SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23OPEN SCIENCE AND THE SCIENCE EDUCATION FIELD: PERSPECTIVES AND DIALOGUESCONSTITUTIVE PRACTICES OF INQUIRY PLANNED BY STUDENTS IN SCIENCE LESSON: ANALYSIS OF AN EXAMPLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. vol.23  Belo Horizonte  2021  Epub Apr 25, 2021

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230113 

EDITORIAL

Carta-convite à comunidade da área de Educação em Ciências para submissão/avaliação de artigos na temática “Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências”

Renata Orofino1 
http://orcid.org/0000-0003-4631-3187

Glauco dos Santos Ferreira da Silva2 
http://orcid.org/0000-0002-2747-720X

1Universidade Federal do ABC, Santo André - SPBrasil

2 Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ - Campus Petrópolis - RJBrasil


Estimada comunidade,

No ano de 2020, os membros da editoria da revista Ensaio, a partir de um levantamento dos artigos publicados no periódico no período de 2017 a 2019, constataram um baixo número de publicações em determinadas áreas temáticas (considerando como parâmetro as 12 linhas de pesquisa da área de Educação em Ciências cadastradas no ENPEC). A partir disso, elaboramos um plano editorial para a revista para o ano de 2021 visando a valorização dessas temáticas. Uma das linhas de pesquisa nas quais constatamos um baixo número de trabalhos publicados é Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências. Essa linha trata das seguintes temáticas - Diferença, multiculturalismo, interculturalidade e relações com a Educação em Ciências - e aborda temas como inclusão, gênero, religião, classe; educação para relações étnico-raciais; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ações afirmativas.

Considerando ainda nosso plano editorial para o ano de 2021, a Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências publicou recentemente o editorial do volume 23, o qual indica consonância com as práticas editoriais do movimento Ciência Aberta. Os pilares da Ciência Aberta são: transparência, reutilização de dados de pesquisas, reprodutibilidade de resultados e metodologias, cooperação e responsabilidade nos processos de publicação e revisão. Uma das ações que pretendemos implementar, gradativamente, nessa direção, é a revisão aberta entre pares (open peer review). Práticas como essa podem proporcionar o diálogo mais efetivo entre autores e pareceristas, o aprofundamento de questões relevantes para o campo, além do devido reconhecimento do trabalho de revisores, por meio da publicação do parecer sob forma de artigo. A revisão aberta não só aumenta a transparência do processo de arbitragem, como também funciona como uma ação formativa para as pessoas iniciantes em nossa comunidade.

Nesse sentido, convidamos a comunidade acadêmica a enviar trabalhos para publicação na revista Ensaio na linha temática Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências. Aliado a isso, reafirmamos nossa iniciativa de incorporar a prática de revisão aberta entre pares na avaliação dos trabalhos. Os manuscritos passarão pelas mesmas etapas de revisão que os demais artigos submetidos à revista. No momento da submissão, os pesquisadores poderão indicar o desejo de participar do processo de revisão aberta e, caso a equipe editorial identifique potencial no artigo, ele será encaminhado a pareceristas que produzirão um parecer também no formato de artigo, compondo um relatório de especialistas sobre o tema abordado. Nosso desejo é construir/fortalecer uma comunidade que compartilhe dos ideais da Ciência Aberta, além de caminhar na direção de uma pesquisa em Educação em Ciências acessível e transparente.

Pedimos que compartilhe esta mensagem com outras pessoas de nossa comunidade, de forma a aumentarmos o alcance da proposta e a potencializarmos a diversidade em nossas discussões.

Cordialmente, nos despedimos desejando paz e serenidade.

Equipe Editorial da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Contato - Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais - CECIMIG, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais, revistaepec@gmail.com

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons