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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Rev. Motriviv. vol.33 no.64 Florianópolis  2021  Epub 01-Abr-2021

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78709 

Seção Temática

Produção de conhecimento do grupo de pesquisa LEPEF-EdSaLa em políticas públicas de esporte e lazer no estado do Acre

LEPEF-EdSaLa research group's production of knowledge on sports and leisure public policies in the state of Acre

Producción de conocimiento del grupo de investigación LEPEF-EdSaLa en políticas públicas de deporte y ocio en el estado de Acre

Adriane Corrêa da Silva1 
http://orcid.org/0000-0003-4994-227X

Eliane Elicker1 
http://orcid.org/0000-0001-5803-3874

Sandro Victor Alves Melo1 
http://orcid.org/0000-0002-2897-5999

Tiago Barbosa do Nascimento1 
http://orcid.org/0000-0001-7670-167X

Alessandra Lima Peres de Oliveira1 
http://orcid.org/0000-0003-2724-4999

Cledir de Araújo Amaral1 
http://orcid.org/0000-0002-7221-5364

1Universidade Federal do Acre, Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Rio Branco, Acre, Brasil.


RESUMO

Esta investigação está alicerçada no estado do conhecimento, entre 2007 e outubro de 2020, na área de políticas públicas de esporte e lazer no estado do Acre. Objetiva apresentar a produção de conhecimento do Grupo de Pesquisa LEPEFEdSaLa, situando esta temática em nível estadual, via Rede Cedes/CDPPEL-Acre. O estudo perpassa o contexto de criação do referido grupo, suas produções e contribuições, originando 239 produções, sendo 11 na área do esporte e lazer e 4 na área de políticas públicas de esporte e lazer. Dentre as ações produzidas pelo grupo destacam-se: implantação e desenvolvimento do Centro de Pesquisa da Rede Cedes no Acre; realização de eventos; publicações; realização de atividades educacionais e de formação de equipe, corroborando o impacto e a influência na formação dos docentes e estudantes da Ufac, bem como de professores de educação física e gestores, com um novo olhar para as políticas públicas das regionais do Acre.

Palavras-chave: Políticas públicas; Esporte; Lazer; Rede CEDES; Acre

ABSTRACT

This research is based on the state of knowledge, between 2007 and october 2020 in the area of public policies for sport and leisure in the state of Acre. It aims to present the production of knowledge of the Research Group LEPEF-EdSaLa, situating this theme at the state level, via Rede Cedes/CDPPEL-Acre. The study goes through the context of the group's creation, its productions and contributions, 239 productions, 11 of which in the area of sports and leisure and 4 in the area of public sport and leisure public policies. Among the actions produced by the group, the following stand out: implantation and development of the Rede Cedes Network Research Center in Acre; events; publications; educational activities and team building, proving the impact and influence in the formation of Ufac teachers and students, as well as physical education teachers and managers, with a new look to the public policies of the regions of Acre.

Keywords: Public policies; Sport; Leisure; Rede CEDES; Acre

RESUMEN

Esta investigación se basa en el estado del conocimiento, entre 2007 y octubre de 2020 en el ámbito de las políticas públicas de deporte y ocio en el estado de Acre. Tiene como objetivo presentar la producción de conocimiento del Grupo de Investigación LEPEF-EdSaLa, ubicando este tema a nivel estatal, vía Rede Cedes/CDPPEL-Acre. El estudio recorre el contexto de la creación de este grupo, sus producciones y aportaciones, originando 239 producciones, 11 en el área de deporte y ocio y 4 en el área de políticas públicas de deporte y ocio. Entre las acciones producidas por el grupo se destacan: implementación y desarrollo del Centro de Investigación de la Rede Cedes en Acre; celebración de eventos; publicaciones actividades educativas y formación de equipo, corroborando el impacto e influencia en la formación de docentes y estudiantes de la Ufac, así como de docentes y gestores de educación física, con una nueva mirada a las políticas públicas en las regiones regionales de Acre.

PALABRAS-CLAVE: Políticas públicas; Deporte; Ocio; Rede CEDES; Acre

INTRODUÇÃO

Os Centros de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (Rede CEDES) foram criados em 2003, enquanto proposta programática do Ministério do Esporte (extinto), vinculados atualmente à pasta da Secretaria Especial do Esporte, junto ao Ministério da Cidadania. A Rede Cedes tem como objetivo fomentar pesquisas na área de políticas públicas de esporte e lazer, centradas nas Ciências Humanas e, por meio dos grupos de pesquisas vinculados às instituições de ensino superior, estruturou-se em uma importante rede de difusão e produção de conhecimento dentro da área de esporte e lazer.

Inicialmente concentrada nos grandes centros de pesquisa do País, a Rede Cedes passou por um importante processo de expansão a partir de 2015, com a criação do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer (CDPPEL) em todos os estados e no Distrito Federal.

No Acre, o processo de implantação do CDPPEL (Rede Cedes/Acre) iniciou-se em meados de 2015 por meio da Chamada Pública de Seleção para Apoio à Estruturação e Funcionamento dos CDPPEL1, e com a mobilização e a sensibilização de docentes e pesquisadores/as para a criação de um Centro de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer no estado. Assim foi criado o polo da Rede Cedes no Acre (BRASIL, 2015; REDE CEDES/ACRE, 2017).

Essa mobilização constituiu-se por intermédio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Educação, Saúde e Lazer (LEPEF-EdSaLa)2, criado em 2007, enquanto um espaço para promoção de intercâmbios, informações e construções de conhecimentos científicos. Dessa forma, os recursos humanos do grupo de pesquisa (pesquisadores/as, estudantes e técnicos/as) foram mobilizados, assim como a inclusão de mais uma linha de pesquisa - a de políticas públicas de esporte e lazer -, atendendo ao pré-requisito da chamada pública, contemplando a existência de Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área do esporte e lazer (BRASIL, 2021, 2015).

Visto a oportunidade, após aprovação do projeto denominado “Diagnóstico do Esporte e Lazer no Estado do Acre” e a consequente criação do Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer no estado (Rede Cedes/CDPPEL-Acre), deu-se início aos aspectos metodológicos do estudo e processos de construção do Centro de Pesquisa (Silva et al., 2020).

Para tanto, a problematização que nos movimentou para a construção deste artigo se deu no sentido de saber: Como o grupo de pesquisa LEPEF-EdSaLa contribui para a produção do conhecimento em políticas públicas de esporte e lazer no Acre, e consequentemente com a produção da Rede Cedes?

Nessa direção, o objetivo do presente estudo foi apresentar a produção de conhecimento do Grupo de Pesquisa LEPEF-EdSaLa, na área de políticas públicas de esporte e lazer, situando esta temática no contexto do estado via Rede Cedes/CDPPEL-Acre e o respectivo processo teórico-metodológico.

MÉTODO

Este artigo fundamenta-se no estado do conhecimento, a partir do mapeamento das produções do Grupo de Pesquisa intitulado Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Educação, Saúde e Lazer (LEPEF-EdSaLa) da Universidade Federal do Acre (Ufac) e, consequentemente, das respectivas produções da Rede Cedes/Acre (BRASIL, 2021).

Entendemos o estado do conhecimento como uma etapa de pesquisa, “[...] uma matéria formativa e instrumental que favorece tanto a leitura de realidade do que está sendo discutido na comunidade acadêmica, quanto em relação a aprendizagens da escrita e da formalização metodológica para desenvolvimento do percurso [...]”. (MOROSINI; FERNANDES, 2014, p. 155).

Sendo assim, a importância deste estudo está no levantamento documental das produções do LEPEF-EdSaLa, desde seu início em 2007 até outubro de 2020. O estudo é do tipo documental-bibliográfico, pois se ancora nos registros disponíveis (artigos, livros, textos em revistas, reportagens, documentos em geral) enquanto fontes de dados (SEVERINO, 2007).

O levantamento da produção do conhecimento foi realizado por meio dos currículos dos pesquisadores/as vinculados/as ao grupo de pesquisa até outubro de 2020, disponíveis na Plataforma Lattes, e consistiu em quatro etapas:

  1. Etapa 1: levantamento da produção dos pesquisadores/as vinculados/as ao grupo de pesquisa por meio do acesso às suas informações no currículo Lattes: nome do pesquisador (autor/a), titulação, data de ingresso no grupo de pesquisa, título da publicação, ano da publicação, identificação da revista ou livro da publicação e link de acesso. As informações foram sistematizadas em uma planilha do software Excel, resultando num total de 388 produções.

  2. Etapa 2: nessa etapa foi realizado o confrontamento das produções visando evitar a duplicidade, visto que vários autores são responsáveis pela mesma produção. Após essa etapa restaram 295 produções.

  3. Etapa 3: nessa etapa foram excluídas as produções publicadas antes do vínculo do pesquisador/a ao grupo de pesquisa, - de modo que 56 produções foram excluídas, restando 239.

  4. Etapa 4: por fim, nesta fase foram selecionadas somente as produções relacionadas ao esporte e lazer (11 produções), e em seguida as produções relacionadas às políticas de esporte e lazer (4 produções).

RESULTADO E DISCUSSÕES

O LEPEF-EdSaLa foi criado em 2007 com o objetivo de realizar estudos no campo da Ciência da Saúde, permitindo a configuração de novos problemas e interpretações sobre temas próprios da área de conhecimento da Educação Física e Saúde, além de objetivar a realização de estudos educacionais no campo das Ciências Humanas. A chegada de novos/as integrantes ao grupo de pesquisa e demandas provenientes da Chamada Pública de Seleção para Apoio à Estruturação e ao Funcionamento dos CDPPEL/Rede Cedes-Acre trouxe a necessidade de atualização e, consequentemente, a criação de mais uma linha de estudos intitulada Políticas Públicas de Esporte e Lazer.

Desse modo, em 2015 a temática das políticas foi incluída ao grupo e as linhas de pesquisa se estruturam da seguinte forma: Educação Física Escolar; Educação e Saúde; Formação de Professores; Cultura Escolar, Universitária e Currículo; e Políticas Públicas de Esporte e Lazer, em que está inserida a demanda da Rede Cedes/CDPPEL-Acre.

Além disso, foram estabelecidas parcerias com redes de pesquisadores/as de outros estados, as quais se constituíram com o intuito de investigar a produção do conhecimento em Educação Física e os impactos do sistema de pós-graduação das regiões Sul e Sudeste na formação de mestres e doutores no Norte do País. E, ao final de 2015, foi integrada ao Repositório de Pesquisa Vitor Marinho3 a Rede Cedes/Acre de pesquisadores/as, mediante aprovação e criação da política pública CDPPEL no estado (BRASIL, 2015; REDE CEDES ACRE, 2017).

Atualmente o LEPEF-EdSaLa se configura com quatro linhas de pesquisa, situadas em duas vertentes teórico-metodológicas: a teoria crítica - compreendendo a Abordagem Construtivista, Crítico Superadora e Saúde Renovada apoiada em Bracht (1999), Azevedo (2000), Darido (2003), Daolio (2004) e Soares et al. (2012), com as linhas: Educação Física Escolar - Educação e Saúde - e Políticas Públicas de Esporte e Lazer, e a teoria pós-crítica, ancorada em Neira (2019), Neira e Nunes (2008, 2016a, 2016b), com as linhas: Formação de Professores; Cultura Escolar e Universitária e Currículo, e Políticas Públicas de Esporte e Lazer.

O LEPEF-EdSaLa constitui-se atualmente com 16 pesquisadores/as, dois colaboradores estrangeiros, um técnico e três estudantes, além de 17 pesquisadores e 88 estudantes egressos em seus registros (BRASIL, 2021).

É importante registrar que as linhas de pesquisa do LEPEF-EdSaLa estão ainda em consolidação, tendo em vista as mudanças ao longo do percurso do grupo, quais sejam: aposentadorias de docentes, chegada de novos integrantes e qualificação de docentes do grupo. Isso denota a existência de dificuldades em relação à solidificação das ações enquanto coletivo, ou seja, o que apresentamos neste estudo é o esforço individualizado de docentes na tentativa de dar corpo na consolidação do LEPEF-EdSaLa. Por sua vez, os estudantes se afastam quando concluem seus cursos, visto que no Acre não são ofertados cursos stricto sensu na área de Educação Física, fato que acaba dificultando para a gestão do grupo sua manutenção, quanto à continuidade dos estudos e projetos.

Após essa contextualização inicial, apresentamos na Tabela 1 os resultados referentes ao levantamento da produção de conhecimento do LEPEF-EdSaLa, com o total de 239 produções, entre as quais 32% são resumos publicados em anais de congressos, 27,6% são apresentações de trabalhos e 17,2% são artigos publicados em periódicos, entre outras produções descritas, as quais datam entre início de 2007 e outubro de 2020.

Tabela 1 Tipo e quantidade de produções do LEPEF-EdSaLa 

Tipo N %
Apresentação de trabalho 66 27,6
Artigos publicados em periódicos 41 17,2
Capítulo de livro 11 4,6
Demais tipos de produção técnica 12 5,0
Entrevistas, mesas redondas, programas e/ou comentários na mídia 5 2,1
Livros publicados/organizados ou edições 7 2,9
Outras produções artísticas/culturais 2 0,8
Outras participações 1 0,4
Outras produções bibliográficas 1 0,4
Resumos expandidos publicados em anais de congressos 10 4,2
Resumos publicados em anais de congressos 77 32,2
Texto em jornais de notícias/revistas 1 0,4
Trabalhos completos publicados em anais de congressos 4 1,6
Trabalho técnico 1 0,4
TOTAL 239 100

Fonte: Dados da pesquisa (2020).

As produções estão apresentadas com a nomenclatura presente no currículo da Plataforma Lattes. É possível observar que no período analisado as produções concentraram-se em resumos publicados em anais de congresso, apresentações de trabalhos e artigos. Das 239 produções levantadas, 11 se concentram na área de conhecimento sobre esporte e lazer e estão apresentadas no Quadro 1.

Fonte: Dados da pesquisa (2020).

*Ausência de informações adicionais no currículo Lattes do pesquisador/a.

Quadro 1 Produção na área do esporte e lazer 

Podemos observar que as produções na área de esporte e lazer começaram a se desenvolver a partir de 2016, como reflexo da implantação da Rede Cedes. Das produções desenvolvidas na área de políticas públicas de esporte e lazer, duas são apresentações de trabalhos em forma de pôster, uma é artigo e outra é um capítulo de livro, conforme registro no Quadro 2.

Fonte: Dados da pesquisa (2020).

Quadro 2 Produção na área de políticas públicas de esporte e lazer 

Em 13 anos (2007-2020) de atividades do grupo, foram geradas 239 produções, conforme dados extraídos da Plataforma Lattes. Inicialmente, pelos números, parece uma produção significativa. No entanto, se analisarmos o período que se refere à produção de conhecimento dentro da área das políticas de esporte e lazer, percebemos uma fragilidade na consolidação do grupo, pois as produções são incipientes. Observa-se que as primeiras publicações aconteceram a partir de 2019, ancoradas na Rede Cedes e no investimento dos pesquisadores/as dessa linha de pesquisa, expondo a fragilidade do grupo e ao mesmo tempo o esforço de consolidá-lo.

A REDE CEDES/ACRE E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA LINHA DE POLÍTICAS DE ESPORTE E LAZER

O LEPEF-EdSaLa, diante das necessidades, viabilizou a permanência e perpetuação das cooperações estabelecidas institucionalmente, pois ao longo dos anos tem fundamentado ações do Programa de Educação Tutorial (PET); Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); Residência Pedagógica (estes até 2019); e Rede Cedes/CDPPEL-Acre, instituída em 2015, com inauguração efetivada na Ufac em 2017, e que está ainda em andamento, tendo recebido atenção do LEPEF-EdSaLa nos últimos cinco anos.

A criação da CDPPEL/Rede Cedes-Acre deu-se com a parceria de instituições de ensino superior: Instituto Federal do Acre (Ifac), Faculdade Meta (Fameta), União Educacional do Norte (Uninorte), articulação esta que foi possível, devido à mediação do LEPEF-EdSaLa, o qual continua mobilizando seus pesquisadores/as para o estabelecimento de novas parcerias, seja em projetos ou programas de ensino, pesquisa e extensão, sem a preocupação de resultados imediatos e de recursos orçamentários para tal.

No início da Rede Cedes/Acre, especificamente em 2016, o número total de pesquisadores/as por titulação era seis (quatro mestres e dois especialistas). Em 2018 e 2019, o número passou para 11, além de uma alteração considerável quanto à titulação: dois doutores, cinco mestres, quatro especialistas e cinco graduados (REDE CEDES/ACRE, 2020).

As produções científicas do grupo de pesquisa na área das Políticas Públicas de Esporte e Lazer foram impulsionadas por meio da Rede Cedes/Acre através da pesquisa financiada publicamente (TED 56/2015), que consequentemente fortaleceu a respectiva linha do grupo (BRASIL, 2021, 2015).

Com a instauração do Centro de Pesquisa da Rede Cedes/Acre, metas foram pactuadas e constam do Plano de Trabalho do Projeto denominado “Diagnóstico do Esporte e Lazer do Acre”. Entre tais metas está a criação de um site para socialização das produções e ações realizadas no âmbito da Rede Cedes/Acre, sendo que em 2019 iniciou-se o desenvolvimento da ideia do Centro de Memória, espaço com o intuito de preservar a memória da Educação Física e do Esporte e Lazer do estado do Acre. Além dessas metas foi efetivada a pesquisa de campo nas cinco regionais do estado, a partir da qual artigos foram produzidos e submetidos para publicação, assim como os relatórios foram concluídos e enviados ao atual Ministério da Cidadania (REDE CEDES/ACRE, 2017, 2018-2019; SILVA et al., 2020).

Quanto ao cumprimento da meta que consistia na difusão do conhecimento na área de esporte e lazer, para sua concretização, entre 2017 e 2019 foram realizados o I e II Seminário da Rede Cedes do Acre/Ufac4 e, também, a oferta da disciplina denominada Introdução ao Estudo do Lazer, que iniciou em 2017 e finalizou em 2018, com plano de aula e cronograma reformulados e aprovados em Reunião de Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física da Ufac, tendo o apoio das pesquisadoras da Rede Cedes/Acre. Além disso, duas orientações de estudo científico foram concluídas em 2018, atendendo a especificidades da Rede, denominadas: “Diagnóstico dos Espaços Públicos de Esporte e Lazer da Regional 6 de Agosto” e “O Processo de Produção do Conhecimento na Área de Esporte e Lazer”.

Uma dessas orientações culminou na publicação de um capítulo de livro “Diagnóstico dos Espaços Públicos de Esporte e Lazer da Regional 6 de Agosto no Município de Rio Branco-AC” (CASTRO et al., 2019), enquanto a outra está em fase de submissão. Também ocorreu o convite para submeter um artigo para compor o capítulo do livro para publicação em parceria com a Rede Cedes da Bahia, intitulado: “Implantação do CDPPEL - Rede Cedes no Estado do Acre” (SILVA et al., 2020)5. Na sequência, artigos foram submetidos em periódicos científicos, os quais aguardam avaliações, além de cartilhas e e-books, que também estão em fase de submissão, cumprindo, assim, outras metas do Plano de Trabalho pactuado referente à difusão digital e/ou outras mídias divulgadas pela Rede Cedes no Repositório Vitor Marinho6.

Dessa forma, por meio da pesquisa da Rede Cedes/Acre, a linha de Políticas Públicas de Esporte e Lazer começa a dar indícios rumo à sua consolidação, junto ao LEPEF-EdSaLa, a partir dos interesses de seus pesquisadores/as, estudantes, instituições parceiras e colaboradores/as, impactando na formação, principalmente dos licenciados/as em Educação Física da Ufac.

Políticas de esporte e lazer do Acre

Quanto à política de esporte e lazer, é necessário situar que tanto o esporte quanto o lazer passaram a ser reconhecidos como direito a partir de 1988, através da Constituição Federal, que estabelece: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados [...]”. Da mesma forma, no art. 217 está registrado que: “É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um” (BRASIL, 1988).

Os direitos ao esporte e lazer são materializados a partir do desenvolvimento de políticas públicas, um ramo das políticas sociais, que segundo Pereira (2009) podem ser definidas como:

[...] política de ação, que visa, mediante esforço organizado e pactuado, atender necessidades sociais cuja resolução ultrapassa a iniciativa privada, individual e espontânea, e requer deliberada decisão coletiva regida por princípios de justiça social, que, por sua vez, devem ser amparados por leis impessoais e objetivas, garantidoras de direitos. (PEREIRA, 2009, p. 171-172).

Uma política pública possui dois elementos fundamentais: intencionalidade pública e resposta a um problema público. O estabelecimento de uma política pública envolve o tratamento e a solução de um problema relevante na concepção da maioria das pessoas (SECCHI, 2013).

As políticas públicas, após formuladas, se transformam em planos, programas ou projetos e quando implementadas necessitam ser submetidas a um sistema de acompanhamento e avaliação, para que seja analisada sua efetividade e, assim, propostas reformulações para que atendam às demandas da sociedade. Nesse sentido, realizamos alguns apontamentos com base nos estudos desenvolvidos pela Rede Cedes/Acre até o momento, lembrando que estes são ainda incipientes, mas que podem trazer elementos para reflexão e instigar o interesse e a necessária sequência dos estudos na área, além de subsidiar novos caminhos para gestores na proposição de novas políticas de esporte e lazer para o estado do Acre.

Os apontamentos aqui realizados se baseiam no levantamento dos trabalhos desenvolvidos pelo LEPEF-EdSaLa na área das políticas de Esporte e Lazer tanto no período de 2007 a outubro de 2020, com um artigo e um capítulo de livro já publicados (Quadro 2), quanto posteriormente a outubro de 2020, com artigos já submetidos e que aguardam publicações, referentes à pesquisa “Diagnóstico do Esporte e Lazer no Estado do Acre”.

No que diz respeito ao estudo Diagnóstico dos espaços públicos de esporte e lazer da Regional 6 de agosto”, da capital Rio Branco-AC, publicado como capítulo de livro em 2019 foram analisados espaços de esporte e lazer em um bairro de Rio Branco, chamado “6 de agosto”, e seu resultado apontou que a maioria dos espaços públicos não oferece condições adequadas para o uso da população, pois estão abandonados e se deteriorando, e os equipamentos tampouco recebem manutenção, limpeza e segurança.

Dessa maneira, a partir do estudo as autoras observaram a necessidade da articulação de políticas públicas para que esses locais sejam conservados e possam ser utilizados de forma consciente pela população (CASTRO et al., 2009). Para a garantia de acesso ao esporte e lazer como direito, é necessário que além do compromisso do poder público em planejar e disponibilizar espaços existam formas de garantir a manutenção, preservação e ampliação destes para sua utilização consciente.

Ainda no que se refere ao estudo, foi observada a necessidade de que existam mais programas e projetos, viabilizados por meio de políticas públicas de esporte e lazer, e que proporcionem maior variedade de experiências a serem vivenciadas por seu público-alvo, no sentido de que, ao usufruírem os espaços existentes, estes não fiquem subutilizados e se deteriorem. Essa foi uma fragilidade apontada pelo estudo: espaços que poderiam estar sendo utilizados na concretização do direito ao esporte e lazer e que, no entanto, mostram a inexistência de políticas públicas que viabilizem o seu uso.

O segundo estudo, publicado em 2020, analisou as políticas de esporte do estado do Acre durante 20 anos (2000-2019), baseando-se no Plano Plurianual (PPA) para cada período de gestão. O estudo teve como objetivo analisar a configuração e abrangência das políticas de esporte do estado do Acre no que diz respeito à sua natureza e ao tipo dos direitos e benefícios previstos e/ou implementados (ELICKER et al., 2020).

Nesse estudo, os/as autores/as utilizaram o modelo de análise de políticas públicas proposto por Boschetti (2009), cujo resultado indicou a ausência de continuidade nas políticas de esporte. No período de 2000 a 2015 o principal foco das políticas foi a ampliação de espaços, havendo uma lacuna no que diz respeito a ações voltadas à prática do esporte como atividade-fim, principalmente no PPA 2000-2003, fato que corrobora o estudo de Castro et al. (2019). Em relação ao esporte como direito, este esteve mais concretamente explícito no último PPA 2016-2019 (ELICKER et al., 2020).

O caráter universal no acesso às políticas de esporte esteve presente em alguns momentos, no entanto, articulado a um projeto neoliberal. Pode-se dizer que o esporte foi visto e utilizado como uma forma para desenvolver e dinamizar a economia do estado do Acre.

E, por fim, o estudo desenvolvido pela Rede Cedes/Acre7, de acordo com Brasil (2015), que representa o mais robusto projeto de pesquisa sobre o esporte e lazer desenvolvido até então no estado do Acre, está em processo de conclusão e se intitula: “Diagnóstico do Esporte e Lazer do Acre”. Essa pesquisa foi desenvolvida nas cinco regionais do Estado, a saber: Baixo Acre, Alto Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Juruá, e foram entrevistados 674 estudantes de Ensino Médio de Instituições Federais (SILVA et al., 2020; ELICKER et al., 2021)8.

No que diz respeito às políticas de esporte e lazer, o diagnóstico aponta como principais barreiras a falta de acesso ao esporte e de tempo (51,6%), e a falta de locais adequados gratuitos (24,5%). Em relação ao lazer, as principais barreiras apontadas são o cansaço (30,8%), a falta de tempo (19,2%), a falta de dinheiro (17,2%) e falta de um local apropriado (13,0%). Os autores mencionaram que tanto no esporte quanto no lazer a falta de local adequado é citada. Quando perguntados sobre esse aspecto, no que diz respeito ao esporte, os participantes da pesquisa responderam que existem alguns locais, mas não são suficientes (43,2%) e o mesmo indicativo foi feito para o lazer com um percentual maior (68,4%). A avaliação que os estudantes fazem em relação aos espaços públicos existentes fica entre ruim e regular (32,6% e 48,9%, respectivamente) (ELICKER et al., 2021).

No que se refere aos motivos para a falta de locais adequados para o lazer, grande parte dos estudantes (78,4%) respondeu que inexiste incentivo do poder público. Além disso, os respondentes indicaram como prioridade para as políticas de lazer a realização de eventos culturais como: shows, feiras culturais etc. (38,3%), programas permanentes de atividades físicas e esportivas para a população (26,8%), e a criação e adequação de espaços e equipamentos públicos para o lazer (26,0%). Podemos notar que os indicativos dos estudantes vão ao encontro dos dois estudos anteriores aqui apresentados, pois evidenciam a insuficiência de espaços para a prática do esporte e do lazer, o que se vincula à necessidade de uma política permanente de atividades físicas e esportivas e que também cuide da manutenção e adequação dos espaços existentes (ELICKER et al., 2021).

Os estudos desenvolvidos até aqui pela Rede Cedes/CDPPEL-Acre, com alguns resultados já publicados, apesar de estarem em fase inicial, refletem um impacto muito importante na produção de conhecimento para o estado, em virtude do seu caráter inédito, tendo como respondentes estudantes do ensino médio das cinco regionais do Acre. Por ser uma temática ainda pouco estudada no Acre, numa busca sobre o assunto encontramos somente uma tese de doutorado de 2014, cujo estudo permitiu conhecer um pouco das políticas públicas de esporte e lazer nos municípios do Acre. Sendo assim, o impacto que tem a implantação da Rede Cedes/Acre e a inserção dessa linha de pesquisa ao grupo LEPEF-EdSaLa traz um novo olhar sobre o esporte e o lazer para o estado e aponta indicativos que poderão subsidiar a elaboração e implementação de políticas que atendam os anseios da população levando em consideração a especificidade regional, já que foram estudadas as cinco regionais do estado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do exposto, evidenciamos que o Grupo de Pesquisa LEPEF-EdSaLa se manteve, via parcerias, em estudos e pesquisas com redes de pesquisadores/as de instituições de ensino locais, regionais e nacionais, tendo seu processo teórico-metodológico ancorado nas teorias críticas do conhecimento e pós-críticas, a depender da linha e do/a pesquisador/a do grupo. Assim, entre início de 2007 e outubro de 2020 foram realizadas 239 produções, sendo que 11 se concentram na área de conhecimento sobre esporte e lazer, e quatro na área de políticas públicas de esporte e lazer.

Das 239 produções, 77 trabalhos foram resumos publicados em anais de congressos, 66 apresentações de trabalhos e 41 artigos publicados em periódicos, distribuídos entre as quatro linhas de pesquisa. Logo no início, em 2016, foram 11 produções na área do esporte e lazer e de 2019 a outubro de 2020 foram quatro produções na área de políticas públicas de esporte e lazer, sendo estas últimas consolidadas em duas apresentações de trabalhos em eventos científicos, um artigo publicado em periódico e um capítulo de livro; um resultado compreensível, visto a implantação da Rede Cedes/Acre no estado ter ocorrido em 2015 e sua efetivação em 2017.

Observa-se que a análise sobre o levantamento das produções do Grupo de Pesquisa carece maiores aprofundamentos, visto que neste artigo o foco se manteve em apenas uma das quatro linhas de pesquisa que o constituem, ou seja, na linha de políticas públicas de esporte e lazer, além das produções relacionadas ao esporte e lazer.

O LEPEF-EdSaLa foi imprescindível para a implantação da Rede Cedes/Acre e, dessa forma, também para o desenvolvimento dos estudos na área de políticas públicas de esporte e lazer. Porém sua consolidação está em andamento. Quanto ao impacto da Rede Cedes/CDPPEL-Acre na produção de conhecimentos na área de esporte e lazer, ocorreu a efetivação das seguintes metas: implantação e desenvolvimento de Centro de Pesquisa; desenvolvimento de pesquisa; realização de eventos; publicações; difusão digital e/ou outras mídias; criação do centro de memória; realização de atividades educacionais e de formação de equipe. Essas ações impactam e influenciam a formação continuada dos/as professores/as da educação física da Ufac, assim como seus estudantes, com um novo olhar sobre as políticas públicas das regionais do Acre.

O Grupo de Pesquisa LEPEF-EdSaLa e a Rede Cedes do Acre iniciaram um importante trabalho no estudo das políticas de esporte e lazer no estado do Acre, até então, pois, até seu estabelecimento, as pesquisas nessa área eram quase inexistentes. A implantação da Rede Cedes configura-se num importante centro de estudos e acredita-se que tem potencial para contribuir sobremaneira com novos estudos e subsidiar informações relevantes para a implementação de novas políticas públicas de esporte e lazer no estado do Acre.

No que diz respeito à dimensão e ao impacto das pesquisas realizadas até o momento, fica difícil mensurar de forma concreta, mas incontestavelmente trazem importantes elementos, pois apresentam as barreiras encontradas pelos estudantes para o acesso ao esporte e lazer e seus anseios, indicando a necessidade da ampliação e manutenção dos espaços públicos para o esporte e o lazer, bem como políticas de estado, ou seja, ações contínuas e permanentes em prol da prática do esporte e lazer como direito de todos.

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1 Ver no site: http://www.esporte.gov.br/arquivos/snelis/editalCEDES/retificacaoTermo.pdf.

2Confira sobre o LEPEF-EdSaLa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28630.

3Ver mais informações sobre este Grupo em: http://vitormarinho.ufsc.br/handle/123456789/535.

4Ver sobre o evento nos links: https://seminarioedfufac.wixsite.com/seminarioedfufac; https://www.even3.com.br/IISEMINÁRIOCBCEREDECEDESPIBIDEDUCAÇÃOFÍSICA2018.

5Este trabalho não foi contabilizado no levantamento das produções, pois sua publicação ocorreu em dezembro de 2020.

6Ver: http://vitormarinho.ufsc.br/.

7A Rede Cedes/CDPPEL-Acre está em processo de conclusão de suas atividades, no que se refere à Chamada Pública Brasil (2015). Dentre essas ações estão as metas de publicações e difusão digital e/ou outras mídias, e os dados da pesquisa estão compondo artigos, e-book e cartilha submetidos a publicações em cumprimento às metas acordadas no projeto.

8Este trabalho não foi contabilizado no levantamento das produções, pois sua publicação ocorreu em 2021.

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PUBLISHER Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva. Publicado no Portal de Periódicos UFSC. As ideias expressadas neste artigo são de responsabilidade de seus autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores ou da universidade

EDITORES Mauricio Roberto da Silva, Giovani De Lorenzi Pires, Rogério Santos Pereira

EDITORES ASSOCIADOS DA SEÇÃO TEMÁTICA Fernando Henrique Carneiro; Marcelo de Paula Melo

REVISÃO DO MANUSCRITO E METADADOS João Caetano Prates Rocha; Keli Barreto

Recebido: 09 de Dezembro de 2020; Aceito: 21 de Março de 2021

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