SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46The perceptions about the subjects of the Education for Adults and Young People (EJA) and the teaching materials used in pedagogical mediation in the Education for youths and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Educação. Santa Maria vol.46  Santa Maria Jan./Dec 2021  Epub Oct 24, 2023

https://doi.org/10.5902/1984644443344 

Resenha

O elogio da Literatura

In Prise of Literature

Claudionei Vicente Cassol1 
http://orcid.org/0000-0001-7837-887X

Sidinei Pithan da Silva2 
http://orcid.org/0000-0001-6400-4631

1Pós-doutorando na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. Professor na URI - Frederico Westphalen-RS, Brasil. E-mail: cassol.cv@gmail.com.

2Professor doutor na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: sidinei.pithan@unijui.edu.br.


O mundo que compartilhamos revela as compreensões que atores e atrizes das processualidades históricas assumem e desenvolvem cotidianamente. As geografias e o conhecimento colocado à disposição, enquanto construções humanas, acumulam e transportam ações e decisões, aprendizados e validações sociais. A educação, acontecimento necessário, apresenta-se contingente ao indicar possibilidades e carregar intencionalidades das potências formadoras. Essa marcação parece relevante no situar o contexto de acontecimento dos processos educativos na pluralidade do mundo produzido. Talvez, processo supra-democrático, na medida em que não participa, necessariamente, da ágora política.

Zygmunt Bauman, preocupado com a dignidade humana e a vida (ALMEIDA, GOMES; BRACHT, 2009), publica, com Riccardo Mazzeo, O elogio da Literatura (2020), para continuar o diálogo sobre a crise que empareda a educação, iniciado, em 2012, em On Education. A obra vê, no diálogo, uma forma de educar já defendida por Bauman e; também enfatiza a preocupação de Mazzeo com o problema do reprodutivismo. As 151 páginas e 12 capítulos de O elogio da Literatura, permitem compreender o mundo em que vivemos, bem como pensar sobre os rumos dos processos educativos formais e não-formais, instituindo compreensões que motivam ações educadoras. A literatura é referida na obra como forma de particular valor na construção de uma cultura reflexiva, porque próxima da sociologia e da educação.

A centralidade do diálogo apresenta a literatura e a sociologia como conhecimentos indispensáveis aos processos de resistência à bestialização, à simplificação das vivências, experiências e sentidos da vida humana. A lógica em curso na sociedade líquida, individualista, consumista e utilitarista encaminha a hegemonização de verdades, princípios e ideias que se apresentam inquestionáveis e impermeáveis nos seus dogmatismos, instaurando sentidos únicos.

Ao reconhecer o valor da linguagem, do discurso e do imaginário como formas constituintes e instituintes do mundo humano, cultural e social, Mazzeo e Bauman, travam lindo diálogo sobre a condição humana, “a vasta experiência de estar no mundo” (MAZZEO, BAUMAN, 2020, p.13) e seu vínculo com a educação, a literatura e a sociologia. Denunciam, na obra em questão, o empobrecimento e o esvaziamento do universo das narrativas e palavras no contexto de uma sociedade de consumidores que hipervalorizada a cultura de blogs e sites. Retomam o questionamento acerca das condições de possibilidade da teoria social e literária (humanidades), em suas distintas e ambivalentes manifestações, antagônicas e complementares, marcando as potencialidades e limites de pensar a “salvação pela literatura”.

Na epígrafe do livro, a citação de Theodor Adorno, extraída de Minima moralia (2001), estabelece um horizonte para uma noção de cultura que é contrária à mera aceitação e administração do mundo. Para Adorno (apud MAZZEO e BAUMAN, 2020, p. 8), “chama-se realidade material o mundo do valor de troca [porém a cultura] se recusa a aceitar a dominação deste mundo”. Este conceito de cultura, assumido por Bauman, em A cultura no mundo líquido moderno (2013), permite entrever o desafio da literatura e da sociologia, como formas culturais, que se valem de “hermenêuticas secundárias” (MAZZEO; BAUMAN, 2020, p.13), potentes para levantar questões sobre as interpretações que se fazem sobre as práticas de vida em uma sociedade administrada.

A nova condição mundial, marcada pela força do poder econômico e da racionalidade instrumental, obstaculiza o nascimento de uma cultura com capacidade educadora, solidária e geradora de sentidos plurais. A valorização da literatura, e nela, do potencial educador aberto pelo diálogo e pelas metáforas novas que ensaiam sentidos diversos sobre a vida e o mundo humano, para além do sentido único do valor de troca, da dominação e da redução da vida como zoo, pode instituir outra cultura (HORKHEIMER, 2000).

O primeiro capítulo considera a literatura e a sociologia como “duas irmãs” com potencial para “rasgar constantemente o véu da pré-interpretação” (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p. 17), porque é de suas naturezas a ambivalência, na medida em que se compreendem contingentes, porém, portas de entradas ricas em metáforas não simplificadoras da vida, potencializadas como diálogo. A ideia, retomada no capítulo oitavo, ensina que “as metáforas governam o funcionamento cotidiano até nos detalhes mais mundanos (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p. 92).

O capítulo segundo defende a literatura como possibilidade de superação à cultura da oclusão, da superficialização, da tecnificação e do consumismo. A educação pode trabalhar a “escrita criativa” e despertar a sensibilidade, o pensamento imaginativo, a primavera das emoções, a reflexão e a sociabilidade. Mazzeo e Bauman (2020) sugerem potência para a literatura à medida que, associada à sociologia, incorpora o embrião da pluralidade, da possibilidade, das múltiplas vias. Literatura e sociologia, na perspectiva do livro, são ciência, conhecimento, atitude não doutrinária, não seletiva ou redutora, mas abertura educadora ao diferente, andando de mãos dadas com as experiências da existência.

O terceiro capítulo retoma concepções da obra El retorno del péndulo (BAUMAN; DESSAL, 2014), no que diz respeito a ação pendular dos indivíduos nas relações de poder como possibilidades de novas constituições, enfrentamentos e resistências. O fim das certezas (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p. 47) coloca a realidade da “continuidade” e da “descontinuidade” no cotidiano das existências e invoca a ambivalência como constante nas relações de poder que se esvaziam em seus centros de hegemonia (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p, 46) pelo crescimento de micropoderes.

O aprofundamento continua no capítulo quarto, metaforicamente, a partir da figura do pai enquanto centro de poder e forte protótipo cultural da história humana. Esse simbólico representa uma totalidade que, teimosamente, apega-se a concepções de valor, de posses, em detrimento de elaborações, sentidos e emoções e, consequentemente, de questionamentos e diálogos que, no movimento centrífugo das elaborações metafóricas, impulsiona para a descoberta das contingências. A cultura hegemônica operou indivíduos forjados nas centralidades de poder e reprodutores (BOURDIEU E PASSERON, 1992), sendo que os processos educativos fortaleceram o paternalismo.

Mazzeo, ao pensar o interregno, apresenta a literatura com possibilidade de atribuir sentido e construir significados potentes na direção de tracejados superadores da condição de vazio no qual “os modos de viver no mundo já não funcionam mais e os novos ainda não foram inventados” (BAUMAN; MAZZEO, 2020, P. 61). As metáforas que emergem da literatura desenvolvem dimensão criadora e promotora de entendimentos que permitem compreender as metamorfoses (BECK, 2018) do mundo. Esta centralidade do capítulo cinco remete ao conteúdo do sexto, ao evidenciar o esvaziamento das forças hermenêuticas, interpretativas e dialógicas na interface das dialéticas da existência.

Os blogs e o desaparecimento das mediações expressam a “geração vazia” em expansão monstruosa também em função da ruptura das possibilidades de veiculação de conteúdo significativo e criativo, com acessos constantes, buscas expressivas e consultas de impacto. O capítulo sexto conecta-se ao primeiro, ao articular a concepção das duas irmãs: sociologia e literatura. Mazzeo e Bauman ocupam-se da “profunda relação entre a literatura e a vida”. O centro vazio de poder, ideia de Italo Calvino, questiona as dificuldades para o crescimento humano ante às carências de lideranças e heranças significativas que possam constituir-se guias e portadoras de mensagens de humanidade, solidariedade e pluralidade de sentidos como o amor, a existência, a vida e a natureza humana.

Na luz do debate da primeira parte do livro, o capítulo sete expõe as mazelas sociais que desenvolvem patologias forçadas pelas normativas do mercado consumista. Poderosas, direcionam compreensões e orientam ações dos indivíduos ao isolamento social e, perigosamente, ao esquecimento da própria condição humana da interação, das experiências diante das incertezas e contingências da realidade. A pergunta do título sugere a condição autista como futuro para a espécie e permite ampliar a pergunta do: “será que estamos nos tornando?” (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p. 77), para: “não estaríamos sendo forçados ao autismo”? (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p. 77).

As metáforas do século XXI, capítulo oitavo, indicam o belíssimo serviço de resgate e ascensão da imaginação e da compreensão dos indivíduos na direção da construção de outros horizontes e direções. As redes sociais têm promovido a exiguidade do pensamento, o bloqueio das capacidades criativas e as oclusões mentais: quem não escreve, não elabora, não pensa. Os processos midiáticos desplugaram a necessidade de atenção, concentração, paciência e sentido da duração da vida e seu valor (DUSSEL, 2002). Afrouxou-se o compromisso individual e social com questões específicas do humano e com o cosmos (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p. 99), reveladas no quanto se pede da vida e no pouco a retribuir. Vê-se o relaxamento nos processos educacionais, formais e não formais (SAVATER, 2005), incorporando a reprodução e legitimando as concepções hegemonizantes financiadas pelas filosofias fragmentadoras, desvinculantes e capitalistas.

Alertas às superficializações do pensar, às máscaras interpostas entre os indivíduos e às intenções do forte poder desses tempos líquidos, volatilizado para dominar mais, o livro critica a realidade fictícia e enganosa, produtora de verdades para poucos. As realidades fakes alastram-se, violentamente, sobre a humanidade, tal qual a realidade nadificante, na metáfora de História sem fim (ENDE, 2000), na terra da fantasia onde a imaginação sofre do niilismo; na Alegoria da caverna (PLATÃO, 2014) e em 1984 (ORWELL, 2009). Mazzeo e Bauman (2020, p. 101) compreendem a “tuiteratura” como forma de esvaziamento dos conteúdos da cultura, bem como questionam os processos de “avatarização” da vida. Ambos os fenômenos representam o reducionismo cognitivo e a forma limitada de vida que acaba sendo produzida para os indivíduos, por meio da mídia e dos poderes manipuladores. A tendência fake é responsável pela morte do esforço, da concentração, da elaboração e da complexidade e pela abdicação do questionar/pensar (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p. 138). Os processos educativos, reprodutores do status quo, matam as grandes narrativas, as potências das metáforas. Passagem que recorda Adorno, em análise à obra de Spengler, afirmando como este denunciava, no início do século passado, um sentido de decadência que se manifestava na cultura alemã do período anterior ao nazismo, a qual ufanizava o valor dos jornais em menosprezo ao livro. “O mundo dos livros, com seus variados pontos de vista, que obrigam ao pensamento a escolher e criticar, já é somente uma propriedade real para poucos” (ADORNO, 2008, p. 45).

Neste espírito, os autores tecem, no capítulo dez, críticas às compreensões maniqueístas em proliferação no cotidiano massificado e realizam esforço para desmistificar o pensamento teológico fundamentalista, obscurantista e negacionista, em instalação progressiva neste momento da história. Bauman e Mazzeo alertam para o dogmatismo que força indivíduos a polarizar suas relações, abdicar do diálogo e da solidariedade, e serem, deste modo, induzidos a optar entre o bem e o mal como situações absolutas e única possibilidade de escolha. O debate sugere a iminente e perigosa proliferação de uma tendência moralista e puritana no contemporâneo. Essa lógica em instalação transporta os indivíduos para fora de si mesmos e à responsabilização de outrem. Os bons estão de um lado e os maus, no oposto; sentido do título “seco e úmido” (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p. 113) como mundo polarizado e simplificado, “fábrica de adiaforização”, do mal.

O capítulo onze esforça-se para demonstrar o entrincheiramento que a simplificação e a fragmentação da vida produzem em uma cultura de massas (MAZZEO; BAUMAN, 2020, p.130). Parece haver um enredamento arquitetado para impedir processos dialógicos profundos que, para além de produzir “o bem”, promovam o “sentir-se bem” (BAUMAN; MAZZEO, 2020, p. 129). A condição de caminho para a plenitude ética e moral não se concretiza no solipsismo, mas na aproximação, no olhar, no cuidado, na cooperação e na solidariedade.

O elogio da literatura culmina no capítulo doze, indicando o necessário e urgente esforço para superação da polarização. Elabora, a partir da interface entre Educação, literatura e sociologia, a multidisciplinaridade como construção de alternativas sociais, científicas e culturais. Nada parece fazer sentido se a grande lição não for o amor. Amor é preocupação omnilateral com a outra pessoa; não é indiferença e eliminação dos problemas, mas enfrentamento e consciência de que eles existem e podem ser compreendidos e tratados no horizonte da solidariedade.

Literatura e sociologia alimentam-se para produzir novos horizontes educativos e dialógicos. Abrem possibilidades às críticas, contextos plurais e complexos e revelam as riquezas do diferente. Novas metáforas potencializam discursos, despertam atitudes criativas, artísticas, educadoras de afetividade e solidariedade. O elogio da literatura é valorização da capacidade educadora que as narrativas, ricas em metáforas, detêm, pois produzem possibilidades de sonhos e esperanças, agência (auto) crítica e cultural no mundo. O problema com nossa civilização, insiste Bauman a partir de Castoriadis, “é que ela parou de se questionar” (MAZZEO; BAUMAN, 2020, p.138). O mais importante para educação em sua tarefa ética e política é: 1) permanentemente questionar a mesmice e o conforto mental, “de uma vida apressada e vivida sob a tirania do momento” (MAZZEO; BAUMAN, 2020, p.143), e; 2) despertar o sentido de escolha e responsabilidade com o destino do mundo humano, social e histórico.

Referências

ADORNO, Theodor. Crítica de la cultura y sociedade I: Obra completa, 10/1, Prismas, Sin imagen directriz. Madrid, España: Ediciones Akal, S. A: 2008. [ Links ]

ADORNO, Theodor. Minima Moralia. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2001. [ Links ]

ALMEIDA, Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Bauman & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. [ Links ]

BAUMAN, Zygmunt. A Cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. [ Links ]

BAUMAN, Zygmunt. On education: conversations with Riccardo Mazzeo. Malden, USA: Polity Press, 2012. [ Links ]

BAUMAN, Zygmunt; DESSAL, Gustavo. El retorno del péndulo: sobre psicoanálisis y el futuro del mundo líquido. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014. [ Links ]

BAUMAN, Zygmunt; MAZZEO, Riccardo. Elogio da literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. [ Links ]

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. [ Links ]

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. 2.ed. Petrópolis : Vozes, 2002. [ Links ]

ENDE, Michael. História sem fim. São Paulo: Martins Fontes, 2000. [ Links ]

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILI, Pablo Antonio Amadeo; SILVA, Tomaz Tadeu da. (org). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões e críticas. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. P. 31-92. [ Links ]

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2000. [ Links ]

ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. [ Links ]

PLATÃO. A República. Livro VII. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. [ Links ]

SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Planeta, 2005 [ Links ]

Recebido: 04 de Abril de 2020; Aceito: 22 de Maio de 2020; Aceito: 31 de Julho de 2022

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons