SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Políticas educacionais e o avanço da nova (ou extrema?) direita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Roteiro vol.45  Joaçaba jan./dez 2020  Epub 17-Dez-2020

https://doi.org/10.18593/r.v45i.27111 

Editorial

Editorial


EDITORIAL

A Roteiro tem a satisfação de disponibilizar aos leitores, autores e simpatizantes do periódico o v.45, que traz uma importante mudança em 2020: a publicação contínua de artigos científicos aprovados. A modalidade de publicação contínua promove maior celeridade ao processo de comunicação e à visibilidade das pesquisas produzidas, uma vez que os artigos aprovados e demais produções não precisam aguardar a composição e diagramação do número para serem publicados. Com a publicação contínua, a Roteiro passa também a publicar um volume anual com um único número.

O v. 45 é constituído por três seções temáticas que versam sobre aspectos atuais e relevantes que, juntas, somam 28 (vinte e oito) artigos científicos. Além dos artigos, as seções temáticas apresentam, ainda, resenhas e entrevistas com pesquisadores e educadores da área. Completam o volume 26 (vinte e seis) outros artigos de demanda contínua e uma resenha.

Este volume é finalizado em um momento histórico, marcado por uma crise sanitária por que ainda estamos passando, pelo recrudescimento da exploração do trabalho, pela concentração de riqueza exacerbada e facilitada pelas tecnologias, pelos cortes de recursos públicos para a pesquisa e para a educação, de modo geral, e pela precarização das condições de trabalho dos profissionais da educação. Para nós, que além da tarefa docente nos dedicamos a divulgar o conhecimento produzido na área por meio de periódicos científicos, o ano de 2020 apresenta outro importante desafio: a alteração nos critérios de avaliação dos periódicos.

Estamos na iminência de uma mudança que nos submete ainda mais à lógica de mercado, e que pode, como consequência, em um futuro não muito distante, inviabilizar as práticas de acesso livre e a publicação do conhecimento científico de forma gratuita. O que vem sendo determinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), infelizmente, encontra-se em estreita afinidade com os direcionamentos políticos que convertem a pós-graduação, de maneira ainda mais hostil, às práticas competitivas, de forma que os modos de determinar os sentidos da qualidade sejam pautados majoritariamente por um critério pouco figurativo da função social da pesquisa na pós-graduação, sobretudo, na área das humanidades.

Gostaríamos que a tônica deste editorial fosse por outro caminho, mas uma postura conformista significaria não somente adesão dos editores da Roteiro às táticas políticas postas na engrenagem do agora, mas também às ideias econômicas que as subjazem (BENJAMIN, 1994). Portanto, o momento é de alerta, de esclarecimento e de união de nossos esforços para que o pouco que nos resta não nos seja tomado com a nossa anuência.

Desejamos uma boa leitura dos textos, bom descanso a todos e um 2021 de muita luta por melhores condições de trabalhado e pelo acesso livre ao conhecimento científico.

Priscila Monteiro Chaves

Pela Comissão Editorial

REFERÊNCIA:

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, brasiliense, 1994. [ Links ]

Recebido: 09 de Dezembro de 2020; Aceito: 09 de Dezembro de 2020

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons