos publicados neste número, 12 constam em edição bilíngue (português/inglês), 01 em edição bilíngue (italiano/português) e 01 em português. Deste modo, 85% dos artigos publicados constam também em inglês, o que favorece a ampla difusão dos conteúdo publicados, sendo resultado do empenho dedicado dos autores.

Em termos de autoria internacional, neste número há 03 artigos com autores vinculados à importantes universidades estrangeiras, destacadamente, italianas, da Università degli Studi di Torino e da Università degli Studi del Molise; mas, também de Portugal, com pesquisadora vinculada à Universidade do Porto.

Há, também, textos muito interessantes de importantes pesquisadores brasileiros, vinculados à 15 diferentes universidades no país, com destaque para as seguintes: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade do Paraná, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

É importante ressaltar que nesta edição foram publicados trabalhos de 21 autores, nenhum deles com vínculo à UFU, o que reitera o caráter eminentemente exógeno do periódico Cadernos de História da Educação.

Finalizamos, com a reiteração de nossos mais sinceros agradecimentos aos membros da Comissão Editorial e dos Conselhos Editorial e Consultivo; aos editores associados para a língua inglesa, espanhola e portuguesa (exceto Brasil); aos autores que puderam verter seus textos para a língua inglesa. Ressaltamos ainda o apoio prestado pela Editora e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons