SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Opinions of Documenta Magazine: Mathematics teacher training courses in Brazil (1962 to 1979) in focusPedagogical residency and teacher training: critical appointments about training programmes as means of social policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Ensino em Re-Vista vol.28  Uberlândia  2021  Epub June 29, 2023

 

Dossiê 3 - Mudanças no sistema educacional: do que sentimos falta?

Apresentação

Profa. Dra.  Maria Cecília de Souza Minayo1 

Prof. Dr.  Renan Antônio da Silva2 

1Fiocruz

2UECE


ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais, resenhas e traduções.

Em tempos de tão profundos desafios, acreditando que o conhecimento e a pesquisa podem revelar caminhos melhores, convidamos à leitura dos artigos selecionados para o presente volume.

Os desafios enfrentados em tempos de pandemia acentuam uma diversidade de questões controversas relacionados à educação, tornando imprescindível a participação de toda a sociedade junto aos debates. Os temas apresentados neste dossiê enfatizam a valoração do trabalho docente, condição e opressão social, formação docente, avaliação e didática, entre outros.

O dossiê é composto por trabalhos de grande impacto científico (nacionais e internacionais) de diversas universidades brasileiras e um trabalho escrito pelo renomado Prof. Dr. Robert J. Sternberg, Professor da Human Development at Cornell University e Emérito na Yale University. Os artigos relatam experiências em pesquisas desenvolvidas em torno de importantes temas relacionados à educação, condição e inclusão social, valorização do professor e sociologia da educação. Os textos apresentam resultados capazes de aguçar a nossa percepção crítica sobre questões centrais sensíveis ao ensino e ao arranjo social. Aprofundando e ampliando conhecimentos potencializadores do bem estar social através do ensino e da democracia.

Agradecemos, em tempo, aos esforços dos Editores, ao Conselho Editorial, aos revisores e aos pareceristas que mesmo em meio às adversidades empenharam seus conhecimentos para a realização dessa obra.

Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (Fiocruz)
Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UECE)
Organizadores do dossiê

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons