SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Entrevista: Edicléa Mascarenhas. Diálogos sobre a pedagogia hospitalarDa criação ao fechamento - aspectos históricos sobre o primeiro curso de formação de professores (de Matemática) em Ituiutaba - MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Ensino em Re-Vista vol.28  Uberlândia  2021  Epub 29-Jun-2023

 

Dossiê 2 - História da educação matemática

Apresentação

Maria Ednéia Martins1 

Douglas Marin1 

1Organizadores


Campo recente, a História da Educação Matemática tem congregado seus pesquisadores e outros profissionais nos diferentes periódicos e eventos científicos do campo da Educação e da Educação Matemática. Destacam-se dois eventos específicos, o ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática, iniciado em 2012, cuja 5ª edição ocorreu em 2020, e o CIHEM - Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, cuja 6ª edição ocorrerá em 2021 na Venezuela.

A publicação desse Dossiê “História da Educação Matemática” é mais um marco da crescente e profícua produção acadêmica desse campo. O conjunto dos artigos selecionados para essa publicação - além de muitos outros também aprovados e que serão publicados oportunamente por esse periódico - demonstra as diferentes fontes que têm sido mobilizadas por pesquisadores na produção em História da Educação Matemática, suas diferentes e renovadas temáticas, abordagens teóricas e metodológicas. Também contempla a diversidade geográfica e institucional brasileira, abarcando pesquisadores vinculados a diversos grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação, contando ainda com a expertise de pesquisadores internacionais.

Essa publicação foi organizada e ocorre durante um período de isolamento social decorrente da pandemia mundial causada pela doença Covid-19. Registarmos aqui a memória dos mais de 2 milhões de mortos no mundo, sendo mais de 270 mil só em nosso país até meados de março de 2021. Nossa solidariedade a todos os familiares das vítimas. Nesse percurso de organização do Dossiê, nossa amiga, a professora doutora Ivete Maria Baraldi, veio a falecer em 18/1/2021, em decorrência da Covid 19. Ela estava muito envolvida e empolgada com essa atividade. Ivete foi uma mulher incrível. Esposa do Ronaldo, juntos tiveram os meninos Pedro e Matheus - por quem tinha um amor materno incondicional e um orgulho inenarrável. Ela sempre compartilhava as conversas (e causos) com seus filhos, suas conquistas, seus modos de ver e agir no mundo. Licenciada em Ciências, com habilitação em Matemática na 1ª turma desse curso como parte da Universidade Estadual Paulista - UNESP - câmpus de Bauru. Mestre e doutora em Educação Matemática pela Unesp, câmpus de Rio Claro, ingressou como docente no Departamento de Matemática em 2008, com destacada atuação no curso de Licenciatura em Matemática, passando a integrar também os Programas de Pós Gradução em Educação para Ciência e o de Educação Matemática, de câmpus de Bauru e Rio Claro da Unesp, respectivamente. Pesquisadora competente e sempre atenta, participou da formação de muitos professores e novos pesquisadores. Tematizou, em suas pesquisas, diferentes aspectos da Educação Matemática como a Formação de Professores de Matemática, a História da Educação Matemática, a Educação Inclusiva, o Ensino e Aprendizagem de Matemática e a História Oral. Participou ativamente dos Grupos de Pesquisa: "História Oral e Educação Matemática" - GHOEM e "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento". À professora doutora Ivete Maria Baraldi, toda a nossa gratidão e o nosso reconhecimento.

Que esse Dossiê possa provocar reflexões, impulsionar ações e subsidiar debates tanto no campo da pesquisa da História da Educação Matemática quanto em relação às construções de narrativas negacionistas na atualidade.

Profa. Dra. Maria Ednéia Martins
Prof. Dr. Douglas Marin
Organizadores

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons