SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Foucault, a genealogia, a história da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Cad. Hist. Educ. vol.19 no.2 Uberlândia maio/ago 2020  Epub 05-Jun-2020

https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-1 

Editorial

Editorial - Cadernos de História da Educação v.19 n.2

1Universidade Federal de Uberlândia (Brasil) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq degatti@ufu.br


Este é o segundo número dos Cadernos de História da Educação publicado em 2020. Nele constam 22 colaborações, o que inclui: 06 artigos em dossiê, 14 artigos em fluxo contínuo e 02 resenhas. O dossiê intitulado “Foucault, a genealogia, a história da educação” foi organizado por Haroldo de Resende (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil) e Julio Groppa Aquino (Universidade de São Paulo, Brasil), por meio da reunião de seis artigos, com autores brasileiros e estrangeiros de reconhecida importância na pesquisa que toma em consideração os escritos de Michel Foucault. Nele, segundo os organizadores, buscou-se, “em alusão direta ao texto de Foucault, congregar abordagens e reflexões em íntima articulação à análise histórico-genealógica proposta por Foucault, de maneira a focalizar criticamente os jogos veridictivos envolvidos na investigação educacional contemporânea”.

Em termos de autoria internacional, neste número, há 04 artigos com autores muito reconhecidos e que estão vinculados à importantes instituições estrangeiras, destacadamente, pela ordem de publicação: Inés Dussel (Instituto Politécnico Nacional, México); Carlos Ernesto Noguera-Ramírez e Dora Lilia Marín-Díaz (Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia); Guillermo Ramón Ruiz (Universidad de Buenos Aires, Argentina); Justino Pereira de Magalhães (Universidade de Lisboa, Portugal).

De um total de 20 artigos publicados neste número, 19 constam em edição bilíngue (17, português/inglês; 02 espanhol/inglês) e 01 artigo publicado apenas em espanhol. Deste modo, 95% dos artigos publicados constam também em inglês, o que favorece a difusão dos conteúdos publicados, sendo resultado do empenho e da dedicação dos autores ora publicados.

Há, também, textos muito interessantes de importantes pesquisadores brasileiros, vinculados à 20 diferentes universidades no país, a saber, em ordem alfabética: Faculdade Raimundo Marinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Maringá, Universidade de Pernambuco, Universidade de São Paulo, Universidade de Uberaba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

É importante ressaltar que neste número foram publicados trabalhos de 39 autores, com apenas 02 dentres eles vinculado à Universidade Federal de Uberlândia, o que reitera o caráter eminentemente exógeno do periódico Cadernos de História da Educação.

Finalizamos, com a reiteração de nossos mais sinceros agradecimentos aos membros da Comissão Editorial e dos Conselhos Editorial e Consultivo; aos editores associados para a língua inglesa, espanhola e portuguesa (exceto Brasil); aos autores que puderam verter seus textos para a língua inglesa. Ressaltamos ainda o apoio prestado pela Editora e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons