SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Dictámenes de la Revista Documenta: cursos de formación de profesores de Matemáticas en Brasil (1962 a 1979) en focoResidencia pedagógica y formación del profesorado: citas críticas sobre los programas de formación como medio de política social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Ensino em Re-Vista vol.28  Uberlândia  2021  Epub 29-Jun-2023

 

Dossiê 3 - Mudanças no sistema educacional: do que sentimos falta?

Apresentação

Profa. Dra.  Maria Cecília de Souza Minayo1 

Prof. Dr.  Renan Antônio da Silva2 

1Fiocruz

2UECE


ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais, resenhas e traduções.

Em tempos de tão profundos desafios, acreditando que o conhecimento e a pesquisa podem revelar caminhos melhores, convidamos à leitura dos artigos selecionados para o presente volume.

Os desafios enfrentados em tempos de pandemia acentuam uma diversidade de questões controversas relacionados à educação, tornando imprescindível a participação de toda a sociedade junto aos debates. Os temas apresentados neste dossiê enfatizam a valoração do trabalho docente, condição e opressão social, formação docente, avaliação e didática, entre outros.

O dossiê é composto por trabalhos de grande impacto científico (nacionais e internacionais) de diversas universidades brasileiras e um trabalho escrito pelo renomado Prof. Dr. Robert J. Sternberg, Professor da Human Development at Cornell University e Emérito na Yale University. Os artigos relatam experiências em pesquisas desenvolvidas em torno de importantes temas relacionados à educação, condição e inclusão social, valorização do professor e sociologia da educação. Os textos apresentam resultados capazes de aguçar a nossa percepção crítica sobre questões centrais sensíveis ao ensino e ao arranjo social. Aprofundando e ampliando conhecimentos potencializadores do bem estar social através do ensino e da democracia.

Agradecemos, em tempo, aos esforços dos Editores, ao Conselho Editorial, aos revisores e aos pareceristas que mesmo em meio às adversidades empenharam seus conhecimentos para a realização dessa obra.

Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (Fiocruz)
Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UECE)
Organizadores do dossiê

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons