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Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Psic. da Ed.  no.47 São Paulo July/Dec 2018  Epub Apr 06, 2020

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180021 

Compartilhando

50 Anos do PED1

Antonio Carlos Caruso RoncaI 
http://orcid.org/0000-0002-1870-8336

Laurinda Ramalho de AlmeidaII 
http://orcid.org/0000-0002-9596-7008

I Coordenador. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

II Vice-Coordenadora. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


A revista Psicologia da Educação, no número 31, referente ao 2º semestre de 2010, publicou número especial comemorativo dos 40 anos de existência do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. Professores e alunos do programa aniversariante, bem como de outros programas e instituições discutiram memórias de tempos passados e perspectivas futuras para Psicologia da Educação, enquanto área de conhecimento.

A implantação oficial da pós-graduação, no Brasil, deu-se com o Parecer 977 de 1965. Os objetivos defendidos para a pós-graduação a ser implantada, e que foram adotados pelos diferentes programas criados naquela época, foram:

1. Formar professorado competente que possa atender à expansão quantitativa de nosso ensino superior, garantindo ao mesmo tempo a elevação dos níveis de qualidade vigentes;

2. Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores;

3. Assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão, para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores.

Pelo menos, os dois primeiros objetivos presidiram a pós-graduação stricto sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi em 1969 que teve início o Mestrado em Psicologia da Educação, no contexto de criação da pós-graduação brasileira, tendo sido criado o doutorado alguns anos depois, em 1982. No presente número de 2018, queremos lembrar aos nossos leitores que, em 2019, teremos uma nova marca do PED - este estará completando 50 anos de existência.

Lembrando Ecléa Bosi, "o passado reconstruído não é um refúgio, mas uma fonte, um manancial de razões para lutar", no transcorrer de 2019, o PED realizará uma série de atividades para comemorar seu Jubileu. Esperamos que autores e leitores da revista Psicologia da Educação compartilhem, conosco, alguns desses momentos comemorativos de evento tão marcante da vida desse, que um dos mais antigos programas de pós-graduação, no Brasil.

REFERÊNCIA

Antonio Carlos Caruso Ronca, Laurinda Ramalho de Almeida (2018). 50 Anos do PED. Psic. da Ed., 47,89-89. [ Links ]

Recebido: 15 de Outubro de 2018; Aceito: 14 de Dezembro de 2018

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