SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20The technical constitution of the Tatu Digital RepositoryTraces and productions of students of History of Spain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Cad. Hist. Educ. vol.20  Uberlândia  2021  Epub Jan 29, 2022

https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-32 

Resenhas

História da Educação em perspectiva transnacional

History of Education in a transnational perspective

Historia de la educación bajo el enfoque transnacional

Carolina Mostaro Neves da Silva1 
http://orcid.org/0000-0003-0853-6726; lattes: 8957578717474377

1Universidade de São Paulo (Brasil). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo. carolmostaro@yahoo.com.br

VIDAL, Diana Gonçalves. Sujeitos e Artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.


Nos últimos anos, é crescente o interesse por abordagens transnacionais no campo historiográfico. Diante da frequência com que o termo tem aparecido em títulos de livros, artigos e palavras-chave, Struck, Ferris e Revel (2011) levantam a possibilidade de a história transnacional representar uma mudança metodológica significativa na historiografia, tal como aconteceu com a história social, a partir dos anos de 1950, e com a micro-história, nos anos de 1970 e 1980. Não surpreende, portanto, que venha recebendo atenção de pesquisadoras e pesquisadores do campo da História da Educação, que, pelo menos desde os anos oitenta, têm buscado o alinhamento e o diálogo com a historiografia.

Demonstrando o potencial das abordagens transnacionais para investigações que tomam como tema a educação e a escola, em suas múltiplas perspectivas e interfaces, foi recentemente publicado, em formato E-book, pela Fino Traço Editora, o livro Sujeitos e Artefatos: territórios de uma história transnacional da educação, organizado por Diana Vidal. A obra é parte da Coleção Estudos Brasileiros, do Instituto de Estudos Brasileiros, e resultado de um conjunto de pesquisas que, desenvolvidas no âmbito do projeto temático Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), privilegiam os movimentos, a circulação, os intercâmbios de sujeitos e objetos elucidativos de experiências e processos educacionais, ao longo dos séculos XIX e XX1.

Dividido em duas partes, o livro é formado por seis capítulos que congregam uma ampla variedade temática e mobilizam um conjunto diversificado de fontes, tais como livros, manuais, imprensa periódica e especializada, catálogos de divulgação de produtos e fotografias. A primeira parte, construída em torno de viagens de educadores e educadoras do Brasil e dos Estados Unidos, é marcada, do ponto de vista teórico, pela mobilização da categoria de redes/networks, trazendo como referência principal o trabalho de Fuchs (2007); destacam-se as conexões e articulações estabelecidas em diferentes escalas, nacionais e internacionais, locais e individuais. A segunda parte do livro traz duas pesquisas sobre artefatos que materializam práticas e conhecimentos produzidos em determinado lugar, mas que, ao circularem por espaços múltiplos, foram apropriados e ressignificados. Do ponto de vista espacial, as narrativas se desenvolvem em torno de dois espaços nacionais, Brasil e Estados Unidos. Entretanto, aparecem outras possibilidades de itinerários investigativos, como a relações Estados Unidos/ França, indicadas por Alcântara, em seu capítulo sobre a carteira escolar, ou o itinerário Estados Unidos/América do Sul/Itália, entrelaçados por Rafaela Rabello, no capítulo quatro.

A esse respeito, as concepções de território e espaço, analisadas por Vidal (2020, p. 10) na introdução, são fundamentais para que se compreenda o ponto de partida das autoras e do autor dessa obra: “o território é ‘integralmente espaço-temporal’, construído por meio de interações nas quais a coexistência de ideias é fundamental para a compreensão de sua heterogeneidade. Dessa maneira, o espaço consiste em uma simultaneidade de histórias”. Propõe-se desnaturalizar a concepção de território fixo, demarcada pelo Estado, sustentada numa noção de espaço atemporal, delimitada pelas fronteiras físicas e simbólicas do Estado-Nação. Como construtos teóricos e, portanto, históricos e sociais, território e espaço - bem como seus desdobramentos: a nação, a fronteira, as identidades etc. - podem ser apropriados como objetos nos percursos investigativos das pesquisas em história educação.

Outro aspecto teórico que marca a publicação é a recusa à visão dicotômica de centro e periferia, que caracterizaria o primeiro por suas funções criadora, disseminadora e condutora, em contraposição a processos de assimilação, reprodução ou aceitação nas zonas consideradas periféricas. Assume-se que as interações são movimentos múltiplos, complexos, atravessados por processos criativos, adaptativos e transformativos em diversas direções e sentidos, ainda que, nessa obra, os objetos e a ênfase das análises estejam situados, em relação ao recorte espacial, no Brasil, mais precisamente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O primeiro capítulo, Trajetórias da família Loureiro de Andrade na educação da infância: um debate transnacional, de autoria de Vinícius Monção, trata dos empreendimentos educativos dos Loureiro de Andrade, no final do século XIX e início do XX, buscando identificar suas conexões com o contexto educacional internacional, com base, principalmente, em anúncios de periódicos que então circularam no Rio de Janeiro. Destacam-se as relações dessa família com missionários presbiterianos, como rede que favoreceu os intercâmbios internacionais da família, e a atuação de Maria Guilhermina Loureira de Andrade, que fez uma viagem de estudos aos Estados Unidos, entre 1883 e 1887. O texto instiga a reflexão sobre a relação entre um “mercado educacional” e a apropriação de práticas, modelos e materiais estrangeiros, como elemento significativo para o impulso dos intercâmbios internacionais, levantando a questão da educação como “negócio”, tema ainda pouco explorado no campo da História da Educação.

Vivian Batista da Silva e Keila da Silva Vieira são as autoras do capítulo seguinte, Luiz Alves de Mattos e suas redes: viagens e conexões no campo educacional (1917-1990), que aborda a trajetória do educador, considerando sua formação em instituições de São Paulo, Rio de Janeiro e dos Estados Unidos, os cargos ocupados ao longo de sua carreira, bem como algumas de suas experiências de viagens e publicações. A partir da noção de redes, as autoras articulam diferentes escalas de análise e conectam a trajetória singular de Mattos ao movimento do campo educacional, identificando intercâmbios e hierarquias, articulações de referenciais estrangeiros com experiências docentes e estudos internacionais. Analisa-se a circulação internacional de uma obra de Mattos, Sumário da Didática Geral, indicando as conexões entre a trajetória do educador e uma rede educacional latino-americana. Certamente, o estudo ultrapassa a perspectiva da transferência, pela qual se transitaria de um ponto a outro, mostrando que movimentos e apropriações dão-se em múltiplas direções e distintos níveis.

Seguindo na linha das viagens, o terceiro capítulo explora a ida de sete educadoras brasileiras ao Estados Unidos, em missão de trabalho, no ano de 1930. A autora, Diana Vidal, investiga representações sociais projetadas sobre a mulher-professora, destacando a ideia do celibato pedagógico e da incompatibilidade entre casamento, maternidade e profissão, no momento em que medidas higiênicas e eugênicas buscavam garantir um padrão familiar saudável, ainda pautado no modelo cristão e patriarcal. Mostrando as disputas de representações em torno do corpo da mulher, o texto analisa a experiência da viagem como um encontro com o outro, com a alteridade, que instiga a reflexão sobre si, sobre o ser mulher, sobre o lugar social da mulher no Brasil, na medida em que as educadoras se depararam com diferentes possibilidades de inserção social feminina nas cidades estadunidenses que visitaram.

Fechando a primeira parte do livro, o capítulo A educação Sul-Americana nas narrativas de Carleton Washburne: uma análise sob a lente da política de boa vizinhança, de Rafaela Rabelo, investiga a passagem desse educador estadunidense por Equador, Chile, Paraguai e Brasil, em uma missão de estudo comissionada pelo Departamento de Estado dos EUA. Assumindo como referencial de análise a noção de leitura em contraponto (SAID, 2011), Rabelo conecta os escritos de Washburne a respeito da educação sul-americana à política de boa vizinhança, implementada pelos EUA, para reforçar suas relações diplomáticas com o hemisfério sul. Observam-se nos detalhes, nas sutilezas e silêncios, vestígios de uma política que visava promover a dominação cultural norte-americana, por meio de um discurso de conciliação, parceria e apoio, entrelaçando educação e diplomacia.

Na segunda parte do livro, em que o exercício da abordagem transnacional centra-se na circulação de objetos, Wiara Rosa Alcântara traz uma interessante investigação sobre a difusão da carteira escolar, no final do século XIX, mostrando a complexa trama de relações que envolvem, além de preceitos pedagógicos e higiênicos, sua produção, divulgação e mercado. Destacam-se movimentos de apropriação, (re)produção e transformação por meio da ação de diversos atores, como políticos, educadores e fabricantes, com distintas motivações e interesses, no processo que levou à consolidação da carteira como elemento intrínseco à escola moderna. O texto privilegia as empresas estadunidenses, hegemônicas na fabricação e no comércio de carteiras escolares, mas indica que havia produção no Brasil, onde o objeto teria ganhado novos sentidos.

No último capítulo do livro, Rachel Duarte Abdala conecta fotografia, movimento fotográfico e fotógrafos, destacando Augusto Malta e Nicolas Alagemovits, nos anos de 1920. Partindo dos debates sobre o estatuto artístico da fotografia, que mobilizaram fotógrafos de diversas regiões do mundo em torno do pictorialismo, a autora investiga a formação de grupos e associações, que promoviam reflexões, exposições e publicações, atuando como promotores e padronizadores da prática fotográfica. Por meio de manuais e periódicos, especialmente a revista Photogramma, do Photo Club Brasileiro, mostra-se a expansão do fotoclubismo no Brasil e suas conexões internacionais, com os EUA e a Europa. Em relação à circulação e ao movimento, o próprio texto encarna um trânsito, ao mostrar-se como desdobramento de uma pesquisa de história da educação que deságua na história da fotografia, território aparentemente alheio, mas que, no movimento múltiplo da investigação historiográfica, revela que o olhar para fora e para o outro é necessário para elucidar objetos de investigação aparentemente circunscritos a um determinado campo.

Pela diversidade das análises e modos de manejar as fontes, denota-se que o livro congrega pesquisas em diferentes estágios de desenvolvimento e aproximação com a abordagem transnacional. Traz, portanto, um panorama diversificado e instrutivo do exercício historiográfico com essa abordagem, que se define mais pela perspectiva de estudos que “enfatizam a importância da interação e circulação de ideias, povos, instituições ou tecnologias através das fronteiras estaduais ou nacionais e, portanto, o entrelaçamento e influência mútua de estados, sociedades ou culturas” (STRUCK; FERRIS; REVEL, 2011, p. 574), do que como um método específico de arcabouço teórico conceitual delimitado. Para o campo da História da Educação, de tradicional preferência por fontes e marcos oficiais e nacionais (GONDRA, 2005; BONTEMPI JR., 2012), a pesquisa com a abordagem transnacional tem o potencial de revelar aspectos desconhecidos e agentes invisíveis, assim como permitir revisões de interpretações tradicionais ou canônicas, construídas sob a égide de uma escrita histórica descritiva e factual.

Referências

BONTEMPI JR., B. A história da educação na Rbep (1999-2011). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.94, n.234, p.502-518, 2012. [ Links ]

FUCHS, E. Networks and the History of Education, Paedagogica Historica, v.43, n.2, p.185-197, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701248271.Links ]

GONDRA, J.G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. [ Links ]

SAID, E. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. [ Links ]

STRUCK, B.; FERRIS, K.; REVEL, J. Introduction: Space and Scale. Transnational History. The International History Review, v.33, n.4, p.573-584, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/07075332.2011.620735.Links ]

VIDAL, D.G. (org.). Sujeitos e Artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020. [ Links ]

1Projeto financiado pela FAPESP (2018/26699-4) e coordenado pelas professoras Diana Vidal e Carlota Boto, com a participação de pesquisadores e estudantes de várias universidades paulistas.

Recebido: 23 de Janeiro de 2021; Aceito: 25 de Fevereiro de 2021

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons