SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1História e memória da EJA nas universidades brasileiras e portuguesas - séculos XX e XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Cad. Hist. Educ. vol.19 no.1 Uberlândia jan./abr 2020  Epub 30-Mar-2020

https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-1 

Editorial

Editorial -

1Universidade Federal de Uberlândia (Brasil) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq degatti@ufu.br


Este é o primeiro número dos Cadernos de História da Educação publicado em 2020. Nele constam 16 colaborações, 06 artigos em dossiê, 01 artigo especial, 08 artigos em fluxo contínuo e 01 resenha.

O dossiê intitulado “História e memória da EJA nas universidades brasileiras e portuguesas - séculos XX e XXI” foi organizado por Sônia Maria dos Santos, da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil) e Francisca Izabel Pereira Maciel, da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), por meio da reunião de seis artigos, com autores de destaque na pesquisa em História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e em Portugal.

O artigo especial, intitulado “Direito à Educação, Escravatura e Ordenamento Jurídico no Império”, aborda temática de grande interesse acadêmico, tendo sido redigido por Carlos Roberto Jamil Cury, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil).

Em termos de autoria internacional, neste número, há 05 artigos com autoras vinculadas à importantes instituições estrangeiras, destacadamente: Albertina Lima de Oliveira e Cristina Maria Coimbra Vieira (Universidade de Coimbra, Portugal); Isabel Sofia Fernandes Moio (Agrupamento Escolar de Pombal, Portugal); Rosanna Barros (Universidade do Algarve, Portugal); Filomena Bandeira (Universidade Nova de Lisboa, Portugal); Janet Priscila Cian (Universidad Nacional de Entre Ríos e Universidad Autónoma de Entre Ríos, Argentina).

De um total de 15 artigos publicados neste número, 14 constam em edição bilíngue (português/inglês) e 01 em espanhol. Deste modo, 93% dos artigos publicados constam também em inglês, o que favorece a ampla difusão dos conteúdos publicados, sendo resultado do empenho e da dedicação dos autores.

Há, também, textos muito interessantes de importantes pesquisadores brasileiros, vinculados à diferentes universidades no país, o que inclui as seguintes, em ordem alfabética: Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal Goiano, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

É importante ressaltar que neste número foram publicados trabalhos de 26 autores, com apenas 01 dentre eles vinculado à UFU, o que reitera o caráter eminentemente exógeno do periódico Cadernos de História da Educação.

Finalizamos, com a reiteração de nossos mais sinceros agradecimentos aos membros da Comissão Editorial e dos Conselhos Editorial e Consultivo; aos editores associados para a língua inglesa, espanhola e portuguesa (exceto Brasil); aos autores que puderam verter seus textos para a língua inglesa. Ressaltamos ainda o apoio prestado pela Editora e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons