SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A CIÊNCIA ABERTA E A ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E DIÁLOGOSPRÁTICAS CONSTITUINTES DE INVESTIGAÇÃO PLANEJADA POR ESTUDANTES EM AULA DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. vol.23  Belo Horizonte  2021  Epub 25-Abr-2021

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230113 

EDITORIAL

Carta-convite à comunidade da área de Educação em Ciências para submissão/avaliação de artigos na temática “Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências”

Renata Orofino1 
http://orcid.org/0000-0003-4631-3187

Glauco dos Santos Ferreira da Silva2 
http://orcid.org/0000-0002-2747-720X

1Universidade Federal do ABC, Santo André - SPBrasil

2 Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ - Campus Petrópolis - RJBrasil


Estimada comunidade,

No ano de 2020, os membros da editoria da revista Ensaio, a partir de um levantamento dos artigos publicados no periódico no período de 2017 a 2019, constataram um baixo número de publicações em determinadas áreas temáticas (considerando como parâmetro as 12 linhas de pesquisa da área de Educação em Ciências cadastradas no ENPEC). A partir disso, elaboramos um plano editorial para a revista para o ano de 2021 visando a valorização dessas temáticas. Uma das linhas de pesquisa nas quais constatamos um baixo número de trabalhos publicados é Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências. Essa linha trata das seguintes temáticas - Diferença, multiculturalismo, interculturalidade e relações com a Educação em Ciências - e aborda temas como inclusão, gênero, religião, classe; educação para relações étnico-raciais; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ações afirmativas.

Considerando ainda nosso plano editorial para o ano de 2021, a Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências publicou recentemente o editorial do volume 23, o qual indica consonância com as práticas editoriais do movimento Ciência Aberta. Os pilares da Ciência Aberta são: transparência, reutilização de dados de pesquisas, reprodutibilidade de resultados e metodologias, cooperação e responsabilidade nos processos de publicação e revisão. Uma das ações que pretendemos implementar, gradativamente, nessa direção, é a revisão aberta entre pares (open peer review). Práticas como essa podem proporcionar o diálogo mais efetivo entre autores e pareceristas, o aprofundamento de questões relevantes para o campo, além do devido reconhecimento do trabalho de revisores, por meio da publicação do parecer sob forma de artigo. A revisão aberta não só aumenta a transparência do processo de arbitragem, como também funciona como uma ação formativa para as pessoas iniciantes em nossa comunidade.

Nesse sentido, convidamos a comunidade acadêmica a enviar trabalhos para publicação na revista Ensaio na linha temática Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências. Aliado a isso, reafirmamos nossa iniciativa de incorporar a prática de revisão aberta entre pares na avaliação dos trabalhos. Os manuscritos passarão pelas mesmas etapas de revisão que os demais artigos submetidos à revista. No momento da submissão, os pesquisadores poderão indicar o desejo de participar do processo de revisão aberta e, caso a equipe editorial identifique potencial no artigo, ele será encaminhado a pareceristas que produzirão um parecer também no formato de artigo, compondo um relatório de especialistas sobre o tema abordado. Nosso desejo é construir/fortalecer uma comunidade que compartilhe dos ideais da Ciência Aberta, além de caminhar na direção de uma pesquisa em Educação em Ciências acessível e transparente.

Pedimos que compartilhe esta mensagem com outras pessoas de nossa comunidade, de forma a aumentarmos o alcance da proposta e a potencializarmos a diversidade em nossas discussões.

Cordialmente, nos despedimos desejando paz e serenidade.

Equipe Editorial da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Contato - Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais - CECIMIG, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais, revistaepec@gmail.com

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons